I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

Potencialidade das Matérias-Primas Brasileiras
Consumo de Diesel, Rotas Tecnológicas e Normatização
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Centro de Energias Renováveis CERBIO
Energias Químicas no Cotidiano
CAMPANHA DE RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS
UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS PARA FINS ENERGÉTICOS
PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Xisto Agrícola
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
Perspectivas para o Biodiesel no Brasil
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
Universidade Federal de Campina Grande
Ildes Ferreira de Oliveira Secretário
IMPLANTAÇÃO LABORATÓRIO REGIONAL
A Cadeia Produtiva do Etanol
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Combustível limpo e inovador
Combustível limpo e inovador
Biodiesel no Espírito Santo
Prof. Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho
Processo de Produção Industrial de Biodiesel
Workshop de Co-produtos do Biodiesel - MCT
FÍSICA 3 ENEM 2007.
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO EM CARVÃO MINERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Departamento de Engenharia Química UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE Departamento de Química GOVERNO.
Produção de Biodiesel no Estado do Pará: alternativa para geração de renda e inclusão social Apresentador: Luiz Ferreira de França.
João Pessoa – PB Março, 2005 João Pessoa – PB Março, 2005 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT
PROGRAMA PARANAENSE DE BIOENERGIA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO BIODIESEL PROJETOS TECNOLÓGICOS DE COOPERAÇÃO.
REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Antonio José de Figueiredo
PROJETO DE PROCESSAMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL DO ESTADO DE SERGIPE
PROGRAMA AMAPAENSE DE BIODIESEL Admilson Torres Coordenador de Difusão Tecnológica Brasília, 29 e 30 de março de 2005 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO.
Universidade Federal de Mato Grosso
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Rede Baiana de Biocombustíveis
PROGRAMA NACIONAL DE BIODIESEL Instituto de Tecnologia de Pernambuco
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.
Drª. Simoni M. Plentz Meneghetti
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
IMPLANTAÇÃO DA REDE CAPIXABA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL BIOCAP.
Combustível limpo e inovador Eduardo Cavalcanti & Vera Maria Bini
Programa Biodiesel no Rio Grande do Norte
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo.
OBJETIVO Consolidar a base científica e tecnológica para produção e processamento de Biodiesel no Estado de Sergipe. Consolidar a base científica e tecnológica.
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E PROSPECÇÃO DE PLANTAS NATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO ESTADO DO AMAPÁ Valéria Saldanha Bezerra pesquisadora Embrapa.
BIODIESEL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA- UNIR
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Agronegócio no Brasil e no mundo
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DA CADEIA DE BIOETANOL PARA O RS Luis Alberto Bairros (Betinho ) Coordenador Programa Setorial Biocombustíveis SIMPÓSIO.
1 Programa de Biodiesel do Maranhão MA-BIODIESEL Brasília Março 2005.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
Agência de Fomento de Alagoas S.A - Desenvolve É uma empresa de economia mista, que tem o Estado como sócio majoritário, é vinculada a Secretaria de Estado.
Financiamento à Inovação em Rio Grande do Sul Abril/2013.
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005  Proponentes e parceiros do projeto  Objetivo  Metas físicas  Atividades em andamento  Desafios  Infraestrutura em escala piloto para produção de biodiesel  Mamona no RS SumárioSumário

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005  Proponente: Fundação de Ciência e Tecnologia - CIENTEC  Executor: CIENTEC  Departamento de Engenharia de Processos  Departamento de Química  Co-Executores:  Instituto de Química - UFRGS  Departamento de Engenharia Química - UFRGS  Intervenientes:  Secretaria de Energia Minas e Comunicação do RS  Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS Projeto PROBIODIESEL-RS

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005  Objetivo Otimização de processos de obtenção do biodiesel e sua caracterização, usando como oleaginosa a soja, o girassol e o óleo “in natura”. Projeto PROBIODIESEL-RS

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005  Metas Físicas:  Caracterização do biocombustível e dos óleos vegetais de soja, girassol e óleo “in natura”;  Otimização do processo de obtenção do biodiesel a partir dos óleos de soja, girassol e óleo “in natura”;  Avaliação do desempenho de motor com o biodiesel produzido a partir de óleos de soja, girassol e óleo “in natura”;  Projeto de uma planta de demonstração de produção de biodiesel;  Discussão e difusão dos resultados com instituições parceiras do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. Projeto PROBIODIESEL-RS

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005  Atividades de P&D em andamento  Levantamento do estado da arte relativo a produção e caracterização de biodiesel (patentes, artigos e normas, contato com outras instituições de P&D).  Importação de equipamentos para análise laboratorial de biodiesel (HPLC - Forno Conradson - Centrifuga Universal).  Desafios  Seleção dos catalisadores que serão estudados;  Definição dos parâmetros de processo na produção do biodiesel. Projeto PROBIODIESEL-RS

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 MULTIPLANTA - CIENTEC

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 MULTIPLANTA - CIENTEC

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 Laboratório de Processos de Separação - CIENTEC

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 Laboratório de Reatores e Cinética Aplicada - CIENTEC

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 Mamona: uma alternativa para a região sul do RS Para atender B2 para o RS (2% de biodiesel no diesel) serão necessários 54 milhões de litros de biodiesel (segundo a ANP foram vendidos em ,7 bilhões de litros de diesel no RS); Mamona Consumo de etanol: 5,4 milhões de litros; Base para Pólo Ricinoquímico; Geração de emprego e renda em assentamentos: famílias em 162 mil ha no RS; Produtividade a kg/ha l/ha Área necessária ha Produção de grãos97,5 milhões de t

I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 Contatos Eng. David Turik Chazan Coordenador Executivo do Programa Gaúcho de Biodiesel – PROBIODIESEL-RS Eng. Maria de Lourdes Lay Coordenadora do Projeto Probiodiesel-RS (FINEP ) Quim. Annelise Gerbase Diretora do Instituto de Química – UFRGS Eng. Argemiro Resende Secchi Prof. Depto. Eng. Química – UFRGS