Minas Gerais é um dos estados brasileiro mais rico em grutas, lapas, e cavernas. Permeando municípios de grande beleza com cachoeiras, cerrados, campos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGRADECIMENTO.
Advertisements

Biomas brasileiros.
Ciclo Hidrológico e água Subterrânea
Região Norte.
Jesus faz milagres. Leste no Evangelho como Jesus curava os enfermos e se preocupava com os que tinham necessidades?
Arco-Íris O mais belo peixe dos oceanos.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
O mundo em nossas mãos 6ºA.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Progressão automática
ARQUEOLOGIA.
1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
Aldeia da Pena. Uma viagem ao passado
OS MONUMENTOS.
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
Parque Natural do Douro Internacional
Mestrado Profissional em Ecologia e Biomonitoramento
Certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia, a paisagem era linda, deslumbrante, mas ele não conseguia ver nenhuma beleza naquele.
espetaculo do encontro Rio São Francisco com o Oceano
As Estações do Ano.
By Roberto Romanelli Maia
Algumas maravilhas da Engenharia do Séc. XXI
Professora Fernanda Landim
Amando a Vida ::: Sempre é tempo de recomeçar,
Descubra se você sabe tudo de mares e oceanos.
Progressão automática
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
Animais em extinção.
Aceitação! Esse é o segredo!
Rolagem automática com som.
Gillian MacBeth-Louthan
Maior caverna do mundo descoberta no Vietnã em 1991 Maior caverna do mundo descoberta no Vietnã em 1991 Mountain River Cave Automático.
10 As Cavernas de Gelo de Eisriesenwelt, Áustria
SANGA PUITÃ Nasci em Sanga Puitã Aqui cresço a cada dia
Halong Bay situa-se ao norte do Vietnã, na província de Quang Ninh, no Golfo de Tonkin, perto da fronteira da China e 170 km a leste de Hanói. Ocupa.
JORNAL NACIONAL William Bonner: “Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem”. Fátima Bernardes: “… mas graças à atuação.
Pulo do Lobo No Alentejo profundo… CLICAR.
entrar As mais incríveis imagens de cenários naturais Menu :
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
O Rio de Janeiro e as Copas
LUZ.
Progressão automática Vamos hoje para mais um passeio maravilhoso pela Suíça.
Situado no Departamento de Meta sob jurisdição dos municípios de “La Macarena”.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa.
“QUIZ” Geografia.
Maravilhas da Engenharia do Séc. XXI
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Hidrologia Lagos e Lagoas Felipe José Euzébio.
UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS PALAVRA DE DEUS UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
MEDITAÇÃO PELA PAZ Mirna Grzich Crystal
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Era uma vez um pequeno planeta amarelo.
HIDROGRAFIA.
Caminhos Som – Orquestra de Paul Mauriat Música – Reveria Elaboração e formatação Outubro/2008 LhT.
Não precisa clicar curta o som...
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Você foi escolhido!.
NATIONAL Fonte: CHILE formulageo.blogspot.com.br GEOGRAPHIC.
Ligue o som Quando, na minha vida, faz-se necessário superar tristezas, eu olho para cima e agradeço a Deus, por viver.
7. Contra quem lutamos? 14 DE NOVEMBRO DE 2015
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
Agentes Modeladores do Relevo
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
. Clicar Antigamente a vida não era nem um pouco fácil, a simplicidade dos costumes as vezes era bastante exagerada, mas os costumes eram aqueles.
HISTÓRIA DA ARTE BRASIL
Transcrição da apresentação:

Minas Gerais é um dos estados brasileiro mais rico em grutas, lapas, e cavernas. Permeando municípios de grande beleza com cachoeiras, cerrados, campos rupestres ou montanhas – entre tantas outras paisagens naturais – estão cerca de duas mil cavernas. Esses ambientes ainda são pouco conhecidos pela população, mas continuam a despertar atenção aos turistas, pesquisadores e estudiosos, que buscam em suas entranhas um pouco da história da vida na terra.

A origem do Peruaçu começou milhões de anos atrás, época em que parte do Brasil estava submersa pelas águas de um mar interior e que com a elevação do nível da Terra fez secar esta água. Este processo deixou inteiros grandes maciços de calcário que hoje abrigam milhares de cavernas espalhadas por várias regiões do país. Por aqui o Rio Peruaçu, um dos afluentes do Rio São Francisco, teve seu curso natural fechado por um desses maciços e com o tempo a ação erosiva das águas foi esculpindo o calcário, em busca de uma saída. Este trabalho milenar resultou neste conjunto deslumbrante de cavernas, muitas ainda virgens e que tem atraído uma legião de espeleólogos sempre em busca de grutas ainda não catalogadas. Roberto Barrio, espeléologo do Grupo Bambuí, diz que o Vale do Peruaçu é riquíssimo em formações e tem dezenas de cavernas ainda desconhecidas. Para Barrio a abertura das cavernas para visitação pública deve ser feita com muito cuidado para que os visitantes não danifiquem os espeleotemas que levaram milhões de anos para se formarem.

A Gruta do Caboclo tem belas pinturas na entrada, a `Bonita` tem o maior número de espeleotemas, `Índios` um grande salão vermelho, agora para observar pinturas rupestres à parede de `Desenhos` é impressionante, um imenso painel com riqueza de cores, traços e detalhes. Para os mais preparados, a longa travessia do Arco do André vai te transportar para o passado, uma espécie de túnel do tempo, cruzando rios, escalando rochas caídas, trechos ainda perigosos e selvagens onde às vezes é preciso desvendar o caminho. Algumas lendas ainda rondam as mentes de moradores locais, uma delas se refere a serpentes gigantescas escondidas entre as rochas das cavernas. Lendas que habitam o imaginário e faz do Peruaçu um cenário ainda mais intrigante e sinistro.

Gruta do Janelão

Grutas do Peruaçu (MG) Gruta Bonita

Gruta Bonita é a entrada para um mundo de formas e cores ocultas na escuridão. A sensação é de estar em uma imensa geleira. São salões majestosos de calcário. Do teto descem as estalactites. Elas se parecem com lanças de pedra, formadas ao longo de milhões de anos. E as cores - branco, vermelho, verde - parecem tintas jogadas sobre a rocha. “O verde está todo voltado para a frente da gruta porque tem influência da luz, então desenvolve musgo. O vermelho é influência do óxido de ferro, contido no calcário que a água traz. Luz e água são os dois responsáveis por essa aparência”, revela o espeleólogo Nivaldo Colzato. As rochas crescem como talos finos de uma planta. São detalhes de uma arquitetura grandiosa. O brilho é o efeito da calcita, lapidada como uma jóia antiga. Um oceano de formas diferentes A Gruta Olhos D'Água tem sete quilômetros de um labirinto subterrâneo. "Todos esses condutos foram formados pela água. A água veio lentamente dissolvendo e esculpindo a rocha", explica o biólogo Rodrigo Ferreira.

Gruta do Janelão – Vedete do Parque, esta gruta é percorrida pelo Rio Peruaçu, com 4 quilômetros de extensão, intercalando trechos escuros e clarabóias gigantescas por onde entra a luz solar. Sob os tetos desmoronados se desenvolve a mata que, muitas vezes, fica ao lado dos diversos espeleotemas. No Janelão tudo é grandioso, desde o pé direito que ultrapassa 100 metros de altura, proporcionando uma das mais belas visões do Brasil subterrâneo, até uma estalactite medindo 28 metros, a maior do mundo, segundo a SBE

As pequenas ondas que se encontra na parede, chamadas escalopes, que são feitas somente quando existe um turbilhão de água bastante intenso passando pela caverna. “A água passa com pressão e vai abrindo caminho”, continua o biólogo. As marcas na parede mostram o que vem acontecendo há milhões de anos: o rio invadindo os túneis de pedra, levando para baixo da terra muitas formas de vida. Foi o que aconteceu com o bagre, um peixe comum do lado de fora, que acabou se transformando em um novo ser das trevas. Ele não tem olhos e é albino. "Ele é totalmente cego e esse tom cor-de-rosa é do próprio sangue, porque ele não tem pigmento", revela Rodrigo. Fragilidade apenas aparente. "Essa espécie vive o dobro que os outros bagres, porque come menos, se movimenta menos. Por terem pouca comida, eles têm o metabolismo menos acelerado, menos intenso. Acabam se desgastando menos. O peixe é exclusivo desse ambiente e evoluiu aqui, nessas condições - ficou cego e sem pigmentação por falta de luz e escassez de alimento". Um exemplo de resistência. Uma criatura super-evoluída, que mudou o corpo para se adaptar à nova casa, um lugar de bichos ESQUESITOS ONDE POUCOS SE ATREVEM A ENTRAR

o Vapor Benjamim Guimarães Construído em 1913, nos Estados Unidos, o vapor de 60 metros de comprimento começou prestando serviço no Rio Mississipi, até ser adquirido pela Amazon Corporation, na década de 20, que o trouxe para navegar no Rio Amazonas. A empresa norte-americana logo faliu, porém, e o barco foi comprado pelo brasileiro Júlio Mourão Guimarães e desviado para as águas do São Francisco. Restaurado em 2004, o Benjamin acaba de ser liberado pela Marinha para navegar novamente - e numa condição muito especial, já que passa a ser a única embarcação de grande porte, em todo o mundo, movida a lenha. Uma verdadeira raridade, que percorrerá dessa vez um trecho bem mais curto, os 169 quilômetros entre Pirapora e São Romão, também no norte mineiro, mas com a promessa de fazer muitas escalas num passado glorioso.

Gruta do Janelão

Lugar onde Deus se tornou menino - brincou sem se preocupar com o tempo e não se cansou de fazer tantas belezas naturais. Assim pode-se dizer que é o Vale do Peruaçu

Gruta do Janelão

Estalactites da Gruta Bonita Gruta do Janelão

Lima Duarte – Gruta três Arcos

Gruta do Janelão

Gruta do Janelão

Gruta Bonita

Caverna da Lapa Vermelha, onde foi encontrada a Luzia, representante dos primeiros habitante do sertão mineiro.

Caverna do Janelão, em Januária-MG, Parque Nacional

Caverna dos Anjos

Gruta DO Janelão

GRUTA DO JANELÃO

A GRUTA DO JANELÃO é considerada a maior caverna em volume do mundo, com 3km de extensão e pé direito que ultrapassa 100m de altura!

Formatação – Marília Mourão de Carvalho. Pesquisa – Internet. Mata ciliar e várzea inundada do Rio Mogiguaçu em Jacutinga (MG) Formatação – Marília Mourão de Carvalho. Pesquisa – Internet.