Bin-picking de objectos toroidais Luís Rodrigues Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório de Automação e Robótica Orientador:

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Transcrição da apresentação:

Bin-picking de objectos toroidais Luís Rodrigues Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório de Automação e Robótica Orientador: Prof. Doutor Vítor Manuel Ferreira dos Santos17 Dezembro 2010

Objectivos Motivação Sistema experimental Arquitectura de software Detecção e caracterização de objectos Seguimento ataque e recolha de objectos Resultados Conclusões Resumo

Objectivos Sistema automático capaz de apanhar objectos toroidais, neste caso em concreto pneus. – Desenvolver um conjunto de procedimentos e algoritmos de localização e orientação dos objectos. – Recolha de dados sensoriais. – Os objectos devem ser pegados um a um. – Posicionar o braço robótico, num procedimento dinâmico para se poder fazer a sua validação. Introdução

Motivação Reciclagem de pneus: – Pneus amontoados numa pilha – Pegados um a um por um operador – Trabalho duro – Desmotivante Possível solução: – Sistema bin-picking para apanhar os pneus – Pneus apanhados directamente da pilha. Introdução

Dispositivos de actuação Permitem fazer a preensão dos objectos. Robô FANUC M-6iB/6S: – 6 juntas – Alcance de 1373mm – Carga máxima de 6kg – Velocidade máxima de 2m/s A garra foi desenvolvida tendo em conta as dimensões e forma dos objectos. Sistema experimental

Câmara PULNIX TMC-1327GE: – Posicionada no braço do robô. – Auxilio de um anel de LEDs para melhorar a qualidade das imagens. Sensor de distância Sharp GP2D12 – Utiliza infravermelhos. – Alcance de 10 a 80 cm. – 25Hz de frequência de aquisição. – Fornece informação acerca da profundidade dos objectos. Sistema experimental Dispositivos de percepção

Comunicação PC - dispositivos Sistema experimental UGI Unidade de actuação A Unidade de Actuação permite: –Recolher dados do sensor –Fazer a actuação da garra. A Unidade Geral de Interface (UGI): –É a ponte de ligação entre PC e a Unidade de Actuação –Permite comutar a iluminação localizada –Permite ligar outros dispositivos que não foram utilizados.

Objectos toroidais Características: – Pequenas réplicas de pneus. – Foram utilizados 3 tipos. – Apresentam diferentes formas e dimensões. Os pneus a apanhar estão colocados numa pilha. Podem apresentar qualquer orientação. Sistema experimental

Arquitectura de software

Objectos candidatos Características: – Têm forma circular. – Apresentam forma elíptica quando em planos inclinados. – Detecção de objectos através da zona dos furos dos pneus. Tratamento de imagem: – Imagem em níveis de cinzento – Selecção de valores numa determinada gama – O fundo e as sombras no interior dos objectos são evidenciados. Detecção e caracterização de objectos

Objectos não identificados Por vezes não são detectados objectos candidatos na imagem, mas há pneus no espaço de trabalho. Acontece por exemplo quando os pneus estão na vertical, e só se vê o bordo do pneu. É feita uma limitação de níveis de cinzento da imagem com valores diferentes. Detecção e caracterização de objectos

A circularidade – grau de similaridade entre o objecto e um círculo Razão entre eixos da elipse que contém o objecto Factor de forma Área dos objectos Detecção e caracterização de objectos Propriedades dos objectos Objecto Círculo Eixos da elipse

Necessidade de utilizar várias propriedades para determinar o melhor candidato. Objectos em planos horizontais têm, em geral, valores de circularidade e RE elevados (>=0.85). Detecção e caracterização de objectos Combinação de propriedades Objectos em planos inclinados e alguns objectos falsos têm valores de circularidade e RE mais baixos (<0.85).

Detecção e caracterização de objectos Exemplo Formação de um falso objecto

Obtenção da altura do pneu Depois de o robô encontrar o objecto com a câmara é feito o varrimento com o sensor. A altura é obtida através de um varrimento linear com o sensor de distância. Obtenção de um perfil em que são detectados os bordos do pneu. Seguimento, ataque e recolha dos objectos Bordos do pneu Centro do pneu

O varrimento está centrado relativamente ao objecto. O bordo posterior é obtido analisando os dados do centro até ao final. Seguimento, ataque e recolha dos objectos Procede-se de forma semelhante para determinar o bordo anterior. Análise do perfil de distâncias Bordo posterior Bordo anterior

Validação dos candidatos Seguimento, ataque e recolha dos objectos

Objectos em posição horizontal

Seguimento, ataque e recolha dos objectos

Objectos num plano inclinado

Seguimento, ataque e recolha dos objectos G o g

Objectos num plano inclinado Seguimento, ataque e recolha dos objectos

Objectos não identificados Seguimento, ataque e recolha dos objectos

Resultados Pilha de pneus Velocidade (6x)

Resultados Grande percentagem de pneus apanhados apenas com uma tentativa Tempo de ciclo um pouco elevado principalmente devido aos varrimentos.

O sistema desenvolvido é capaz de apanhar objectos toroidais independentemente da orientação e com diferentes dimensões. O tempo de ciclo é um pouco elevado principalmente devido aos varrimentos. Possível trabalho futuro: – Desenvolver um software para outras peças mais complexas. – Sistema para apanhar peças do interior de um caixote. Conclusões e trabalho futuro

Bin-picking de objectos toroidais Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório de Automação e Robótica Orientador: Prof. Doutor Vítor Manuel Ferreira dos Santos17 Dezembro 2010 Luís Rodrigues Obrigado pela vossa atenção !