Aula – A biodiversidade como resultado do processo evolutivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação dos Seres Vivos Prof. M. Sc
Advertisements

Origem da Vida.
A origem da vida e a evolução
CURSINHO DOM BOSCO EVOLUÇÃO EDILSON SOARES.
Karla Yotoko – DBG Universidade Federal de Viçosa
Cenário evolutivo.
Teorias Evolucionistas
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Introdução à Biologia Evolutiva
O que você deve saber sobre
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Especiação.
FLUXO GÊNICO E MUTAÇÃO.
Origem da diversidade biológica
Biologia A Biodiversidade.
HISTÓRICO DA VIDA.
Prof. Regis Romero.
Ecossistemas.
Biologia – 8ª Série (Profª.: Daniela Benaion Barroso)
Espécies Disciplina: Biologia Animal Acadêmicas: Bruna Basso
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
Evolução Prof: Regis Romero.
Profª. Roberta Fontoura
Professor Antônio Ruas
AULA 5 A REPRODUÇÃO.
Criacionismo (Fixismo) x Evolucionismo
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução e Sistemática
REINO DAS PLANTAS.
Evolução Profa. Daniela.
Evolução e Sistemática
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
Evolução – teorias e evidências
O que é espécie?.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Problema 3 – Tema 1 Um estudo posterior (4 anos após a implantação da barragem) feito no rio principal da bacia RR indicou um decréscimo significativo.
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
FLUXO GÊNICO DE POPULAÇÕES MIGRANTES
Aula 5 – Frente 2 Profo. Leandro
ORIGEM DAS ESPÉCIES (ESPECIAÇÃO)
Especiação Curso: Ciências Biologicas Prof. Maurício Lamano Ferreira.
EVOLUÇÃO unesp Disciplina: Prof. : Mario Luiz Teixeira de Moraes
Evolução e Sistemática
Evolução.
HISTÓRICO E INTERAÇÕES DA VIDA
Diversidade na Biosfera
Processos Evolutivos Prof. ALAN ALENCAR.
AULA 25 - ESPECIAÇÃO Prof. Alan Alencar.
Cap. 1 O que a Ecologia estuda Professora: Alexsandra Ribeiro
Profº Alexsandra Ribeiro
Especiação e extinção.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Emanuelle Grace Kelly.
Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
Revisão de Ciências UT1 e UT Ano Internacional da Biodiversidade Utilizar a biodiversidade de maneira sustentável→ dar condições para o meio.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Maria Aparecida Salles Franco
Características gerais dos seres vivos
O CONCEITO DE ESPÉCIE (baseada em IB – UFMG) -Species = tipo. - Espécies representam a unidade básica da sistemática, evolução, genética e outras áreas.
Ciências da Natureza Biologia Características dos Seres Vivos e sua organização-Aula 1 Professor: Sérgio Mala.
Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas Biologia II
Quitéria Paravidino Aulas 3 e 4
CONCEITO TIPOLÓGICO DE ESPÉCIE – FILOSOFIA!!! 1.Uma espécie consiste em indivíduos que compartilham a mesma “essência”; 2.Cada espécie é separada de todas.
Tópicos mais cobrados na Facid Anato-fisiologia humana Anato-fisiologia humana Genética (Biotecnologias) Genética (Biotecnologias) Evolução Evolução Citologia.
Biogeografia e conservação. CE=crisis ecorregions; BH= hotspots; EBA= endemic bird areas; CPD= centers of plant diversity; MC=megadiverse countries; G200=
Transcrição da apresentação:

Aula 3-3.5 – A biodiversidade como resultado do processo evolutivo

Ao longo da evolução dos seres vivos houve: Diversificação de formas Diversificação de funções Diversificação de comportamento http://4.bp.blogspot.com/-ONEYc26aBoo/TViUyOwcYAI/AAAAAAAAHPg/ps--5WjqGKk/s1600/arvore-da-vida2.gif Até agora estudamos como se originou o primeiro ser vivo, depois observamos que estes seres vivos passaram de simples para seres vivos complexos. Estes mecanismos pelos quais os seres vivos passam por transformação que permite seu ajustamento ao meio é chamado evolução. Então evolução são modificações sofridas pelos seres vivos que os permitem se ajustarem ao meio em que vivem. O material didático de vocês trás a história da vida que ocorreu desde 4,5 bilhões de anos atrás em uma escala de um mês ou seja em trinta dias. Isso foi feito porque em escalas de bilhões de anos temos dificuldade de intrepretar o tempo. Então observem a Terra surgiu entre 4,9 e 4,5 bilhões de anos atrás e na escala de um mês a origem da Terra ocorre no primeiro dia. Considerando esta escala os primeiros seres vivos se formaram entre o terceiro e o quarto dia do mês. A origem da vida em escala geológica ocorreu entre 3,5 bilhões de anos. Os primeiros registros fósseis confirmados estão por volta do sétimo dia do mês. O seres fotossintetizantes no décimo sexto dia e os organismos que realizavam respiração aeróbia surgiram no décimo nono dia que equivale a 2 bilhões de anos atrás. Em seguida vem os primeiros seres eucariotos e há 700 milhões de anos atrás surgiram os organismos multicelulares. Apenas nos últimos 4 dias do mês é que ocorreu uma explosão de vida, ou seja, surgiu grande número de espécies na vida aquática. Como eu já havia dito os seres fotossintetizantes ocupam o meio terrestre. Após a ocupação destes organismos os primeiros animais começam a ocupar o ambiente terrestre também. No vigésimo nono dia estamos por volta dos 300 milhões de anos atrás. Nesse período houve extinção de florestas. Houve o surgimento dos insetos, mamíferos e ocorreu o domínio dos dinossauros. Depois dos répteis em uma linha evolutiva derivou as aves. Em seguida as plantas terrestres chamadas gimnospermas se derivaram em plantas com flores chamadas angiospermas. Em seguida houve a formação dos primeiros mamíferos, primeiros hominídeos e o Homo sapiens. Então com todo este histórico percebemos que os seres vivos foram se transformando de de modo a ajustar-se ao meio em que vivem. Assim falamos de dois tipos de evolução. A evolução química e a Evolução biológica. A Evolução química é aquela que estudamos que nos informou como surgiram os primeiros seres vivos da Terra através de modo respeitando a teoria da abiogênese. E a evolução biológica foi responsável pela continuidade da vida na Terra e ocorreu do quinto ao trigéssimo dia. Milhares de seres vivos

Indivíduos da mesma espécie compartilham o máximo de semelhanças Espécie é um grupo cujos integrantes são capazes de: cruzarem na natureza geram descendentes férteis Até agora estudamos como se originou o primeiro ser vivo, depois observamos que estes seres vivos passaram de simples para seres vivos complexos. Estes mecanismos pelos quais os seres vivos passam por transformação que permite seu ajustamento ao meio é chamado evolução. Então evolução são modificações sofridas pelos seres vivos que os permitem se ajustarem ao meio em que vivem. O material didático de vocês trás a história da vida que ocorreu desde 4,5 bilhões de anos atrás em uma escala de um mês ou seja em trinta dias. Isso foi feito porque em escalas de bilhões de anos temos dificuldade de intrepretar o tempo. Então observem a Terra surgiu entre 4,9 e 4,5 bilhões de anos atrás e na escala de um mês a origem da Terra ocorre no primeiro dia. Considerando esta escala os primeiros seres vivos se formaram entre o terceiro e o quarto dia do mês. A origem da vida em escala geológica ocorreu entre 3,5 bilhões de anos. Os primeiros registros fósseis confirmados estão por volta do sétimo dia do mês. O seres fotossintetizantes no décimo sexto dia e os organismos que realizavam respiração aeróbia surgiram no décimo nono dia que equivale a 2 bilhões de anos atrás. Em seguida vem os primeiros seres eucariotos e há 700 milhões de anos atrás surgiram os organismos multicelulares. Apenas nos últimos 4 dias do mês é que ocorreu uma explosão de vida, ou seja, surgiu grande número de espécies na vida aquática. Como eu já havia dito os seres fotossintetizantes ocupam o meio terrestre. Após a ocupação destes organismos os primeiros animais começam a ocupar o ambiente terrestre também. No vigésimo nono dia estamos por volta dos 300 milhões de anos atrás. Nesse período houve extinção de florestas. Houve o surgimento dos insetos, mamíferos e ocorreu o domínio dos dinossauros. Depois dos répteis em uma linha evolutiva derivou as aves. Em seguida as plantas terrestres chamadas gimnospermas se derivaram em plantas com flores chamadas angiospermas. Em seguida houve a formação dos primeiros mamíferos, primeiros hominídeos e o Homo sapiens. Então com todo este histórico percebemos que os seres vivos foram se transformando de de modo a ajustar-se ao meio em que vivem. Assim falamos de dois tipos de evolução. A evolução química e a Evolução biológica. A Evolução química é aquela que estudamos que nos informou como surgiram os primeiros seres vivos da Terra através de modo respeitando a teoria da abiogênese. E a evolução biológica foi responsável pela continuidade da vida na Terra e ocorreu do quinto ao trigéssimo dia. http://static.hsw.com.br/gif/pinguim-imperador.jpg

Híbridos: espécies DIFERENTES formam descendentes ESTÉREIS Raça humana ??? Raças: grupos com diferenças mais ou menos evidentes – MESMA ESPÉCIE! – Ocorre fluxo gênico! http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VADefiningSpecies.shtml www.globorural.globo.com Até agora estudamos como se originou o primeiro ser vivo, depois observamos que estes seres vivos passaram de simples para seres vivos complexos. Estes mecanismos pelos quais os seres vivos passam por transformação que permite seu ajustamento ao meio é chamado evolução. Então evolução são modificações sofridas pelos seres vivos que os permitem se ajustarem ao meio em que vivem. O material didático de vocês trás a história da vida que ocorreu desde 4,5 bilhões de anos atrás em uma escala de um mês ou seja em trinta dias. Isso foi feito porque em escalas de bilhões de anos temos dificuldade de intrepretar o tempo. Então observem a Terra surgiu entre 4,9 e 4,5 bilhões de anos atrás e na escala de um mês a origem da Terra ocorre no primeiro dia. Considerando esta escala os primeiros seres vivos se formaram entre o terceiro e o quarto dia do mês. A origem da vida em escala geológica ocorreu entre 3,5 bilhões de anos. Os primeiros registros fósseis confirmados estão por volta do sétimo dia do mês. O seres fotossintetizantes no décimo sexto dia e os organismos que realizavam respiração aeróbia surgiram no décimo nono dia que equivale a 2 bilhões de anos atrás. Em seguida vem os primeiros seres eucariotos e há 700 milhões de anos atrás surgiram os organismos multicelulares. Apenas nos últimos 4 dias do mês é que ocorreu uma explosão de vida, ou seja, surgiu grande número de espécies na vida aquática. Como eu já havia dito os seres fotossintetizantes ocupam o meio terrestre. Após a ocupação destes organismos os primeiros animais começam a ocupar o ambiente terrestre também. No vigésimo nono dia estamos por volta dos 300 milhões de anos atrás. Nesse período houve extinção de florestas. Houve o surgimento dos insetos, mamíferos e ocorreu o domínio dos dinossauros. Depois dos répteis em uma linha evolutiva derivou as aves. Em seguida as plantas terrestres chamadas gimnospermas se derivaram em plantas com flores chamadas angiospermas. Em seguida houve a formação dos primeiros mamíferos, primeiros hominídeos e o Homo sapiens. Então com todo este histórico percebemos que os seres vivos foram se transformando de de modo a ajustar-se ao meio em que vivem. Assim falamos de dois tipos de evolução. A evolução química e a Evolução biológica. A Evolução química é aquela que estudamos que nos informou como surgiram os primeiros seres vivos da Terra através de modo respeitando a teoria da abiogênese. E a evolução biológica foi responsável pela continuidade da vida na Terra e ocorreu do quinto ao trigéssimo dia. Híbridos: espécies DIFERENTES formam descendentes ESTÉREIS

A formação de novas raças e novas espécies Especiação: formação de novas espécies Pressão seletiva do ambiente Especiação Dois eventos importantes na especiação: Isolamento geográfico Isolamento reprodutivo Até agora estudamos como se originou o primeiro ser vivo, depois observamos que estes seres vivos passaram de simples para seres vivos complexos. Estes mecanismos pelos quais os seres vivos passam por transformação que permite seu ajustamento ao meio é chamado evolução. Então evolução são modificações sofridas pelos seres vivos que os permitem se ajustarem ao meio em que vivem. O material didático de vocês trás a história da vida que ocorreu desde 4,5 bilhões de anos atrás em uma escala de um mês ou seja em trinta dias. Isso foi feito porque em escalas de bilhões de anos temos dificuldade de intrepretar o tempo. Então observem a Terra surgiu entre 4,9 e 4,5 bilhões de anos atrás e na escala de um mês a origem da Terra ocorre no primeiro dia. Considerando esta escala os primeiros seres vivos se formaram entre o terceiro e o quarto dia do mês. A origem da vida em escala geológica ocorreu entre 3,5 bilhões de anos. Os primeiros registros fósseis confirmados estão por volta do sétimo dia do mês. O seres fotossintetizantes no décimo sexto dia e os organismos que realizavam respiração aeróbia surgiram no décimo nono dia que equivale a 2 bilhões de anos atrás. Em seguida vem os primeiros seres eucariotos e há 700 milhões de anos atrás surgiram os organismos multicelulares. Apenas nos últimos 4 dias do mês é que ocorreu uma explosão de vida, ou seja, surgiu grande número de espécies na vida aquática. Como eu já havia dito os seres fotossintetizantes ocupam o meio terrestre. Após a ocupação destes organismos os primeiros animais começam a ocupar o ambiente terrestre também. No vigésimo nono dia estamos por volta dos 300 milhões de anos atrás. Nesse período houve extinção de florestas. Houve o surgimento dos insetos, mamíferos e ocorreu o domínio dos dinossauros. Depois dos répteis em uma linha evolutiva derivou as aves. Em seguida as plantas terrestres chamadas gimnospermas se derivaram em plantas com flores chamadas angiospermas. Em seguida houve a formação dos primeiros mamíferos, primeiros hominídeos e o Homo sapiens. Então com todo este histórico percebemos que os seres vivos foram se transformando de de modo a ajustar-se ao meio em que vivem. Assim falamos de dois tipos de evolução. A evolução química e a Evolução biológica. A Evolução química é aquela que estudamos que nos informou como surgiram os primeiros seres vivos da Terra através de modo respeitando a teoria da abiogênese. E a evolução biológica foi responsável pela continuidade da vida na Terra e ocorreu do quinto ao trigéssimo dia.

Isolamento geográfico ocorre quando uma população é separada em grupos populacionais por uma barreira ? Até agora estudamos como se originou o primeiro ser vivo, depois observamos que estes seres vivos passaram de simples para seres vivos complexos. Estes mecanismos pelos quais os seres vivos passam por transformação que permite seu ajustamento ao meio é chamado evolução. Então evolução são modificações sofridas pelos seres vivos que os permitem se ajustarem ao meio em que vivem. O material didático de vocês trás a história da vida que ocorreu desde 4,5 bilhões de anos atrás em uma escala de um mês ou seja em trinta dias. Isso foi feito porque em escalas de bilhões de anos temos dificuldade de intrepretar o tempo. Então observem a Terra surgiu entre 4,9 e 4,5 bilhões de anos atrás e na escala de um mês a origem da Terra ocorre no primeiro dia. Considerando esta escala os primeiros seres vivos se formaram entre o terceiro e o quarto dia do mês. A origem da vida em escala geológica ocorreu entre 3,5 bilhões de anos. Os primeiros registros fósseis confirmados estão por volta do sétimo dia do mês. O seres fotossintetizantes no décimo sexto dia e os organismos que realizavam respiração aeróbia surgiram no décimo nono dia que equivale a 2 bilhões de anos atrás. Em seguida vem os primeiros seres eucariotos e há 700 milhões de anos atrás surgiram os organismos multicelulares. Apenas nos últimos 4 dias do mês é que ocorreu uma explosão de vida, ou seja, surgiu grande número de espécies na vida aquática. Como eu já havia dito os seres fotossintetizantes ocupam o meio terrestre. Após a ocupação destes organismos os primeiros animais começam a ocupar o ambiente terrestre também. No vigésimo nono dia estamos por volta dos 300 milhões de anos atrás. Nesse período houve extinção de florestas. Houve o surgimento dos insetos, mamíferos e ocorreu o domínio dos dinossauros. Depois dos répteis em uma linha evolutiva derivou as aves. Em seguida as plantas terrestres chamadas gimnospermas se derivaram em plantas com flores chamadas angiospermas. Em seguida houve a formação dos primeiros mamíferos, primeiros hominídeos e o Homo sapiens. Então com todo este histórico percebemos que os seres vivos foram se transformando de de modo a ajustar-se ao meio em que vivem. Assim falamos de dois tipos de evolução. A evolução química e a Evolução biológica. A Evolução química é aquela que estudamos que nos informou como surgiram os primeiros seres vivos da Terra através de modo respeitando a teoria da abiogênese. E a evolução biológica foi responsável pela continuidade da vida na Terra e ocorreu do quinto ao trigéssimo dia. Isolamento reprodutivo ocorre quando entre as população não ocorre mais fluxo gênico

Mecanismos que bloqueiam o fluxo gênico Pré-zigóticos Impedem o encontro de gametas ou ato da cópula Pós-zigóticos Afetam a viabilidade e/ou a capacidade reprodutiva dos descendentes Isolamento espacial Isolamento estacional ou temporal – “Anfíbios – rãs” Isolamento mecânico – “Crescimento do tubo polínico” Isolamento comportamental ou etológico – “Aves – corte” Isolamento gamético Esterelidade do híbrido Inviabilidade do híbrido

Classificação dos seres vivos em Reinos e Domínios Classificação Wittaker -1969 Classificação Woese -1980 Parede celular- composição*, lipídios - estrutura, produção de metano, fotossíntese*