ARTRÓPODES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filo Arthropoda (Artrópodes)
Advertisements

REVISÃO PROVA BIMESTRAL.
ARTRÓPODES.
Reino Metazoa Filo Arthropoda.
CLASSE CRUSTACEA.
Caracterização e Insecta
Arachnida, Chilopoda e Diplopoda
FILO DOS ARTRÓPODES.
INSETOS.
ARACNÍDEOS.
ARTRÓPODAS.
Filo Arthropoda.
ARTRÓPODES UNIDADE 14.
FILO ARTHROPODA.
Grupo Arthropoda Arthron = articulação Pous, podos = pés.
Filo Moluscos Exemplos: polvo, lesma e marisco.
Artrópodes – os mais numerosos
FILO DOS ARTRÓPODES.
Filo dos Artrópodes Animais com patas articuladas.
Artrópodos Animais dotados de exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Corpo metamerizado, com vários segmentos fundidos. Simetria bilateral. Triblásticos,
Animais Invertebrados
ARTRÓPODES Guilherme Debortoli. Fonte - Fonte: SANTOS, (2009).
ARTRÓPODOS.
Arthropodes Animais de patas articuladas;
CRUSTÁCEOS.
FILO ARTHROPODA Prof. Édio.
ARTHROPODES.
Biologia Cap. 13 Artrópodes Prof.: Samuel Bitu.
As outras Classes dos artrópodes
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
ARTRÓPODOS CARACTERÍSTICAS GERAIS: - Animais Com Patas Articuladas
Artrópodes.
Aula 3 Filo Artrópode.
REVISÃO PROVA Ciências 7º BIMESTRAL – 3º BIMESTRE
Do Grego: ARTTHRON= ARTICULAÇÃO PODOS= PÉS
FILO ARTRÓPODES.
ARTRÓPODES Compreende + ou – espécies. São triblásticos, apresentam patas articuladas, corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome; os crustáceos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Reino Metazoa Filo Arthropoda.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS. (MOLUSCOS) (ARTRÓPODES- INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS, DIPLÓPODES E QUILÓPODES) (EQUINODERMOS)
(gr. Arthros= articulação e podos= pés)
Reino Metazoa – Filo Arthropoda
Filo dos podes Artró Móds. 13 e 14 Setor B Prof. Rafa.
Artrópodes.
2ª série do E.M Disciplina: Biologia Profª. Roberta Fontoura
FILO ARTHROPODA Prof. Giovani.
ARTRÓPODES PROF. ÉDER.
CEPRO ARTRÓPODES O filo dos artrópodes (gr. arthros = articulado + poda = pé) contém a maioria dos animais conhecidos (mais de 3 em cada 4 espécies animais),
PLATELMINTOS ESQUISTOSSOMOSE- Barriga d’água TENIASE - Solitárias.
Artrópodes.
ARTRÓPODES UNIDADE 14.
REVISÃO PARA PROVA BIMESTRAL – 3º BIMESTRE 7º Ano AB Vermes – que apresentou Moluscos (págs.: 35 à 39)‏ Artrópodes (Págs.: 43 à 108.
ARTROPODES *** insetos adaptados ao vôo Celoma reduzido
ARTROPODOS -TRIBLÁSTICOS -CELOMADOS -SIMETRIA BILATERAL -PROTOSTÔMIOS
FILO ARTHROPODA Arthros: articulação Podos: pés
Anelídeos / Artrópodos / Moluscos / Equinodermos
Artrópodos.
Prof. Lourenço Artrópodes Prof. Lourenço
Arthropodes Animais de patas articuladas;
FILO ARTHROPODA maior grupo animal (3/4 das espécies);
ARTRÓPODAS.
CRUSTÁCEOS.
ARTRÓPODES Compreende + ou – espécies. São triblásticos, apresentam patas articuladas, corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome; os crustáceos.
Filos – Reino Animália Beatriz Melo Nunes – 04 Kauê Caetano Lopes - 19
ARTROPODES.
REVISÃO – 2P Moluscos – são animais de corpo mole. Podem ou não apresentar conchas. A concha é produzida pelo próprio animal. O corpo é envolvido por uma.
Filo Arthopoda.
Filo Artrópode BALA 2012.
Filo Artrópode BALA 2011.
Transcrição da apresentação:

ARTRÓPODES

CARACTERÍSTICAS GERAIS São animais triblásticos, celomados, protostomados com simetria bilateral. Corpo segmentado, protegido por um exoesqueleto quitinoso com patas e apêndices articulados. É o filo mais diversificado, com mais de um milhão de espécies catalogadas.

TEGUMENTO E CRESCIMENTO O corpo é revestido por um exoesqueleto quitinoso muito resistente que protege contra choques mecânicos, desidratação e sustentação. A rigidez do exoesqueleto não permite o crescimento corporal. O crescimento ocorre por períodos alternados de muda e crescimento.

GRÁFICO DO CRESCIMENTO

SISTEMA DIGESTÓRIO Sistema digestório completo, dotado de glândulas digestivas (Hepatopâncreas e os cecos gástricos). O aparelho bucal é bastante variado. A digestão é extracelular. Aquilo que não é digerido é eliminado através do ânus.

SISTEMA CIRCULATÓRIO O sistema circulatório é dos artrópodes é aberto. O sangue pode ou não possuir pigmentos respiratórios. Nos que não possuem a circulação transporta apenas nutrientes e excretas. Os que possuem a circulação transporta também os gases respiratórios.

SISTEMA RESPIRATÓRIO Existem três tipos de sistema respiratórios: Respiração branquial – crustáceos Respiração traqueal – insetos, quilópodos e diplópodos. Filotraqueal ou pulmões foiáceos – aracnídeos.

RESPIRAÇÃO TRAQUEAL

SISTEMA EXCRETOR Os sistema excretor é bastante variável: Glândulas antenais ou glândulas verdes – crustáceos. Túbulos de malpighi – insetos, quilópodas, diplópodas e alguns aracnídeos. Glândulas coxais – aracnídeos.

SISTEMA NERVOSO Ganglionar, apresenta gânglios cerebrais bem desenvolvidos, de onde parte o cordão nervoso ventral com vários gânglios. O sistema sensorial é bastante desenvolvido com captação de estímulos mecânicos, químicos, sonoros e luminosos. A captação destes estímulos é fundamental para a comunicação através de feromônios. Possuem ainda olhos simples e olhos compostos

SISTEMA REPRODUTOR E REPRODUÇÃO A grande maioria dos artrópodes é dióica. A reprodução é sexuada com fecundação interna, desenvolvimento direto ou indireto. Quanto ao desenvolvimento, os insetos podem ser classificados em ametábolos, hemimetábolos e holometábolos.

CLASSIFICAÇÃO DOS ARTRÓPODAS Filo artropoda é dividido em 5 classes: Insecta – insetos Arachnida – aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Crustácea – crustáceos como caranguejo, camarão, siri, etc. Chilopodas – lacraia. Diplópodas - embuá.

CLASSE INSECTA É a classe mais diversificada do filo, são os únicos invertebrados capazes de voar. O corpo é dividido em três tágmas: cabeça, toráx e abdome. Os insetos são de grande importância ecológica na cadeia alimentar, na decomposição, na devastação de plantações mas, também na polinização das plantas.

INSETOS

CLASSE ARACHNIDA Animais que apresentam corpo dividido em dois tágmas: cefalotórax e abdome. Vivem principalmente em ambientes de terra firme, muitas espécies são adaptadas a regiões desérticas. Algumas espécies são predadoras outras são parasitas de animais inclusive da espécie humana. Os principais representantes são aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos.

ARANHAS

ESCORPIÕES

ÁCAROS

CARRAPATOS

CLASSE CRUSTÁCEA Estes animais possuem o corpo dividido em dois tágmas: cefalotórax e abdome. O exoesqueleto é impregnado por sais de cálcio e apresentam apêndices locomotores no cefalotórax e no abdome. A maioria é aquática mas, algumas espécies são terrestres. Os principais representantes são caranguejos, siris, camarões, lagostas e tatuzinhos de jardim

LAGOSTA

TATUZINHO DE JARDIM

QUILOPODA Corpo dividido em cabeça e tronco, segmentos não fundidos, com um par de pernas cada, possuem glândulas de veneno nas maxilas. Representante – Scolopendra gigantea, lacraia.

DIPLOPODA Corpo dividido em cabeça, tórax curto e abdome longo, com um par de patas nos primeiros segmentnos e dois pares de patas nos demais segmentos. Representantes – Spirobulus sp - embuá.