CRÈDITOS: formatação de HELEIDA NOBREGA METELLO Divisão Técnica de Hanseníase/CVE/CCD/SES-SP – maio de 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
O Doce Aroma do Café.
Sistema Solar.
AS ESTRELAS OS PLANETAS
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Deus em nossas vidas By
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Psicóloga: Fernanda Luz
COMO VOCÊ ENCARA SEUS PROBLEMAS? Clique manual Lique seu som.
Liberdade para voar Rayma Lima. Liberdade para voar Rayma Lima.
O Planetinha Amarelo.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
A LUZ DA LUA É A LUZ DO SOL Angela Guilhermina de Almeida Beirão.
Galáxias Quase tudo que vemos no céu, quando o observamos, estrelas. Existem também planetas, mas basicamente estrelas é o que vemos o céu. Galáxia então.
Slides/automáticos...aguarde
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
A TERRA NO UNIVERSO.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
FÁBULA DA CONVIVÊNCIA Schopenhauer.
O Sol e a Lua.
a primeira árvore disse:
Descubra dez curiosidades sobre o sol
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
OSHO estar atento” “O Milagre do.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
O Sistema Solar.
Estive lá!.
OS PLANETAS.
Dor de perda Letícia Thompson.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
Ah! Se ao menos me fosse dado ser nada!”
Fábula da Convivência.
Professora: Marise Rabelo
DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA
Perguntas e respostas.
A vida e morte das estrelas
DELA SURGIU GAIA, A MÃE-TERRA, DEUSA DE TODAS AS COISAS.
É a minha vez de brincar de criar Imagino... no início não havia nada.
Os astros. Os astros Astros O Universo é constituído pelo Espaço e tudo o que nele existe. Os astros são os corpos celestes que existem no Espaço.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
O Sal da Terra Transição automática Click para iniciar.
BUSQUE O HORIZONTE ... Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O ESPÍRITO DE GAIA   Ashtar Sheran por Ashka.
Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
Por Onde Começar Letícia Thompson.
DESCOBRINDO O CÉU.
O Universo e o Sistema Solar
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
Era uma vez um pequeno planeta amarelo.
Autres Dimensions – Frases 01/09 Maria – 07/01/2012 A memória de sua Eternidade retorna, vindo, de algum modo, afastar as memórias do efêmero de suas.
Naquele silêncio, cheio de mormaço de
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
O SONHO DE CLARA Clicar.
Mudar o mundo
Ligue o som Quando, na minha vida, faz-se necessário superar tristezas, eu olho para cima e agradeço a Deus, por viver.
Autres Dimensions – Frases 01/15 Maria – 01/11/2011 Filhos bem amados, eu venho a vocês, com Amor e Graça. E volto, como havia anunciado, nos momentos.
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – OS ASTROS
O Nascimento de uma Estrela
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
ORIGEM DO UNIVERSO Astronomia Sistema solar Rotação e translação.
O Universo é um conjunto de tudo quanto existe. Fazendo uma contagem decrescente do Universo para a Terra temos : Super enxames, enxames de galáxias,
AULA VIRTUAL DE FILOSOFIA NOME:_______________________________________________ DATA:________________________________________________ PROF. TUTORA: MARIA.
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
By Búzios Slides Avanço automático LIBERDADE PARA VOAR.
Transcrição da apresentação:

CRÈDITOS: formatação de HELEIDA NOBREGA METELLO Divisão Técnica de Hanseníase/CVE/CCD/SES-SP – maio de 2006

No começo de tudo uma grande explosão pariu a existência. O fogo cósmico consumia o nada e o transformava em matéria: hidrogênio e hélio se resfriavam no vazio gelado enquanto se distanciavam entre si. Milhões de anos se passaram e toda aquela matéria dispersa abrandou seu individualismo rendendo-se a uma força maior que os atraía entre si, juntando-os, aumentando a massa, a consciência de grupo, e um dia o mesmo fogo que lhes deu origem, brotou novamente em seu coração e iluminou a escuridão – formavam-se as primeiras estrelas

E o universo começou a pontilhar luz: primeiro uma, depois outra, e mais outra. E cada ponto de luz brilhando na escuridão percebeu que não estava só, que estava em meio a iguais, e que juntas iluminavam vastas regiões do que até então fora a escuridão inominável. E surgiram as galáxias.

Desse turbilhão cósmico, dessa dança de Shiva, do girar das estrelas e galáxias, porções de matéria incandescente se uniram em torno da luz e formaram os planetas. Alguns muito próximos da origem queimam até hoje. Outros mais distantes de seu centro endureceram, perderam o brilho e se congelaram em si mesmos.

A meio caminho entre os extremos, alguns planetas buscaram o aprendizado pelo equilíbrio: - nem tão longe que se congelassem, nem tão perto que se queimassem; - nem tão grandes que fosse imensa a gravidade, nem tão pequenos que elementos mais leves se perdessem no vácuo do vazio insondável; - nem tão rápidos em seu giro pelo espaço que se misturassem dia e noite, nem tão lentos que o lado claro fosse uma fornalha abrasadora enquanto o lado escuro um imenso deserto de frio e gelo e dor.

Nesses planetas, especiais por si mesmos, o que era quente e pastoso foi-se resfriando e solidificando, formando rochas, montanhas, vales. O fogo que lhes originou abrandou na superfície, recolhendo-se a seu interior. Água e ar libertos no calor intenso resfriaram-se e envolveram o planeta, cicatrizando suas feridas, modelando sua superfície, abrandando seu furor.

Em meio a milhões de galáxias, uma é nossa morada. Na porção mais externa de um dos braços da espiral Via Láctea, nossa estrela pai/mãe brilha há bilhões de anos. Ao seu redor nove planetas, filhos cósmicos do amor do tempo.

No terceiro, ponto azul cintilante, fogo, terra, água e ar moldam a vida que evoluiu e hoje se auto-observa, têm consciência de si mesma e reflete em seus olhos a história da criação, que a cada momento, a cada instante se vê, se revê, se transforma, amplia a consciência, evolui, cria, destrói e recria. E expressa a beleza de uma dança fantástica, iniciada há muitos e muitos anos atrás. Ar Fogo Terra Água

Fogo, terra, água e ar criam, nutrem, mantém, destroem e transformam pessoas, animais, vegetais, planetas, sistemas, galáxias, universos. E para explicar o nascimento da humanidade em meio a essa dança sagrada do cosmos, culturas diferentes criaram diferentes mitos, como a

Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco do barro e começou a dar-lhe forma. Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado. Quando, porém, Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter.

Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da Terra. Originou-se então uma discussão generalizada. De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa: Enquanto Júpiter e Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra.

Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura. Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando essa criatura morrer. Mas como Você, Cuidado, foi quem, por primeiro, moldou a criatura, ficará sob seus cuidados enquanto ela viver.

E uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome, decido eu: esta criatura será chamada isto é, feita de húmus, que significa terra fértil.

Húmus : terra fértil.

Homem : terra vazia, à espera de um olhar, de um cuidar, de um semear... Heleida,Nobrega Metello

(Gaius Julius Hyginus, Fábula-mito do Cuidado, em Saber Cuidar - Ética do Humano, Compaixão pela Terra – Leonardo Boff) Sanguineto, Evandro de Castro, Jardim dos Sonhos Semeados.Pesquisa em 16 de maio de 2006 no site: Divisão Técnica de Hanseníase/CVE/CCD/SES-SP ( formatado por Heleida Nobrega Metello maio de 2006)