GEOGRAFIA Professor Juan Dorado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Marcelo Gandolfi da Silva
Advertisements

Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
I GUERRA MUNDIAL
O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1 - Características gerais:
ESLOVÊNIA.
A descolonização da África
O Império Romano.
A ANTIGA IUGOSLÁVIA.
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
CONFLITOS EUROPEUS.
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
A primeira Guerra Mundial
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
O Mundo Socialista.
O IRA aceitou desmantelar todo o seu aparelho militar em resposta aos apelos do líder do Sinn Féin, Gerry Adams. Agora a luta pela reunificação da Irlanda.
BALCÃS.
Península Balcânica Prof. Jane Ilce.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Geografia Homem & Espaço Europa - Sociedade
A Declaração de Independência do Kosovo
Descolonização Afro-Asiática
2ª Guerra Mundial.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
A crise no mundo socialista
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Bósnia-Herzegovina e Kosovo
Professor: Abel Edson Miguel
conflito da Irlanda do norte
Tema da aula Grupo – Capítulo
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
I Guerra Mundial ​ ( ) ​ BLOG: ospyciu.wordpress.com / Prof. Paulo Leite1.
CEI/BALCÃS/EUROPA/BLOCOS
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
Atualidades Temas  O petróleo do pré-sal;  100 anos da imigração japonesa;  Crise dos Estados Unidos;  Kosovo – O mais jovem país do mundo;
Consequências da Segunda Guerra Mundial
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Revolução Russa.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
Europa - Sociedade.
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
CURDOS/CURDISTÃO - Mapa/Localização - Quem são os curdos?(origens, história, aspectos gerais) - Territórios que ocupam - Motivos/razões.
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
IUGOSLÁVIA (breve histórico) 1Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 1 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
A Guerra da Bósnia-Herzegovina
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE II Natania A S Nogueira
CONFLITOS SEPARATISTAS EUROPEUS
CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO. QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES.
Iugoslávia 7 etnias 1 nação Mauro Vranjac.
CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU Escola: Municipal Wady Fiquene Professor(a):Luciana Componentes do Grupo: Gustavo Amazonas, Matheus Leal e Vinicius.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Pós-Graduação em Gestão Ambiental – Universidade Cândido Mendes - UCAM Mestre em Geografia – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

FIM DA IUGOSLÁVIA

IUGOSLÁVIA: UM SONHO DOS SÉRVIOS? Iugoslávia significa “terra dos eslavos do sul” → o sonho de um país unificado nasceu principalmente com os nacionalistas sérvios. A região foi por séculos alvo da ação dos impérios Turco Otomano e Austro-Húngaro. O sonho da “Grande Sérvia” foi usado como desculpa expansionista para unir os vários povos eslavos da região → justificativa para os genocídios.

A antiga Iugoslávia era formada por seis repúblicas: Bósnia-Hezergovina, Croácia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia e a Sérvia, que possuía dois territórios autônomos, Voivodina e Kosovo. Havia minorias sérvias em todas as repúblicas da Iugoslávia. O país estava partido entre católicos romanos (eslovenos e croatas), católicos ortodoxos (sérvios, macedônios) e muçulmanos (kosovares, bósnios).

IUGOSLÁVIA SOB TITO Josip Broz, conhecido como “Tito” liderou a resistência ao nazismo e costurou uma unidade difícil. As repúblicas tinham certa autonomia e a Iugoslávia não se submetia à URSS.

IUGOSLÁVIA PÓS-TITO Com a morte de Tito em 1980, a unidade política começa a enfraquecer. O Memorando da Academia sérvia de Ciências e Artes (1986) reacendeu o nacionalismo sérvio. Defendia que o país estava sob a hegemonia croata e eslovena; que os sérvios eram oprimidos onde apareciam como minoria; que a Sérvia era economicamente explorada pelas outras repúblicas; que as fronteiras tinham sido impostas por comunistas croatas e eslovenos.

IUGOSLÁVIA PÓS-TITO Slobodan Milošević se torna presidente da Sérvia em 1989 e passa a alimentar o nacionalismo sectário do país, além de promover forte controle da mídia e da sociedade.

IUGOSLÁVIA PÓS-TITO Velhas feridas → aliança entre Croatas e Bósnios com os nazistas durante a II Guerra → holocausto sérvio. O Regime Ustasha (1941-45) na Croácia promoveu o extermínio de sérvios, judeus e ciganos. Objetivo: converter um terço dos sérvios ao catolicismo; exterminar um terço dos sérvios residentes na Croácia; expulsar/deportar o terço restante. O regime Utasha foi derrotado pelos partisans de Tito e pelo Exército Vermelho.

INDEPENDÊNCIA DA CROÁCIA 19/05/1991 → croatas em referendo decidem pela independência. 01/1992 → Independência reconhecida pela comunidade internacional. Guerra 1991-95 → República Sérvia de Krajina fundada pela minoria sérvia → êxodo sérvio.

INDEPENDÊNCIA DA ESLOVÊNIA 23/12/1990 → realizado um referendo → 88% de pró-independência. Independência → 25/06/1991. Guerra dos Dez Dias ou Guerra de Independência Eslovena → 27/06-07/07/1991. Aderiu à União Européia em 2004.

INDEPENDÊNCIA DA MACEDÔNIA A Macedônia se tornou independente da Iugoslávia em 1991. Controvérsia com a Grécia → Macedônia era uma província grega e que o novo país não podia utilizar o nome. Chegou-se a um acordo de que internacionalmente o país se chamaria Antiga República Iugoslava da Macedônia. Os macedônios chamam a província grega de Macedônia Grega ou Egéia.

GUERRA DA BÓSNIA Macedônia e Bósnia-Herzegovina declaram independência em 03/1992. Na Bósnia, os sérvios eram 31% da população e se recusam a reconhecer o plebiscito de independência → República Sérvia da Bósnia-Herzegovina (República Srpska). Sérvios promovem limpeza étnica contra os bósnios muçulmanos → genocídio → campos de concentração, migrações forçadas, massacres, estupros em massa.

GUERRA DA BÓSNIA Milošević, presidente da sérvia, apóia o genocídio.

GUERRA DA BÓSNIA

Capa da Time (1992) com um campo de concentração na Bósnia. GUERRA DA BÓSNIA 1995 → Ofensiva Sérvia na Croácia → ruptura do cessar fogo. Aumentam as denúncias de crimes e atrocidades cometidas por tropas sérvias. Sérvia sofre sanções internacionais → políticas e econômicas. OTAN bombardeia a República Srpska → 1995-96. Capa da Time (1992) com um campo de concentração na Bósnia.

GUERRA DA BÓSNIA Em três anos de guerra → 200.000 vítimas e 1,8 milhões de refugiados. 97.207 vítimas documentadas → 65% eram muçulmanos bósnios, 25% sérvios e 8% croatas. Entre as vítimas civis → 83% eram bosnios, 10% sérvios e mais de 5% eram croatas → 30% das vítimas civis bósnias eram mulheres e crianças. A partir de 1996, o Tribunal Internacional de Haia julgou por crimes contra a humanidade vários líderes militares sérvios. Em 28/06/2001, Milošević foi preso, havia sido derrotado nas urnas em 2000 e tentara um golpe de Estado.

GUERRA DA BÓSNIA No massacre de Srebrenica, 3 mil refugiados bósnios muçulmanos foram executados e enterrados em fossas e 6 mil encontram-se desaparecidos.

GUERRA DO KOSOVO Kosovo era uma região autônoma da Sérvia de maioria albanesa. 1996-1999 → Conflito entre exército sérvio e Iugoslávia e o Exército de Libertação do Kosovo (ELK) → Guerrilha luta pela independência. 24/03-10/06/1999 → Guerra entre a Iugoslávia e a OTAN → Belgrado bombardeada por 79 dias → 06/1999 → Tratado de Paz → Kosovo independente sob tutela da ONU.

FIM DA IUGOSLÁVIA

FIM DA IUGOSLÁVIA A Iugoslávia deixou de existir oficialmente em 2003. Formou-se a República da Sérvia e Montenegro → em 2006, Montenegro declara a sua independência. As guerras de dissolução da Iugoslávia foram o conflito mais longo em território europeu desde a II Guerra → elas trouxeram de volta os bombardeios, cercos, milhares de refugiados e limpeza étnica não vistas desde a última Grande Guerra na Europa.