Daniel Pereira dos Santos CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR Apoio:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO
Diagrama de Classes.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Engenharia de Software
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
O Uso Pedagógico do Blog
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Formas de Interação.
1: nome e descrição da marca, produto ou serviço
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
CURRICULO +.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Informações sobre o Teleduc
Nova solução CRM da Riosoft
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Documentação de Software
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas ou implícitas. © 2012 Microsoft.
História nas atuais propostas curriculares
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Gabriel Bastos Machado
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Política Educacional Brasileira
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Professor Izaias Cordeiro Néri
Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)

Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Engenharia de Software
Soluções para universidades corporativas
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
Gestão Colaborativa de Produção de Conteúdo para Cursos na Modalidade Educação a Distância Paulo Marcos Figueiredo de Andrade Mestre em Computação Coordenador.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Daniel Pereira dos Santos CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR Apoio:

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos O que são Corais?

Conforto versus alienação Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos MULTIPLATAFORMA

Abertura do código fonte Documentação É acessível Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos Projetos abertos Design Colaborativo SOFTWARE LIVRE

O livro Coralizando está disponível no link: Plataforma corais.org O livro explica os conceitos que estão por trás da prática de coralizar. A colaboração não é algo que acontece por acaso; existe um pensamento por trás. A Plataforma Corais propicia a realização do pensamentos orientado ao comum, ajudando a fazer acontecer na prática ou, no mínimo, tornar este comum mais palpável. Compartilhar conhecimentos é o primeiro passo. O segundo passo é a gestão de projetos sem depender de ou de qualquer outra estrutura hierárquica. A Plataforma Corais oferece ferramentas colaborativas baseadas em software livre que ajudam as pessoas a se organizarem com poucos recursos iniciais. Daniel Pereira dos Santos

Plataforma corais.org Frederick van Amstel, é o Coordenador do Projeto Corais, atualmente mora na Holanda. Daniel Pereira dos Santos

O Laboratório de Cultura Digital conversou com o atual coordenador do projeto, Frederick van Amstel, sobre a plataforma e a suas diversas possibilidades. Frederick é formado em Jornalismo e mestre em tecnologia. Atualmente vive na Holanda, onde realiza pesquisa de doutorado sobre design participativo na Universidade de Twente. Plataforma corais.org Fonte: Daniel Pereira dos Santos ORIGEM DA PLATAFORMA CORAIS Corais é uma plataforma feita em tecnologias livres para a construção colaborativa de projetos online. Diferente de qualquer outra plataforma do tipo existente, o Corais conta com uma série de recursos e ferramentas que auxiliam os usuários na construção de seus projetos. Além disso, deixa, voluntariamente, uma trilha de conhecimentos que pode ser acessada futuramente por interessados e pelos entusiastas da plataforma. À semelhança de um coral, que oferece estrutura para diferentes formas de vida marinha, a plataforma Corais pretende o mesmo: criar uma grande rede de produtores colaborativos através das ferramentas e das tecnologias disponibilizadas.

O Instituto Faber-Ludens vinha desenvolvendo projetos abertos em seu website desde Qualquer pessoa podia acessar os resultados e até participar dos projetos. Graças à essa estrutura, nossos pesquisadores e alunos conseguiam trabalhar colaborativamente mesmo estando espalhados pelos quatro cantos do país. Pensando que isso poderia ser útil para outras instituições a gente criou a Plataforma Corais em Plataforma corais.org Fonte: Daniel Pereira dos Santos COMO FOI A CONCEPÇÃO DO CORAIS?

O objetivo do Corais é fornecer uma estrutura propícia para a proliferação de diferentes formas de vida. Cada projeto hospedado é considerado vivo enquanto as pessoas colaboram. Quando se torna inativo e morre, os rastros deixados pela colaboração, ou seja, as discussões e documentos gerados, podem ser usados por novos projetos. Essa dinâmica de colaboração é análoga aos recifes de corais, que usam estruturas mortas como base para seu desenvolvimento. Nós implementamos várias outras dinâmicas inspiradas no design da natureza com o intuito de pensar a colaboração como um ecossistema vivo. Plataforma corais.org Fonte: Daniel Pereira dos Santos QUAIS SÃO OS CONCEITOS POR TRÁS DA PLATAFORMA?

A Plataforma Corais permite que projetos aconteçam mesmo que as pessoas envolvidas não possam se encontrar pessoalmente e mesmo que não hajam recursos financeiros disponíveis. Cada pessoa participa quando pode, no seu horário livre. As tarefas podem ser geridas horizontalmente, sem que uma pessoa tenha que carregar a cruz de dizer o que precisa ser feito. Quando o projeto descobre que pode gerar valor, é possível habilitar a ferramenta de moeda social. Em suma, o Corais é feito para projetos de gestão ou fortalecimento de uma comunidade. Plataforma corais.org Fonte: Daniel Pereira dos Santos QUE TIPOS DE PROJETOS PODEM SER GERIDOS ATRAVÉS DA CORAIS?

Plataforma corais.org Como funciona essa construção colaborativa de projetos? Como saber que o que já foi construído não será apagado? A construção colaborativa depende da maneira como os participantes do projeto usam as ferramentas disponíveis. Temos projetos em que os usuários preferem colaborar por meio do texto colaborativo em tempo real, outros que preferem posts e comentários, outros que se concentram na distribuição de tarefas, e outros que trocam imagens e vídeos. Tudo depende da habilidade dos participantes em usar a ferramenta, pois a plataforma não impõe uma maneira específica de colaborar. “Eu acredito muito que colaboração é um fenômeno emergente, difícil de ser colocado numa estrutura pré-definida”. Fonte: Daniel Pereira dos Santos

Os conteúdos gerados pelos projetos são licenciados em Creative Commons para poderem ser usados por outros projetos. Embora seja possível ao criador do projeto apagá-lo quando este se torna inativo, a maioria deixa-os disponíveis. A hospedagem deste conteúdo, que fica aberto para qualquer visitante, é patrocinada pela Locaweb, uma das maiores empresas do ramo na América-Latina. Plataforma corais.org Fonte: Daniel Pereira dos Santos

Existem várias ferramentas colaborativas no mercado, mas elas não promovem a formação de comunidades. O conteúdo fica fechado atrás de uma senha, com direitos autorais reservados pela empresa que oferece a ferramenta. Ninguém pode descobrir esse conteúdo e se tornar eventualmente um colaborador. A Plataforma Corais é um espaço comum para desenvolvimento de projetos colaborativos. É possível conhecer novas pessoas e se valer da experiência delas. Além disso, como o código-fonte é livre, novas ferramentas são desenvolvidas constantemente. Atualmente não existe nenhuma outra plataforma que ofereça o mesmo mix de ferramentas que a Corais: blog, moeda social, cursos à distância, gestor de tarefas, chat, calendário, e muito mais, tudo integrado! Plataforma corais.org Fonte: Daniel Pereira dos Santos COMO AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA AJUDAM NA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DESSES PROJETOS?

Além do ambiente para projetos, o Corais oferece uma árvore de conhecimentos generalizados, passíveis de serem aplicados em qualquer projeto. Esta árvore conecta-se com os projetos no momento em que uma tarefa é adicionada. Ela pode incluir um link para a página do conhecimento generalizado que dá base para a execução da tarefa. A vantagem é que se pode consultar esta árvore enquanto se executa a tarefa e pode-se descobrir novos conhecimentos, inclusive, verificando as tarefas associadas a eles em outros projetos. A árvore do conhecimento também pode ser usada para a criação de cursos à distância e material didático, como os cartões de planejamento UXCards. Plataforma corais.org Fonte: Daniel Pereira dos Santos UMA DAS PROPOSTAS DO CORAIS GIRA EM TORNO DO CONHECIMENTO E APRENDIZADO LIVRES. COMO A PLATAFORMA DÁ VAZÃO A ESTAS IDEIAS?

COMO FUNCIONA A QUESTÃO DO DESIGN LIVRE? O design livre é a filosofia por trás disso tudo. No livro de mesmo nome a gente propôs as seguintes liberdades fundamentais, inspiradas nas liberdades do software livre: A liberdade de aprender a usar. Independente de um uso proposto ou esperado no projeto aberto que for consultado. A liberdade de estudar e reproduzir o processo que gerou o produto. Consultar a documentação das decisões de design, os arquivos-fonte. A liberdade de colaborar com o processo, inclusive modificando o mesmo. Alterar qualquer parte de um processo. A liberdade de aprender a fazer. E produzir e reproduzir. Plataforma corais.org Fonte: Daniel Pereira dos Santos

Essas liberdades se tornam relevantes quando os projetos são desenvolvidos em público, para o público. A gente vê tanta coisa ao nosso redor que foi projetada e que não tivemos oportunidade de interferir no processo de produção. Porém, temos sempre a possibilidade de recomeçar esse processo à partir dos recursos que temos à mão fazendo hacks, gambiarras, usos criativos. A Plataforma Corais demonstra que essa continuidade infinita e indeterminada de projetos pode ser legalizada e estimulada, apresentando resultados práticos e inovadores. Plataforma corais.org Fonte: Daniel Pereira dos Santos

Plataforma corais.org APlataformaAPlataforma Daniel Pereira dos Santos

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos

Pontuação de um dos alunos do Curso Online de AI Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos CAPITAL SOCIAL - PONTUAÇÃO

Pontuação do CPCC, moeda Orquídea Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos CAPITAL SOCIAL - PONTUAÇÃO

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos PROJETOS CORAIS  Projeto fechado e público  Projeto privado  Banco Comunitário

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos Mais de 290 projetos cadastrados (aberto, moderados e com convites) 24 projetos de reformulação de sites de ONGs até o momento 3641 Membros atuais PROJETOS CORAIS Somente com convite Aberto Moderado

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos

SOBRE A PLATAFORMA CORAIS Corais é uma plataforma para desenvolvimento de projetos colaborativos. Assim como um recife de corais oferece infraestrutura propícia para diferentes formas de vida marinha, esta plataforma visa a proliferação de projetos colaborativos que contribuam para o bem comum. Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos

O Instituto Faber-Ludens criou essa plataforma em 2011 para apoiar o desenvolvimento de projetos abertos em outras organizações, sem necessariamente haver vínculos formais com o Instituto, seguindo a estratégia de Inovação Aberta. Em 2012, o Corais tornou-se independente do Instituto Faber-Ludens e, em 2013, mudou-se para o Instituto Ambiente em Movimento. No IAM, a plataforma é desenvolvida por Frederick van Amstel. A história do Corais está documentada no artigo Design Livre: Cannibalistic Interaction Design, publicado no Fórum Internacional de Design como Processo. O artigo recupera a noção de antropofagia desenvolvida pelo Modernismo brasileiro e recentemente pelo movimento de Cultura Digital. Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos ORIGEM

O Corais é um Living Lab filiado à Rede Europeia de Living Labs. Living Lab é um espaço de desenvolvimento de projetos compartilhado por várias organizações públicas e privadas que desejam colaborar para inovar em conjunto. O Living Lab facilita a troca de conhecimento e oferece infraestrutura para cocriação e teste de novos produtos. O Living Lab enfatiza que os produtos sejam criados e testados em contextos reais, não em laboratórios antissépticos, por isso o nome living (vivo) e lab (laboratório). O Corais é, portanto, um ecossistema que envolve laboratórios, salas de aula, comunidades e startups que acreditam no aprender fazendo, fazer aprendendo. Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos CONCEITO

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos CONCEITO

No Corais tudo que é postado no sistema fica disponível para os participantes do projeto e também para qualquer pessoa que esteja logada no Corais, criando assim uma base de conhecimento para futuras consultas, a tão aclamada documentação exigida pelos gerentes de projetos gerada instantaneamente com o desenvolvimento do projeto. Além disso, pessoas fora do projeto podem contribuir com comentários ou se juntar ao projeto e contribuir mais ativamente. A cada atualização no projeto os membros do grupo recebem uma notificação por , mantendo uma dinâmica colaborativa em que todos estão a par do que está acontecendo. O conhecimento gerado é licenciado por Creative Commons, uma licença que permite o uso por projetos futuros sem precisar pagar direitos autorais ou pedir autorização. Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos CONHECIMENTO ABERTO

O Corais conta com diversas ferramentas que permitem a colaboração e o desenvolvimento de projetos remotamente. Vamos visita-las? Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos FERRAMENTAS COLABORATIVAS

O Corais conta com diversas ferramentas que permitem a colaboração e o desenvolvimento de projetos remotamente. Vamos visita-las? Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos FERRAMENTAS COLABORATIVAS Com estas ferramentas em mão os participantes podem fazer suas reuniões, debater questões, fomentar o projeto com informações de forma colaborativa e livre. Quanto maior a dialética mais transparente se torna a caixa preta, permitindo a apropriação do conhecimento e a futura validação do projeto, já que todas as etapas de pesquisa e concepção estarão documentadas. O Corais adquire as comunicações dentro do projeto e a torna disponível a todos, gerando uma documentação de projeto. Esta validação é importante para se mostrar o caminho percorrido para chegar àquele resultado considerado final, quantas ideias foram deixadas de lado, quantas se juntaram e se tornaram uma. Mostrando o valor do design como processo de inovação social.

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos ÁRVORE DO CONHECIMENTO

O Corais possibilita o aprendizado continuado mesmo que o projeto que estava sendo desenvolvido tenha acabado. Através da Árvore do Conhecimento, que representa descrição de metodologias design de forma colaborativa como em um wiki, todos podem dar sua contribuição expandindo o conhecimento para a comunidade. Ao utilizar um dos métodos da Árvore em um projeto, é criado um link que adiciona o método como referência no projeto. Assim se cria uma base de exemplos de forma orgânica para cada um dos métodos disponíveis. Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos ÁRVORE DO CONHECIMENTO

Pelo processo de realização de projetos no Corais ser público, o participante acaba criando uma espécie de portifólio online. É uma forma de expor seus trabalhos de forma rápida. O grande diferencial deste portifólio gerado pelo Corais para os portifólios comuns, é que não se exibe só o resultado final mas sim todo o processo criativo que levou àquele resultado. Assim, dando maior respaldo a pesquisa e concepções realizadas no decorre do trabalho, já que tudo está documentado automaticamente. E como forma de estímulo a produção o participante ainda ganha pontos na comunidade. Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos ÁRVORE DO CONHECIMENTO

É um baralho de métodos em desenvolvimento na plataforma livre Corais. Através do brainstorming colaborativo os UX Cards podem ser utilizados de diferentes maneiras com a finalidade de resolver problemas de Design, planejamento de projetos em User Experience (UX) e revisão do workflow (processo de trabalho). Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos UXCARDS

LIVRO COLABORATIVO Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos

O Corais foi desenvolvido inspirado na filosofia do Design Livre, descrita no livro de igual nome. Este livro foi escrito em uma semana por 12 colaboradores, que utilizaram o Corais para se organizar. O livro está publicado em PDF com projeto gráfico aberto e pode ser impresso sob demanda no Clube dos Autores. Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos DESIGN LIVRE

Software Livre A Plataforma Corais é baseada no software livre Open Atrium que, por sua vez, é baseado no Drupal. O Open Atrium vem com funcionalidades básicas de colaboração (blog, tarefas, calendário), mas a grande vantagem é plugar novas funcionalidades desenvolvidas pela comunidade. Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos DESIGN LIVRE Devido à arquitetura ser orientada ao desenvolvimento colaborativo, a quantidade de módulos e features adicionais é muito grande. Para montar o Corais, foram customizadas as funcionalidades que seriam úteis para projetos de design. Veja a lista dos módulos utilizados no Corais.

A logo do Corais foi criada em 5 minutos no Microsoft Paint por Gabriela Silvares. A proposta era justamente criar uma logo temporária, convidando os participantes da plataforma a redesenhá-la. Você pode participar se quiser! Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos IDENTIDADE VISUAL

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos BOAS PRÁTICAS PARA ONG’s ACREDITÁVEL ACESSÍVEL DESEJÁVEL UTILIZÁVEL ENCONTRÁVEL VALIOSO ÚTEIS

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos TRABALHO COLABORATIVO

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos TEXTO COLABORATIVO

Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos TEXTO COLABORATIVO

Os alunos remodelam os sites das ONGs usando os conceitos do curso. Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos PROJETOS FINAIS DO CURSO AL NO CORAIS

Conhecimento deve ser construído de forma colaborativa e livre Autonomia para realizar as atividades com maior liberdade Gera uma Cultura Colaborativa É uma Plataforma de Projetos para uma Inovação Social Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos CONCLUINDO

Referências Site CORAIS.ORG. Disponível em: Acesso em: 08 de Junho de 2015, 10:30:00. Corais CPCC. Disponível em: Acesso em: 08 de Junho de 2015, 10:30:00. Corais Daniel Faculdades. Disponível em: Acesso em: 08 de Junho de 2015, 10:30:00. Corais ITEIA. Disponível em: Acesso em: 08 de Junho de 2015, 10:30:00. colaborativa-de-living-labs Instituto Faber-Ludens. Disponível em:. Acesso em: 08 de Julho de Plataforma corais.org Daniel Pereira dos Santos

CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO PONTO DE CULTURA VOZ DA PERIFERIA TELECENTRO COMUNITÁRIO VOZ POPULAR Daniel Pereira dos Santos