TIPOS DE ROCHAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Basalto gabro.
Rochas Sedimentares Ciências Naturais 7º ano Prof. Teresa Marcelino.
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
Rochas sedimentares.
As Rochas Ígneas.
MINERAIS & ROCHAS.
A Estrutura da Terra Escola Estadual “ Machado de Assis “
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
Professora Aleide Cristina
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
RELEVO.
DISCIPLINA GN304 – TRABALHO DE CAMPO CIÊNCIAS DA TERRA – NÚCLEO COMUM
Cavernas do PETAR.
MINERAIS E ROCHAS.
Estrutura Geológica e Relevo
ROCHAS E MINERAIS.
- A litosfera - Constituição - Caracterização - Utilização
Paisagens Geológicas Seven Sisters, Sussex (U.K.)
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Rochas: Arquivos da História da Terra
Bem vindo à Terra No chão que pisas existem várias camadas de rochas, de variadíssimas cores, feitios, constituições e origens… Para as conheceres melhor.
Interacções entre os grandes grupos de rochas
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Rochas.
As rochas – Arquivos que relatam a história da Terra
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Ciências Naturais – 7.º ano
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Relembrando a litosfera
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Lições nº 55 e Sumário: Rochas magmáticas. Revisões.
Material Complementar
Geologia: Evolução da Terra e Fenômenos Geológicos
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
Conheces o ciclo das rochas?
ROCHAS MAGMÁTICAS.
– génese e constituição
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Revisão – 1ª série do E.M. Geografia.
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Solos e Rochas.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Integrado em.
Estrutura geológica no Brasil
ROCHAS MAGMÁTICAS.
TIPOS DE ROCHAS.
Geapoio Apresenta Ge apoio Apresenta: As Rochas e o Vestibular Aprofunde seus conhecimentos sobre geologia e saiba de que forma pode ser cobrado em sua.
Dinâmica externa da Terra
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
Rochas Magmáticas.
Transcrição da apresentação:

TIPOS DE ROCHAS

ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS Na história geológica da Terra, lentamente o magma resfriou e solidificou, formando as primeiras rochas magmáticas. As rochas magmáticas dividem-se em dois grupos: rochas magmáticas intrusivas e extrusivas. Rochas magmáticas intrusivas (plutônicas ou abissais): se formam lentamente no interior da crosta, apresentando cristais grandes. Ex: granito, sienito e o gabro. Rochas magmáticas extrusivas (vulcânicas ou efusivas): se consolidam na superfície da Terra (através de vulcões ou fendas na litosfera), em contato com a atmosfera se resfriam mais rapidamente, muitas vezes sem formar cristais visíveis a olho nu. Ex: basalto e riólito.

Rochas magmáticas extrusivas: basalto Rochas magmáticas intrusivas: diorito e granito

ROCHAS SEDIMENTARES Formadas através do processo erosivo seguido pela diagênese. Processo erosivo: intemperismo físico (mecânico), químico ou biológico – erosão – sedimentação. Diagênese: processo de consolidação dos detritos através da cimentação natural, da compactação por pressão ou por reações químicas, transformando sedimentos não consolidados em rocha sedimentar. Temos três tipos de rochas sedimentares: rochas sedimentares clásticas ou detríticas, rochas sedimentares químicas e rochas sedimentares orgânicas.

Rochas sedimentares detríticas: conglomerados e arenitos.

Rochas sedimentares químicas: processo de formação das estalactites e das estalagmites.

Processo de formação Podemos remeter as palavras estalactite e estalagmite à palavra grega "stalassein", que significa "pingar". Ela se encaixa, pois descreve a forma como as duas são formadas na natureza. Embora pareçam naturais e um pouco assustadoras, as estalactites e estalagmites crescem simplesmente em decorrência da água que passa sobre o material inorgânico e através dele. As cavernas de calcário, onde a maior parte das estalactites e estalagmites é encontrada, são compostas principalmente de calcita, um mineral comum encontrado nas rochas sedimentares.

As moléculas de calcita são constituídas de cálcio e íons carbonato e são chamadas de CaCO3, ou carbonato de cálcio. Quando a água da chuva cai sobre uma caverna e escorre pelas rochas, ela carrega o dióxido de carbono e os minerais do calcário. Ca (HCO3)2 é conhecido como bicarbonato de cálcio e a água carrega a substância, basicamente calcita dissolvida, através das fendas do teto de uma caverna. Entretanto, uma vez que a água entra em contato com o ar dentro da caverna, parte do bicarbonato de cálcio se transforma em carbonato de cálcio e a calcita começa a se formar ao redor da fenda. À medida que a água continua pingando, o comprimento e a espessura da calcita aumentam, surgindo, finalmente, uma estalactite no teto. A formação das estalactites pode levar muito tempo - geralmente, crescem em torno de 6 mm e 25 mm por século.

Evidentemente, as estalagmites não surgem simplesmente do chão Evidentemente, as estalagmites não surgem simplesmente do chão. A água que pinga da ponta de uma estalactite cai no chão de uma caverna e deposita mais calcita em um monte. Logo, surgirá uma estalagmite semelhante à forma de um cone. É por esse motivo que você geralmente encontra estalactites e estalagmites em pares e, às vezes, elas crescerão juntas para formar uma grande coluna. Existem muitas cavernas de calcário no mundo, famosas por suas exibições de gotejamento, como as cavernas Carlsbad (no Novo México), as cavernas Timpanogos (em Utá), a caverna Mammoth (em Kentucky), e as cavernas Jenolan e Buchan (na Austrália). Existem alguns truques clássicos para diferenciar as estalactites das estalagmites. •As estalactites se prendem "firmes" ao topo da caverna. •Estalactite possui um "t", como em "topo". •Estalactite possui um "c", como em "cobertura". •Estalagmite possui um "g", como em "grama", que fica no chão. wikipedia.org/wiki/Estalagmite

Rochas sedimentares orgânicas As rochas sedimentares orgânicas são formadas por restos de animais e vegetais mortos, que vão se acumulando em alguns locais, e através de grande pressão e temperatura, dão origem á rochas e minerais como calcário, carvão mineral, petróleo, etc.

Rochas metamórficas

CICLO DAS ROCHAS