Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Sistemas operacionais
Curso de Administração
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Introdução Ligações inter-redes.
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Internet Principais conceitos.
A grande rede mundial de computadores
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
REDES DE COMPUTADORES II
Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Monitoria de Introdução à Computação
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
CCNA 1 – Conceitos de Rede
Técnico em Informática
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05.
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
Evolução dos Sistemas de Computação e das arquiteturas.
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 3 Conceitos Básicos de Comunicação de Dados Alberto Martins Júnior.
Princípios de Sistemas de Informação
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Redes de comunicação A Internet e a Web
INTERNET BÁSICA.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
Tecnologia de Informação Aula 8
TCp/Ip O TCP/IP (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem de.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
1 Programação Distribuída em Java Aula Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor.
Redes e Manutenção de Computadores
Termos – redes de computadores
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Aula II – Redes sem fio.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
REDES DE COMPUTADORES II
Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!.
Informática Industrial N8INF
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 2.a Aula: Comunicacao de Dados.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas. TCP/IP  O TCP/IP (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação entre.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Arquitetura em Camadas
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
Alessandro D. R. Fazenda
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari

Uma Grande Rede de Computadores A Internet é considerada uma grande rede de computadores, pois ela é composta por uma infinidade de Redes Locais (LANs) e Redes Abertas (WANs), inúmeros computadores individuais e todos os softwares - servidores, sistemas operacionais, protocolos e clientes usados para manter a rede de comunicação.

Uma Coleção de Informações A Internet é uma coleção de informações. Nossa civilização está rapidamente passando da era industrial para a era da informação, e mais do que isto, a era do conhecimento. Hoje, a informação e o conhecimento são bens tão grande quanto qualquer outro. A compra, venda e negociação de informações é um jogo de alto risco e grande retorno, haja visto que as 40 maiores fortunas de pessoas de média idade, foram formadas a partir da "venda" de informações e conhecimentos.

Uma Comunidade Global A Internet é uma comunidade de pessoas. Quando as pessoas se reúnem em torno de um interesse, evento ou atividade comum, elas formam uma comunidade. A Internet tem contribuído para estabelecer a primeira comunidade verdadeiramente global. Essa comunidade é composta por qualquer pessoa que invista tempo e esforço para interagir com outra pessoa por meio da Internet. Essas pessoas provêm de qualquer continente, país, raça, religião, sexo ou idade.

Computadores na Internet Os computadores que compõem a Internet variam de mainframes a PCs (Personal Computer) e notebooks. Muitos desses computadores fazem parte de uma LAN, WAN ou Intranet, mas alguns são máquinas independentes conectadas apenas à Internet por intermédio de uma linha telefônica ou uma linha dedicada de dados (como exemplo, o Speedy da Telefônica, que usa tecnologia ADSL - Asynchronous Digital Subscriber Line). Os sistemas operacionais desses computadores variam ainda mais nos tipos disponíveis.

O Impacto da Internet A Internet tornou-se o foco do desenvolvimento e avanço da tecnologia mundial em um curto espaço de tempo. Desde seu surgimento, há cerca de 25 anos, (difundida apenas no meio militar e posteriormente no educacional) a Internet se tomou um lugar para estar. Todas empresas de computadores já adotaram linhas de produtos ou desenvolveram novos, para atender às demandas dessa entidade de hardware, softwares e usuários em constante crescimento.

Alguns Dados da Internet em 2006 (estimativas) Servidores no mundo: + de 210 milhões Servidores no Brasil: + de 6 milhões Pessoas conectadas no mundo: + de 1 bilhão Dados interessantes: A Internet levou 5 anos para ter o mesmo número de usuários, que o telefone teve em 30 anos; A Internet é o meio de comunicação que mais cresce no mundo; No Brasil, em 2007 deverá possuir cerca 52 milhões de usuários; Em 2005, a venda de produtos, serviços e informações deverá gerou negócios da ordem de US$ 2 trilhões;

Conceito de Protocolo Um protocolo é um conjunto de regras formais descrevendo como os dados são transmitidos por uma rede. os protocolos geralmente são incorporados a softwares de rede especializados, carregados por um aplicativo, um sistema operacional, um sistema operacional de rede, ou incorporados a um dispositivo de rede. As Intranets se baseiam em protocolos para gerenciar a transmissão de dados.

TCP/IP A Internet, como todas as redes, usa protocolos para permitir uma comunicação entre os dispositivos conectados. O protocolo central da Internet é o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol). O TCP/IP não é formado por um único protocolo: trata-se, na verdade, de uma coleção de protocolos de transporte e aplicação, e também é chamado de pilha de protocolo TCP/IP. Cada computador conectado à Internet deve usar TCP/IP para se comunicar com o resto da Internet. A pilha de protocolo é o único componente que todos os servidores e clientes da Internet têm em comum.

Endereçamento e Nomes de Domínio Em uma rede, todo computador possui um endereço ou nome específico atribuído a ele. A Internet é uma rede grande, de modo que cada computador deve ter um nome exclusivo. Esses endereços são usados para direcionar o fluxo no tráfego. O esquema de endereçamento usado na Internet é extremamente importante. Sem ele, as transmissões de dados seriam impossíveis. Cada computador na Internet deve ter um endereço exclusivo. De acordo com um estudo recente sobre hosts (servidores), a Internet contém mais de 25 milhões de computadores.

Terminologia Usada Gateway é um dispositivo de segurança de software ou hardware que monitora e restringe o tráfego para dentro e para fora de uma rede. Gateways traduzem protocolos de informação para permitir ou restringir a interconexão de redes incompatíveis. Host é um computador na Internet com um número IP atribuído que atua como servidor para pelo menos um tipo de informação, como FTP, Web, correio eletrônico etc.

Terminologia Usada Internetwork é uma rede de redes que pode ter componentes ou funções adicionais, como vínculos de WAN e LAN, roteadores, gateways ou acesso a um portador de comunicações público. A Internet é uma internetwork. Hipertexto é o esquema de informação organizacional e técnica de vincularão de informações usada pela Web. O hipertexto permite que palavras e frases sejam associadas por vínculos a outros recursos.

Hipermídia é o hipertexto que utiliza uma imagem gráfica como elemento de vínculo. Serviços de informação são aplicativos cliente/servidor e sistemas de transmissão de dos usados na Internet para comunicar o conteúdo. O termo servidor de informações geralmente é usado para distinguir o software que oferece um serviço de informações dos próprios dados. Terminologia Usada

Multimídia refere-se aos vários meios de distribuição de informações, como gráficos, som, vídeo e animação. Geralmente, esse termo é usado para indicar que uma ferramenta de comunicação utiliza mais do que texto puro para transferir seu conteúdo. Terminologia Usada

Modelo cliente/servidor é uma configuração de rede em que um computador central, o servidor, armazena e gerencia todos os recursos compartilhados por outros computadores, chamados clientes. Os termos “cliente“ e ”servidor“ podem se referir ao dispositivo de hardware ou a algum software. O hardware é simplesmente o computador que está conectado a uma rede para distribuir (servidor) ou solicitar (cliente) informações. O software é o programa que opera sobre o hardware que distribui (servidor) ou solicita (cliente) os dados. Terminologia Usada