Engenharia Civil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mesopotâmia PROFESSOR CHIQUINHO.
Advertisements

CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
Mesopotâmia.
6.Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir identifique as alternativas corretas I. A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para.
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
Um pouco sobre Vigia O município de Vigia é um dos mais antigos do Pará. Os primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que ergueram no local a aldeia.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO -I
PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
Período Imperial 1822 a 1892.
Período Imperial 1822 a 1892.
A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR
Independência do Brasil
Regina Lúcia de Oliveira Moraes José Geraldo Pena de Carvalho
(:Castelos medievais:)
ARQUEOLOGIA.
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE
ARQUITETURA E URBANISMo
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
O GOVERNO GERAL: a busca pela descentralização administrativa
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I Antonio Carlos Brolezzi
Administração Geral - Aula 02
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
OSCAR NIEMEYER ARQUITETO BRASILEIRO
CREA-MG Júnior Núcleo Juiz de Fora 2010.
a. Visão geral da carreira b. Histórico da Engenharia
Escola Politécnica da USP
MESOPOTÂMIA.
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
IMAGENS DA MESOPOTÂMIA
EXERCÍCIO PROFISSIONAL e PROFISSÕES SUSTENTÁVEIS
Engenharia Civil x Arquitetura
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
Arquitetura vernacular
A profissão do engenheiro eletricista no brasil e seus regulamentos
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Sudeste.
Situação de beligerância entre Portugal e Inglaterra. Em sete de setembro de 1807 foi enviado ao Brasil um bergantim “O Gavião” ordenando suspender a.
Mesopotâmia.
História da Cultura e das Artes
Prof. Msc. Vilson B. Stollmeier
Arquitetura ou Engenharia civil ?
Aleijadinho Ronaldo Alves.
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Mesopotâmia.
Introdução à Engenharia
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
ENGENHEIRO E POSIÇÃO NA ESTRUTURA SOCIAL.  Categoria profissional na formação capitalista brasileira.  Processo de internalização de conhecimento técnico.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Administração de Empresas
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Introdução à Engenharia Professor Marcelo Silva, M. Sc.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
AGRIMENSURA, CARTOGRAFIA E GEOGRAFIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE E REPRESENTATIVIDADE. REALIZAÇÃOPATROCÍNIO.
CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
MESOPOTÂMIA Região situada entre o Rio Tigre e Eufrates ( Vale do Crescente Fértil) Berço da Civilização Sumérios, Babilônicos , Assírios e Acádios.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
ALL STAR & MONET.
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
MESOPOTÂMIA.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

Engenharia Civil

Engenharia e Profissão Robson Araujo robsonaaraujo.edu@gmail.com Prova P1 29 de Setembro

Engenharia e Profissão A história da Engenharia. A Engenharia no Brasil. Atribuições do Engenheiro. Competências e Funções do Engenheiro (Resoluções CREA). Áreas de Atuação dos Engenheiros. Engenheiro no Mercado de Trabalho.

Engenharia e Profissão Conceitos da Responsabilidade Social Aplicado a Engenharia. Ética Profissional. Código de Ética Profissional. Engenharia e Sustentabilidade. Projeto de Engenharia na Perspectiva da Sustentabilidade

Engenharia e Profissão Engenharia é a arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas (FERREIRA, 1986).

Engenharia e Profissão MUNDO As Obras Mais Antigas de que se tem Notícia, são as Fortificações da cidade de Jericó, Construídas Aproximadamente há 8.000 a.C. Nessa Época, os Materiais mais Utilizados para as Construções Eram as Pedras. Por Volta do ano 3.500 a.C., na Mesopotâmia, os Sumérios Utilizavam Tijolos de Barro Cozido nas Construções. As obras mais antigas de que se tem notícia, são as fortificações da cidade de Jericó, construídas aproximadamente há 8.000 a.C. Nessa época, os materiais mais utilizados para as construções eram as pedras. Por volta do ano 3.500 a.C., na Mesopotâmia, os sumérios utilizavam tijolos de barro cozido nas construções. O uso do Barro cozido com palha, para a fabricação de tijolos, foi utilizado no Egito no 3.000 a 2.500 a.C. No Egito, nesse período, também é conhecida a utilização de argamassa de gipsita e cal, utilizadas na construção das grandes pirâmides (KAEFER,1998).

Engenharia e Profissão MUNDO O Uso do Barro Cozido com Palha, para a Fabricação de Tijolos, foi Utilizado no Egito no 3.000 a 2.500 a.C. No Egito, Nesse Período, Também é Conhecida a Utilização de Argamassa de Gipsita e Cal, Utilizadas na Construção das Grandes Pirâmides (KAEFER,1998).  sulfato hidratado de cálcio, gesso

Engenharia e Profissão BRASIL A Engenharia no Brasil deu Seus Primeiros Passos Ainda no Período Colonial, com a Construção de Fortificações e Igrejas. Em 1.549 com a Decretação do Governador Geral, o Engenheiro Luiz Dias foi Incumbido pelo “Governador das Terras do Brasil”, Tomé de Souza, de Levantar os Muros da Cidade de Salvador(BA), a Capital. Dias Acabou Construindo Também o Edifício da Alfandega e o Sobrado de Pedra-e-Cal da Casa da Câmara e Cadeia. A Engenharia no Brasil deu Seus Primeiros Passos Ainda no Período Colonial, com a Construção de Fortificações e Igrejas. Em 1.549 com a Decretação do Governador Geral, o Engenheiro Luiz Dias foi Incumbido pelo “Governador das Terras do Brasil”, Tomé de Souza, de Levantar os Muros da Cidade de Salvador(BA), a Capital. Dias Acabou Construindo Também o Edifício da Alfandega e o Sobrado de Pedra-e-Cal da Casa da Câmara e Cadeia. A Primeira Grande Obra do Brasil, foi o Castelo de Garcia D’Ávila, Começou a ser Constrído em 1.551 e Ficou Pronto em 1.624.

Engenharia e Profissão BRASIL A Primeira Grande Obra do Brasil, foi o Castelo de Garcia D’Ávila, Começou a ser Construído em 1.551 e Ficou Pronto em 1.624.

As Primeiras Escolas de Engenharia Engenharia e Profissão As Primeiras Escolas de Engenharia 1506 em Veneza - primeira escola dedicada a engenheiros e artilheiros. 1747 na França - primeira escola de Engenharia do mundo. 1854 foi criada em Zurique a escola técnica mais importante, dos países de língua alemã. 1794 foi criada a primeira escola de Engenharia dos EUA: a Academia Militar de West Point.

Engenharia e Profissão A Engenharia no Brasil A engenharia entrou no Brasil através das construções de igrejas, engenhos e fortificações. A primeira escola de Engenharia do Brasil foi fundada em dezembro de 1810 pelo príncipe regente (futuro Rei D. João VI). 1874: Escola Politécnica do Rio de Janeiro. 1876: Escola de Minas de Ouro Preto. 1893: Escola Politécnica de São Paulo. 1976: UNESP/FEIS.

Engenharia e Profissão ? Engenharia e Profissão Trabalho, vale 0,5. Atribuições do Engenheiro. Competências e Funções do Engenheiro (Resoluções CREA)