E as razões estilísticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Operações sobre o Texto
Advertisements

Orações Subordinadas Adjetivas
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Adjunto adnominal, aposto, complemento nominal e vocativo
Orações Subordinadas Adjetivas 8ª Série.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Pontuação.
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Coordenadas Tipos e Conectores.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Gramática da Sapatilha
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
Professora Lúcia Brasil
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Análise Sintática.
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Prof. Francisco Platão Savioli
Língua Portuguesa Período composto por subordinação: orações adjetivas.
Sinais de pontuação.
Processamento da Informação BC-05045
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
Orações Subordinadas Adjetivas
AULA 6 Como Estudar.
Prof. Me. Douglas Teixeira Cardelli Comunicação Empresarial
CALORIMETRIA.
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
CONJUNÇÕES Profa. Luana Lemos.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Língua Portuguesa Profª Joelma
Leitura e Produção de Textos
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Células de combustível
Tipos e Formas de frase.
Sinais de pontuação:.
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade.
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
PROJETO UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Período Composto.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
-não contribui para o efeito de estufa (principal); - não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.; - não utiliza grandes áreas.
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
  É um termo da oração que se refere a um termo anterior, para dar explicações sobre ele, ampliá-lo, resumi-lo ou identificá-lo.  Entre ele e o termo.
ADM3AM PROF. CHICO ARRUDA Orações Adjetivas e Adverbiais.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
 “Escrita é inspiração”; “escrita é um atividade para alguns poucos privilegiados”; escrita é expressão de pensamento”; escrita é domínio de regras da.
Língua Portuguesa Professora: Rosimeire
Transcrição da apresentação:

E as razões estilísticas A pontuação E as razões estilísticas

Introdução: O bom emprego dos sinais de pontuação não está ligado apenas a questões de ordem sintática. Razões subjetivas podem interferir na pontuação de um texto.

Pontuar Pontuar não é apenas uma tarefa em que se devam cumprir regras objetivas, é também uma atividade que envolve a maneira particular que cada um tem de se exprimir, ou seja, pontuar é também uma questão de estilo.

Razões estilísticas Por razões estilísticas, o autor de um texto opta por um sinal em lugar de outro. Ele pode, por exemplo, em vez de utilizar uma vírgula ou dois-pontos para separar duas (ou mais) orações de um período, usar o ponto final e assim transformar as duas orações em dois ou mais períodos.

Exemplo 1: “Em forma gasosa, o hidrogênio é o combustível perfeito. Ele pode ser extraído facilmente de uma fonte inesgotável (os oceanos), libera muita energia ao reagir com o oxigênio e não polui, pois o único resíduo da reação é a própria água. Seria perfeito se não fosse um detalhe. Não dá para usar em carros porque é difícil de armazenar com segurança: ao menor contato com o ar ele explode.”

Comentário: Observe que, depois da palavra (detalhe), há uma sequência que explica essa palavra. Nesse caso, o normal seria a utilização dos dois-pontos. No entanto, por razões estilísticas, o autor preferiu utilizar o ponto, reservando o uso dos dois-pontos para introduzir, com bastante destaque, outra sequência explicativa que aparece depois.

Outra forma de pontuar “Em forma gasosa, o hidrogênio é o combustível perfeito. Ele pode ser extraído facilmente de uma fonte inesgotável (os oceanos), libera muita energia ao reagir com o oxigênio e não polui, pois o único resíduo da reação é a própria água. Seria perfeito se não fosse um detalhe: não dá para usar em carros porque é difícil de armazenar com segurança. Ao menor contato com o ar ele explode.”

Ou ainda: “Em forma gasosa, o hidrogênio é o combustível perfeito. Ele pode ser extraído facilmente de uma fonte inesgotável (os oceanos), libera muita energia ao reagir com o oxigênio e não polui, pois o único resíduo da reação é a própria água. Seria perfeito se não fosse um detalhe: não dá para usar em carros porque é difícil de armazenar com segurança, uma vez que, ao menor contato com o ar, ele explode.”

Observação: Alterando-se a pontuação, desloca-se o foco para aquilo que o falante quer realçar.

Outro exemplo: “A fé remove montanhas. De dólares.”

Comentário: O enunciado deveria estar assim pontuado: “A fé remove montanhas de dólares.” Já que o termo (dólares) se refere a montanhas, exercendo a função sintática de adjunto adnominal.

Estilo Por questões de estilo, o autor faz intencionalmente uma pausa bastante intensa entre o nome (montanha) e seu adjunto (de dólares) e assinala, na escrita, por meio de um ponto. A utilização desse sinal entre esses dois termos põe em destaque duas unidades de sentido, em vez de uma unidade só.

Compare: A fé remove montanhas de dólares.

Observação: Separando (montanhas) e (de dólares), ele consegue surpreender o leitor, que, depois de uma pausa longa marcada pelo ponto, depara com um enunciado que confere um sentido inesperado à já conhecida frase. “A fé remove montanhas.”

Expressão: É evidente que, regida dessa forma, a informação é muito mais expressiva do que “A fé remove montanhas de dólares”, uma vez que, sem a pausa, o adjunto adnominal não tem o mesmo caráter surpreendente que adquire quando colocado depois de um ponto, formando uma nova frase.