Aço na Construção Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas
Advertisements

Tratamentos Térmicos e Termoquímicos
AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES
Prof. Dr. José Luiz Miotto
IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS EM CARRETAS GRANELEIRAS A PERDA DE GRÃO DURANTE O TRANSPORTE CHEGA A R$ 2.7 BILHÕES POR ANO DANIFICAÇÃO DAS PLACAS LATERAIS.
BAIXO FORNO – FORNO ELÉTRICO DE REDUÇÃO
MCM - Siderurgia PRODUÇÃO DO FERRO GUSA.
RECURSOS METÁLICOS NO MUNDO
EMT 053 – Processos Metalúrgicos Assunto: Aciaria Elétrica
Total de exportações brasileiras
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
AULA: 01 PROF: Elias Junior.
Processo de Lingotamento
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Simples ou Metálicas ou Compostas Não metálicas
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
LIGAÇÕES QUÍMICAS A união entre átomos é chamada de ligação química, podendo ocorrer de três formas: Ligação iônica Ligação Covalente Ligação metálica.
Fundição Prof. Hélio Padilha.
METALURGIA.
Aula 4 Shell Molding Cera Perdida Molde metálico
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 6 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
Professora Carol/Geografia
ESTRUTURAS DE AÇO.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
TRATAMENTO TÉRMICO Tratamento Térmico:
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
Cap 2a – Beneficiamento do Aço
Tecnologia Metalúrgica Prof. Ricardo M Naveiro
Resumo do processo - FABRICAÇÃO DE AÇO
Tratamentos Termo-químicos
PROCESSOS DE METALURGIA EXTRATIVA E SIDERURGIA
Carvão para fins elétricos
Aço na Construção Civil
Aula 5 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
EM 1535 JÁ FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE VIDRO NO MÉXICO.
Aula 3 – Parâmetros de Usinagem
Mecanismos de Endurecimento de Metais e Ligas
FUNDIÇÃO.
Hulha.
Propriedades dos materiais
Materiais Metálicos Aula 09.
Cerâmicas Aula 16.
Tratamentos térmicos dos aços e ferros fundidos
Produção, Consumo e Reciclagem de Ferro e Aço Ricardo MP Coelho.
Siderurgia Referência Prof. Isaias Masiero
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
3. Fabricação de tubos; 4. Classificação de tubos 5. Código de cores
Fabricação de Aço Carbono
Técnico em Edificações
Fluxo Básico da Produção
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA JoNATHAN LUIZ LUCAS WERNER
Materiais de Construção - Aço
Laminação.
Renan Leivas Alves Vilson Cruz Filho Jayme Chaves Neto Setembro 2015
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Sustentabilidade da Siderurgia
PRÉ-MOLDADOS E CONCRETO CELULAR
Fundição Prof. Hélio Padilha.
Forno Elétrico a Arco (FEA)
Aula 07 – Fundição em casca
Ferro Fundido Branco e Maleável e Aço Carbono
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC - CGU.
Redução de Minérios Alto-forno
Grupo do Titânio ( grupo 14 )
Grupo do ferro ( 8 ) Ferro É o metal mais utilizado dentre todos os metais ( fabricação do aço ) Quarto elemento mais abundante na crosta terrestre Principais.
GRUPO DO TITÂNIO 2 INTRODUÇÃO O Ti é de importância industrial Grandes quantidades de TiO 2 são usadas como pigmento e como “carga”, e o metal Ti é importante.
Transcrição da apresentação:

Aço na Construção Civil José Vitor 4º Edificações Manhã

Contexto Histórico O aço é utilizado na construção civil desde do século XVIII possibilitando a construção de estruturas maiores e mais arrojadas. A primeira construção civil que utilizou o aço foi a foi a revolucionária ponte Ironbrigde na Inglaterra em 1779.

Uso Contemporâneo No atual estágio de desenvolvimento da sociedade, é impossível imaginar o mundo sem o uso deste material. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.

Fabricação O processo de fabricação do aço pode ser dividido em quatro etapas: Preparação da Carga: Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter. O carvão é processado na coqueria e transforma-se em coque. Nota: Coque - material carbonáceo sólido obtido a partir da destilação do carvão mineral em fornos

Fabricação Redução Essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. Oxigênio aquecido a uma temperatura de 1000ºC é soprado pela parte de baixo do alto forno. O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.

Fabricação Refino Aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e a sucata de ferro e aço em aço líquido. Nessa etapa parte do carbono contido no gusa é removido juntamente com impurezas. A maior parte do aço líquido é solidificada em equipamentos de lingotamento contínuo para produzir semi-acabados, lingotes e blocos. Nota: Aciaria – Unidade industrial especializada na fabricação de aço

Fabricação Laminação Os semi-acabados, lingotes e blocos são processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderúrgicos, cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composição química.

Fabricação

Na construção civil O aço é um importante material na construção civil, sem ele as estruturas de concreto não teriam a resistência a tração, impossibilitando a construções de grande porte.

Novas Tecnologias Atualmente na construção civil tem se utilizado peças pré-moldadas de aço tornando as construções mais rápida e com melhor custo beneficio para as construtoras. Essa tecnologia consiste em peças de aço que formam a esqueleto da casa, após esse processo são utilizadas placas da madeira para preencher os vãos.

Vantagens Liberdade no projeto de arquitetura Maior área útil Flexibilidade Compatibilidade com outros materiais Menor prazo de execução Racionalização de materiais e mão-de-obra Alívio de carga nas fundações Garantia de qualidade Precisão construtiva Reciclabilidade