Reavivamento pela Palavra de Deus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

Aprender: A reconhecer a importância do modo como o arrependimento e a confissão se relacionam com o reavivamento e a receção do Espírito Santo.
APRENDENDO A CONSOLIDAR COM JESUS
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 10
“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Profetiza Ez. 37.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
VIDA ESPIRITUAL DA IGREJA
Maria a Bem-Aventurada
Comunidade Cristã Jesus Para o Mundo
Neemias 8,2-4a Naqueles dias, o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes.
Josias, o Rei Menino..
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
Maria Mãe da Eucaristia
O QUE É UM AVIVAMENTO AUTÊNTICO
O PAPEL DA IGREJA NO AVIVAMENTO
À ESPERA DO AVIVAMENTO AUTÊNTICO
"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva
O Santo Padre na missa desta terça-feira (28 de Janeiro de 2014) falou sobre a fecundidade da oração de louvor. Ao comentar a primeira leitura, extraída.
A VIDA EM CRISTO REQUER CUIDADOS
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
Neemias 8 A consagração do povo
12 DIAS DE BENÇÃO PARA UM ANO DE EDIFICAÇÃO
Adorar com um coração quebrantado Adorar com um cântico de louvor.
Neemias 1 Como cumprir a vontade de Deus?
O poder da Evangelização
O AVIVAMENTO BÍBLICO Neemias
Neemias 5 A restauração social
As Quatro Grandes Comissões
TEMAS BÍBLICOS.
A verdadeira conversão
A Paz do Senhor! Estamos na 6ª lição da revista VIDA CRISTÃ VITORIOSA, 1º Trimestre de 2013, comentada pelo Pastor Silvano Doblinski. O tema da semana.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
 Adoração, na Bíblia, é assunto sério, não é uma questão de gosto pessoal, nem é uma questão de fazer as coisas preferidas ou seguir as próprias inclinações.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
“...vinda a hora do seu juízo...” “...E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada.”
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2015 e o tema da revista é Moisés, o legislador de Israel, tendo o Pastor Belchior Martins da Costa, Presidente.
Onde Deus levanta outra geração
Carta do Apóstolo Paulo
Sto. Antônio Maria Zaccaria para adolescentes
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
Filadélfia Esmirna Pérgamo Éfeso Sardes Tiatira Laodicéia
Uma vida de fidelidade I Corintios 8.
1. Que livro é esse? 3 DE OUTUBRO DE 2015
12. Novo céu e nova terra 19 DE DEZEMBRO DE 2015
A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2015 e o tema da revista é Maturidade Espiritual, tendo o Pastor José Fernandes Correia Noleto, Presidente.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2016 e o tema da revista é Casamento e Família, tendo o Pastor Valdir Alves de Oliveira, Presidente da Assembleia.
A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2015 e o tema da revista é Maturidade Espiritual, tendo o Pastor José Fernandes Correia Noleto, Presidente.
Você está registrado NO CÉU?. João 3: Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. 2 Ele veio a Jesus, à noite, e disse:
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
A BÍBLIA E A REVITALIZAÇÃO DA IGREJA Elaborado por: Ana Paula Morais O que é revitalizar? - Dar vida ou existência, animar, reviver, tornar vívido, dar.
11 DE JUNHO DE 2016 Os ultimatos do Filho do Homem Porque te sobrevirão dias em que os teus inimigos haverão de te cercar (...). E não deixarão em ti pedra.
E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua,
Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Lição nº 12 – 19/06/2016 – penúltima.
Transcrição da apresentação:

Reavivamento pela Palavra de Deus Neemias 8

Texto Básico “Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.” (Neemias 8:5)

Introdução As necessidades materiais do povo de Jerusalém estavam supridas, os muros e portas já estavam edificados. Agora era hora de se concentrar nas necessidades espirituais deste povo. Esdras foi chamado para fazer a reforma mais importante: o reavivamento espiritual.

Resgatando a Autoridade das Escrituras “Era o primeiro dia do sétimo mês” (v. 2), o equivalente judaico ao Ano Novo. Este mês equivale ao nosso mês de Setembro, neste mês os judeus comemoram as seguintes festas: Era a ocasião perfeita para a nação colocar a sua vida espiritual em ordem diante do Senhor. Dia do Mês Festa 1 Festa das Trombetas 10 Dia da Expiação 15-21 Festa dos Tabernáculos

Resgatando a Autoridade das Escrituras Neemias pediu para que Esdras lesse o livro da Lei que compreende toda a Torá, ou seja, os cinco primeiros livros da Bíblia. Esdras leu e explicou a Palavra do Senhor seis horas por dia por sete dias. Na praça lotada, em frente ao Portão das Águas “homens, mulheres e crianças que já tinham idade para entender” (vv. 2,3) Eis aqui uma preciosa verdade: antes de entrar no coração da pessoa e liberar seu poder transformador, a Palavra de Deus precisa ser compreendida por quem ouve ou lê.

Resgatando a Autoridade das Escrituras Abençoados são os cristãos que têm o privilégio de ouvir pregações expositivas sobre a Escritura. O povo entendeu a mensagem divina, e, como resultado, sobreveio um poderoso avivamento no meio deles. Houve um quebrantamento verdadeiro, e não um simples remorso (v. 9). A verdadeira renovação espiritual só vem quando indivíduos saem da religiosidade e apatia moral para com Deus, e se voltam para ele em arrependimento e fé. E isso envolve submissão às Escrituras.

Resgatando a Autoridade das Escrituras A maior restauração que Neemias implantou foi a restauração da autoridade da Palavra de Deus sobre o povo, pois sem tal restauração a cidade seria completamente vulnerável. Outra verdade inconteste é que somente o ensino sério da Palavra de Deus produz verdadeiro avivamento no meio da igreja local. Todos os verdadeiros avivamentos na história do povo de Israel e no seio da Igreja, ao longo dos séculos, só tiveram resultados duradouros quando começaram e prosseguiram alicerçados na Palavra de Deus.

Restaurando a Autoridade da Liderança Vocacionada Quando Esdras abre o livro da Lei todo o povo se coloca de pé (v. 5) Depois eles se ajoelharam e adoraram (v. 6) Quando Esdras começa a ler e explicar o livro o povo se coloca em pé (v. 7) BJ e AA Reverência se presta com os ouvidos atentos à Palavra, que é viva e eficaz. Alguém pode escutar, mas não ouvir a leitura da Palavra e sua explicação, por estar desatento durante a ministração.

Restaurando a Autoridade da Liderança Vocacionada Com a lei de Deus na mente e no coração, o povo teve uma reação surpreendente: “todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei”. (v. 9) Geralmente, em todo reavivamento genuíno na história, sempre houve dois pontos altos. Primeiro, sempre houve exposição da Palavra de Deus; segundo, sempre houve uma mobilização espontânea como resposta por parte do povo de Deus

Restaurando a Autoridade da Liderança Vocacionada O povo se entristeceu quando pela explicação e leitura da Palavra de Deus, viram que estavam em pecado. Esdras e Neemias então dizem ao povo que não era para eles se entristecerem, mas sim celebrarem. Neemias como um bom líder sabia que havia pessoas que não tinha como celebrar devido a sua condição financeira, então ele convida o povo a doar para aqueles que não tinham como festejar.

Restaurando a Autoridade da Liderança Vocacionada A tristeza se torna em alegria e há grande festa em Jerusalém. E toda aquela alegria era resultado do avivamento genuíno provocado pela exposição da Palavra de Deus. Na realidade, era alegria vinda de cima do céu, da parte de Deus. Era “a alegria do Senhor” (v. 10). O povo experimentou a alegria porque mais uma vez o Senhor se tornou o centro de sua vida, e isto se deveu principalmente à atuação de uma liderança espiritual vocacionada por Deus.

Reavivando a Identidade das Pessoas Foi uma semana de celebrações, uma semana de Bíblia, uma semana de “mui grande alegria, terminando com uma assembleia solene e espiritual” (vv. 17) Não basta o povo de Deus ter uma bela estrutura organizacional, se não tiver vida espiritual! Por isso, por meio da Palavra, o Espírito Santo renovou as forças espirituais do povo de Judá. A Bíblia foi exposta e o povo respondeu praticando-a. As Escrituras causaram grande impacto na vida do povo.

Lições para nós hoje O reavivamento não é um evento que acontece uma só vez, mas é uma decisão constante e consciente. O reavivamento deve estar baseado nas Escrituras, e não em emoções e música de fundo adequada ou dinâmica de grupo. O reavivamento entre o povo de Deus envolve uma comunidade: homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres – todos se uniram para ouvir a Palavra – e responderam como comunidade O reavivamento não está focado apenas no líder. O reavivamento tem uma visão ampla e evita distrações externas.

Conclusão Você sente necessidade dessa renovação pessoal em sua vida espiritual? O seu tempo dedicado às Escrituras e à oração anda limitado pelos muitos compromissos (por bons que sejam) e agenda cheia? É tempo de a Igreja reunir-se sob a Palavra de Deus para renovar sua aliança com o Senhor. Precisamos ter esse senso da glória de Deus em nossos cultos, com arrependimento, confissão, adoração e percepção clara de quem é Deus e o que ele faz. Precisamos olhar para o passado e ver as lições da história, pois o mesmo Deus fez, faz e fará maravilhas na vida do seu povo.