Encontros com Jesus “O caso da mulher pecadora”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PERFUME DE JESUS Paulo Roberto Gaefke
Advertisements

O PADRÃO DIVINO PARA A FAMÍLIA
“Maravilhavam-se da Sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Mc 1:22).
MELHOR É DAR DO QUE RECEBER COMO JESUS, ASSIM QUERO SER
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Como promover o crescimento mútuo?
Rute a Moabita Época dos Juízes.
QUIZ DO SAULO CLASSE NAZIREU Iniciar Quiz.
"Dá-me de beber" (Jo 4,7).
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
Restaurados por Cristo – Mulher hemorrágica
Se não for esse, devemos nos humilhar? Por quê? E perante quem? Sofrimentos e sacrifícios. Será esse o caminho da humilhação que necessitamos para.
sendo de condição divina, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição
A morte do filho do beduíno
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
O Pecado.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Domingo de Ramos.
Quanto você estaria disposto a pagar por um perfume? Você o daria de presente para alguém de quem se sente devedor?
Uma florzinha de Jesus “Graças porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do.
Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo a uma esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a fim de.
A Atitude dos que buscam a Deus
EVANGELISMO PÚBLICO.
“Não falem tão orgulhosamente, nem saia de sua boca tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens. 2 Sm 2.3.
Reorganizando as.
“Disse-lhes Jesus: Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus.” Mateus 16.6 NVI.
A GRAÇA tem graça? Lucas 07:36-50.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
Você tem uma MISSÃO para cumprir
 O Vaso de Alabastro Marcos 14:3
Jesus ama a sua família Série: Eu vivo pela minha família.
Lições do Natal.
Hino 595 – “A mensagem da cruz” Antônio Almeida
Um fariseu convidou Jesus a ir comer com ele.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Pequei Senhor.
O SENHOR É O BOM PASTOR O SENHOR É O BOM PASTOR, ELE É O SALVADOR, O DEUS DE PAZ E DE ALEGRIA, O DEUS DE AMOR.
Marcas que marcam! Vivemos num mundo onde a marca de qualquer produto representa muito valor! Existem pessoas que passam a vida ajudando empresas.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
Hino 123 – “Rocha Eterna” Henry Maxwell Wright
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
Alegrei-me quando me disseram:
82 Anos Pregando boas novas.
“Muitos foram ter com ele, e diziam: João, na verdade, não fez sinal algum, mas tudo quanto disse deste homem era verdadeiro”. (João 10:41)
VOCÊ DEVE DEMONSTRAR AMOR NA FORMA QUE A PESSOA GOSTARIA DE RECEBER, E NÃO VOCÊ.
Restaurados por Cristo - Zaqueu
A Graça de Experimentar a Comunhão com Cristo
Faça você prime iro. A sobrecarregada enfermeira viu o jovem entrar no quarto e, inclinando- se, disse alto ao paciente idoso, – Seu filho está aqui…
Venha conhecer a felicidade
Iniciar Concurso A Única Esperança Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Lucas 05 a 11.
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá”. Salmo 27:10
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
2.É preciso ser humilde 09 de janeiro de 2015
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
“ Mil carneiros? Se as boas obras pudessem nos salvar, se as boas obras pudessem expiar o pecado, se elas pudessem pagar nossa dívida diante de.
A parábola do Bom Samaritano é a mais conhecida dentre todas as que falam das características dos que pertencem ao reino de Deus. Ela tem sido motivo.
Do ponto de vista humano, pensamos que há pessoas que definitivamente não merecem compaixão: assassinos, ladrões, raptores, estupradores, terroristas,
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” Sl
EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE FILL, TOT EL MEU ÉS TEU EL REGNE ÉS ENMIG NOSTRE Galilea FILL, TOT EL MEU ÉS TEU O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU.
11 DE JUNHO DE 2016 Os ultimatos do Filho do Homem Porque te sobrevirão dias em que os teus inimigos haverão de te cercar (...). E não deixarão em ti pedra.
23 DE ABRIL DE 2016 A autoridade do Filho do Homem E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade. (Lc.
16 de Junho de 2013 Domingo XI Tempo Comum -C- Domingo XI Tempo Comum -C- Música: “Yesav haEl” liturgia judeo-espanhola.
O Evangelho de Mateus. Companheiros de armas 08 “Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Lucas Subsídio para a 1ª Lição.
Transcrição da apresentação:

Encontros com Jesus “O caso da mulher pecadora” Lc 7: 36 - 50 Pr. Leandro Seawright Alonso OPBB-SP 2 726 Sermão tipo: expositivo

INTRODUÇÃO Encontros podem promover modificações significativas. Encontro com Jesus nos evangelhos sinóticos No evangelho de Lucas Jesus dedicou especial atenção às classes marginalizadas – gentios (Lc 2: 32), pastores (Lc 2: 8-20), pobres (Lc 6:20-23), samaritanos (Lc 10:30- 36), cobradores de impostos (Lc 15:1), pecadores, leprosos (Lc 17: 11-17), mulheres marginalizadas, viúvas abandonadas [...]; Invariavelmente, os encontros são choques/confrontos – pessoais ou conceituais No escopo deste sermão estão os encontros de um fariseu e uma mulher pecadora com Jesus Cristo

CARACTERÍSTICAS DE ENCONTROS “Quais são as motivações?” TEMPO “Quando?” PESSOAS “Quem?” ESPAÇO “Onde?”

Portanto, “Jesus Cristo vai ao nosso encontro, ou nós vamos ao Seu encontro, para sermos transformados conforme nossos posicionamentos” Afirmação teológica

DESTACO NESTA NOITE DOIS ENCONTROS COM JESUS CRISTO NUMA MESMA OCASIÃO, MAS COM POSICIONAMENTOS DIFERENTES:

1º Posicionamento contrastante 1.1. O ilustre convidado, Jesus Cristo, foi ao encontro do fariseu. Por ser anfitrião, o fariseu certamente se colocou próximo ao lugar de Jesus na mesa; 1.2. Jesus disse: “Entrei na sua casa, e não me deste água para os pés” (importância do “lava pés” na sociedade judaica); 1.3. A menor entre todos, sentou-se contrita aos pés de Jesus e, ao chorar, lavava-lhe os pés; 1.4. Jesus disse: “mas esta regou-me os pés com lágrimas e mos enxugou com os seus cabelos” 1.5. Neste exemplo, da mulher, Jesus Cristo mostra a INTENSIDADE DO ENCONTRO 1.6. Os encontros com Jesus devem transformar nossas vidas, mas precisamos de boas motivações para que isso aconteça. (frase de transição)

DIFERENÇAS NO PRIMEIRO POSICIONAMENTO Fariseu Mulher pecadora Encontrou-se com Jesus procurando compreendê-lo por meio da religião oficial (institucional) Encontrou-se com Jesus procurando experimentá-lo, vivenciá-lo, por meio da intimidade com Ele Não deu água para os pés de Jesus. Por isso, considerava-se mais digno e bem conceituado Chorou sobre os pés de Jesus, enxugando-os com os próprios cabelos – considerando-se indigna e menor(serva) Manteve-se no “status quo” da religião Superou a vergonha pública da indignidade Seu encontro com Jesus foi meramente religioso e investigativo Seu encontro com Jesus foi contrito, pessoal, relacional, existencial e, sobretudo, intenso

2º Posicionamento contrastante 2.1. O fariseu se manteve em posição analítica, procurando conclusões sobre a identidade de Jesus Cristo; 2.2. Jesus disse: “Não me deste ósculo” (importância do ósculo na sociedade judaica); 2.3. A mulher pecadora, no entanto, envolveu-se com Jesus de forma afetiva por demonstrações de amor, humildade e serviço “aos pés do Senhor”; 2.4. Jesus disse: “mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés” 2.5. Neste exemplo, da mulher, Jesus Cristo mostra a DURAÇÃO DO ENCONTRO COM JESUS 2.6. Os encontros com Jesus devem transformar nossas vidas, mas precisamos de boas motivações para que isso aconteça. (frase de transição)

DIFERENÇAS NO SEGUNDO POSICIONAMENTO Fariseu Mulher pecadora Encontrou-se com Jesus, sem afetividade necessária, sem envolvimento pessoal, sem cuidado pessoal Encontrou-se com Jesus com a devida afetividade e reconhecimento. Beijou-lhe os pés, em sinal de humilhação e cuidado Se dar ósculos, para um judeu significava reconhecimento, o fariseu se considerava muito acima do Senhor Se prostrar-se aos pés, para um judeu, era sinal de contrição e humilhação, beijá-los significava reconhecer o próprio estado de inferioridade O fariseu sequer beijou a face de Jesus A mulher indigna beijou os pés de Jesus Tratou Jesus de maneira formal, religiosa, ortodoxa, procurando questionar sua identidade Tratou Jesus não somente com intensidade, mas duração – “desde que entrou”

3º Posicionamento contrastante 3.1. Jesus pôde perceber o fariseu falando consigo mesmo e contou-lhe uma parábola sobre o perdão – Lc 7: 40 – 43; 3.2. Jesus disse: “Não me ungiste minha cabeça com óleo” – em semelhança com o que se fazia aos reis, profetas e sacerdotes (importância da unção no judaísmo); 3.3. A mulher amava muito mais a Jesus por causa do imensurável perdão recebido; 3.4. Jesus disse: “mas esta ungiu-me os pés com ungüento” – dedicou à Jesus um vaso de alabastro (perfume caro). 3.5. Neste exemplo, da mulher, Jesus Cristo mostra O VALOR DO ENCONTRO 3.6. Os encontros com Jesus devem transformar nossas vidas, mas precisamos de boas motivações para que isso aconteça. (frase de transição)

DIFERENÇAS NO SEGUNDO POSICIONAMENTO Fariseu Mulher pecadora Encontrou-se com Jesus para analisá-lo sob o crivo de um padrão institucional religioso Encontrou-se com Jesus para dedicar seu amor pessoal, experiencial, sem os paradigmas institucionais/farisaicos Quis fazer do jantar um teste, com predisposição de provar a inautenticidade do ministério de Jesus Quis fazer do jantar uma oportunidade, com predisposição de provar do ministério autêntico de Jesus O fariseu nem ao menos ungiu a cabeça de Jesus, reconhecendo seu ministério profético, sacerdotal e real A mulher pecadora jorrou ungüento caro e precioso nos pés de Jesus como forma de reconhecimento Não amou Jesus porque não se sentia perdoado. Amou a estrutura religiosa Amou a Jesus porque reconheceu seu estado pecaminoso. Foi salva e transformada

CONSIDERAÇÕES FINAIS Breve recapitulação Aplicações gerais Quando Jesus vai ao seu encontro, ou quando você vai ao encontro dEle, qual é o seu posicionamento? Tempo, pessoas, espaços marcam um encontro. Se você se encontrar com Jesus diariamente todo seu tempo e espaço vai ser transformado juntamente com você.