Rodrigo Cristiano Silva Introdução A HTML 5 foi idealizada por um grupo de “freethinkers” que estavam cansados do padrão oficial da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Unidades de Ensino da Microsoft
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Apresentação da Monografia
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Sistema Gerenciador de Repositórios de arquivos. Objetivos principais: –Compartilhar arquivos entre pesquisadores; –Gerenciar acessos a estes arquivos;
Análise e Projeto de Sistemas
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Internet Principais conceitos.
Tecnologias para Internet
Aula 01 – Apresentação e introdução html
A grande rede mundial de computadores
Informática Navegador – Browser
Configuração de manutenção
Prof. Ilaim Costa Jr. Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr.
Programação Web com PHP
Rodrigo Cristiano Silva
Selenium Componentes: Fábio Gomes Claver Pari Eni Conde
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
Rodrigo Cristiano Silva
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Conceitos de J2EE para a WEB
WEB SOLUTIONS 4 U1º SEMINÁRIO Projeto da disciplina Engenharia de Software Empresa: WebSolutions4U Projeto: Cloud University Builder Alunos/Sócios da empresa:
TEC. DESENVOLVIMENTO WEB Prof.: Jean Carlo Mendes
Professor: Márcio Amador
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Primeiro Técnico Navegadores.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
IIS Web Server.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 04 Prof. Gustavo Linhares 28/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Tópicos avançados em internet B Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
Profª Angela Tissi Tracierra. É uma arquitetura de rede, onde existem dois módulos básicos na rede: o Servidor e os Clientes.
Aguilar Figueira Dias Orientador Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Academia de Ensino Superior - Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Programando eventos.
ACCESS AULA 01 Na primeira aula você terá uma visão geral do Microsoft Access, conhecerá sua evolução e suas versões. Ao final da aula você irá possuir.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Karine Alessandra Córdova
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
HTML - HyperText Markup Language Professora: Fabrícia F. de Souza.
Design Gráfico Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 02 Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 02.
Correio eletrônico O Webmail é uma ferramenta que possibilita o acesso ao correio eletrônico a partir de qualquer ponto da internet, utilizando-se apenas.
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 9 – 08/05/2013.
Student Tech Clubs Desenvolvimento WEB Antonio Ladeia Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal da Bahia Introdução.
Academia de Ensino Superior Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Desenhando a página.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Desenvolvimento WEB II Introdução ao AJAX Professora: Kelly de Paula Cunha.
1 Prof. Esp. Andrew Rodrigues HTML.
Visão Geral de Desenvolvimento Web Front End Tecnologias.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
JavaScript Introdução ao JavaScript 1. Objetivos Introdução Sintaxe Básica Arquivo (script) externo Script no HEAD da página Script no BODY da página.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :34 1 Introdução e Conceitos CSS CSS significa Cascade Style Sheetes (Folha de Estilo.
WebDesign JavaScript e jQuery. HTML e W3C - O HTML segue padrão XML - linguagem somente de marcação - somente de visualização de conteúdo sem formatação.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
Apresentação TI Alunos: Isadora Bernardo, Lucas Medeiros, Marcela Muniz e Renata Coutinho.
A evolução da Internet Rodrigo Melo Génese da Internet A Expansão Da Internet Fornecedor de acesso à internet service providers Contas de utilizadores.
Transcrição da apresentação:

Rodrigo Cristiano Silva

Introdução A HTML 5 foi idealizada por um grupo de “freethinkers” que estavam cansados do padrão oficial da HTML A nova linguagem permite praticas para o desenvolvimento de páginas que eram banidas há uma década atrás Foi dedicado um esforço considerável durante a especificação da linguagem para dizer aos fabricantes de browsers como lidar com erros nas tags (markup mistakes) Finalmente é possível reproduzir vídeos sem um plug-in como o Flash Introduz uma avalanche de funcionalidades baseadas em JavaScript que podem trazer para as páginas web algumas das funcionalidades de interatividade das aplicações desktop

Introdução Entender a HTML 5 não é uma tarefa simples O desafio mais significante é que as pessoas usam a palavra HTML 5 para se referir a uma dúzia ou mais de padrões separados De fato, HTML 5 significa: “HTML 5 e todos seus padrões relacionados” “Próxima geração de tecnologias para o desenvolvimento de páginas web” As definições acima trazem o segundo desafio do HTML 5: suporte do browser. Browsers diferentes suportam partes diferentes do HTML 5 e ainda existem funcionalidades que não funcionam em nenhum browser

Visualização de Páginas HTML 5 A pergunta que todos fazem é: “Quais browsers suportam HTML 5?” Infelizmente, é uma questão que não possui uma resposta clara Como o HTML 5 é uma coleção de padrões independentes, alguns deles já são suportados e alguns deles não serão suportados por vários anos, ou nunca serão suportados Todo o resto dos padrões cai em algum lugar no meio das situações acima, o que significa que a HTML 5 funciona em algumas versões de alguns browsers

Suporte dos Browsers Abaixo são listados os browsers que suportam uma porção significante de HTML 5: Internet Explorer 9 ou superior Firefox 3.5 ou superior Google Chrome 8 ou superior Safari 4 ou superior Opera 10.5 ou superior O suporte dos browsers melhora com as versões mais recentes Por exemplo, o Firefox 5 oferece um suporte ao HTML 5 muito melhor que o Firefox 3.5 Antes de decidir por utilizar um recurso da HTML 5 é importante conhecer o nível de suporte ao recurso do(s) browser(s)

O que há de novo? Uma nova forma de estruturar as páginas Elementos Semânticos do HTML 5: um grupo de elementos que podem inserir significado às tags Quando usadas apropriadamente, essas informações extras podem ajudar o browser, ferramentas de web design e engines de busca a trabalhar de forma mais inteligente Formulários Web Refinados Mudanças no HTML 5 para elementos de formulários web O HTML 5 adiciona algumas ferramentas básicas para detectar erros nos dados de entrada Áudio e Vídeo Uma das novidades mais comentadas do HTML 5: a linguagem suporta a reprodução de vídeos e áudio

O que há de novo? Canvas A linguagem permite desenhar superfícies de duas e três dimensões Podem ser usados: shapes, pictures, text, shadows e animations Estilos com CSS 3 Última versão do CSS que complementa muito bem o HTML 5 Armazenamento de Dados Nova funcionalidade que permite armazenar pequenas quantidades de informação na máquina do visitante Também é possível processar arquivos selecionados pelo usuário através de código JavaScript, ao invés de processar no servidor

O que há de novo? Aplicações Offline A nova funcionalidade de cache do HTML 5 que permite que o browser mantenha uma página web rodando, mesmo que a conexão com a web seja perdida Comunicação com o Servidor Web XMLHttpRequest Server-Side-Events Web Sockets Geolocation Permite determinar a poição do visitante da página