COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Python: Funções Claudio Esperança.
ABSTRAÇÃO processo de representar um grupo de entidades através de seus atributos comuns feita a abstração, cada entidade particular (instância) do grupo.
Eventos Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Novembro/2005
UML Modelando um sistema.
Programação Orientada a Objetos Segundo Trabalho Bernardo Franceschin Eduardo Câmara Pablo Musa Blocos Interativos.
Prof. Thiago Pereira Rique
Diagrama de Estados.
1.
Prof. João Bosco M. Sobral
Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes
Abstract Factory Intenção: fornecer uma interface comum para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes.
Diagrama de Seqüência.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Tutorial I: Criando a interface de uma aplicação em Java
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Diagramas de Sequência e Comunicação
Treinamento em Android
Rodrigo Cristiano Silva
Programação Orientada a Objetos com Java
Aula prática 13 Orientação a Objetos – C++ Parte 1
Padrões de projeto detalhados Factory Method, Abstract Factory
Tópicos avançados em internet A
Análise e Projeto de Sistemas
Programação I Aula 2 (Métodos)
Chamada Remota de Procedimentos
Linguagem de Programação JAVA
Desenvolvimento para Android Aula 7 - Services
Estudo de Caso: um editor de documentos
Diagramas de Atividade
Filter Design Pattern.
Programação Java em Android Aula 1 Prof. Márlon 2011.
Programação para Dispositivos Móveis
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Linguagens de Programação – DEL-Poli/UFRJ Prof. Miguel Campista Linguagens de Programação Prof. Miguel Elias Mitre Campista
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Interfaces POO Avançado.
Programação Java em Android
Aula prática 3 Aprofundando em Funções Parâmetros de uma função Uso do return Execução Variáveis Global, local e estática Monitoria de Introdução à.
Análise e Projeto de Sistemas
Modelando Sistemas em UML
BCC221 Programação Orientada a Objetos Prof. Marco Antonio M. Carvalho 2014/2.
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Conceitos do Cliente Funcionamento Básico do Cliente Como Clientes acessam e usam Objetos Distribúidos.
NA AULA DE HOJE VEREMOS A TRANSIÇÃO ENTRE ACTIVITYS. CRIE UM PROJETO COM O NOME TRANSICAO, A SEGUIR MONTE SUA ACTIVITY COMO A ABAIXO :
Apoio.
Shell Script Parte 2.
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
Programação para Dispositivos Móveis 03 – Activity e Intent.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
Array e ArrayList LPOO – 01/09/14.
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
Diagrama de atividade.
CURSO JAVA BÁSICO Módulo 9 – slide 1 Módulo 10 Threads.
Testes de Unidade. 2 Pauta Testes de Unidade; Testes de Unidade; Desenvolvimento orientado a testes; Desenvolvimento orientado a testes; Testes unitários.
Projeto Avançado de Software II 3 – Revisão da Lição 2 Eduardo de Lucena Falcão.
Projeto Avançado de Software II 6 – Popular Movies APP Eduardo de Lucena Falcão.
Jean Carlo mendes
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
View Programação Orientada por Objetos (POO) Pedro Alexandre Pereira Centro de Cálculo Instituto Superior de.
21/9/2016 Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 04 – Anatomia de uma aplicação Android Dalton.
Hello World File>New>Other..>Android>Android Application Project.
Agregador de Notícias e Eventos - UFPI
Transcrição da apresentação:

COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes

Componentes - Android Intent Activity Fragments Loaders Tasks and Back Stack Services Content Providers

Intents Intent é um objeto de “mensagens” que usamos para requisitar a ação de um componente (Activity, Service, etc) da aplicação

Intents Explícitos Especifica o componente que vai ser iniciado informando o nome (identificador) dele Usado para iniciar componentes dentro do próprio aplicativo

Intents Implicitos Não especifica o componente que vai ser iniciado. Ao invés disto faz uma declaração de ação genérica Tipicamente usado para iniciar apps de terceiros

Activities Um Activity é um componente da aplicação que fornece a tela com a qual os usuários podem interagir. Para cada Activity é fornecida uma tela onde se pode desenhar a interface gráfica

Activities Geralmente se tem uma Activity especificada como “Main”. A Activity “Main” é apresentada ao usuário quando o aplicativo é executado

Activities Quando uma nova Activity é iniciada, a antiga é parada (permacendo com seu estado em uma Pilha de Activities)

Activities – ciclo de vida Toda activity possui um ciclo de vida que se inicia no momento de sua criação e termina quando ela não é mais necessário (por exemplo quando outra Activity toma o seu lugar) Diagrama

Activities – ciclo de vida onCreate()  é a primeira função a ser executada em uma Activity. Geralmente é a responsável por carregar os layouts XML e realizar as operações de inicialização. É executada apenas uma vez

Activities – ciclo de vida onStart()  Chamada imediatamente após a onCreate() e também quando uma Activity que estava em background volta a ter foco onResume()  Assim como onStart() é chamada na inicialização da Activity e também quando ela volta a ter foco. Diferença: onStart() é chamado quando a activity não estava mais visível e volta a ter foco onResume() é chamado na retomadas de foco

Activities – ciclo de vida onPause()  É a primeira função a ser invocada quando a Activity perde o foco (acontece quando uma outra Activity é iniciada) onStop()  Só é chamada quando a Activity fica completamente encoberta por outra Activity

Activities – ciclo de vida onDestroy()  A última função a ser executada. Depois dela a Activity é considerada “morta”. Neste caso ela não pode ser relançada. Se o usuário voltar a requisitar essa Activity, um novo objeto será construído. onRestart()  Chamada imediatamente antes de onStart(), quando uma Activity volta a ter foco despois de ficar em background

Criando uma Activity Para criar uma Activity nós devemos criar uma sublcasse da Classe Activity Nesta subclasses devemos implementar métodos de “callback” que serão chamados pelo sistema nas transições de estado da Activity (create, stop, pause, resume, destroy)

Callbacks importantes onCreate() : Obrigatoriamente deve ser implementado. É chamado pelo sistema na criação da Activity. Dentro do app deve ser usado para inicializar componentes essenciais. É onde se declara o método setContentView() que define o layout da Activity para interface com o usuário

Callbacks importantes onPause() : Invocado pelo sistema como o primeiro indicativo de que o usuário está deixando a Activity. Neste call-back são implementados os métodos de commit das alterações

Fragments Um Fragment representa o comportamento ou uma parte da interface com usuário da Activity Uma Activity pode ter vários fragmentos Fragmento é um “módulo” da activity que contem seu próprio ciclo de vida

Fragments Deve estar sempre incorporado à Activity Segue o ciclo de vida do host (Activity). Se activity para, os fragmentos dela também são parados...

Fragments – exemplo de design

Criando Fragments Para criar um Fragment devemos criar uma subclasse da Classe Fragment Callbacks importantes onCreate() onCreateView() onPause()

Fragments – onCreate() Chamado pelo sistema quando o Fragment é criado. Neste método fazemos a inicialização dos componentes que queremos manter o estado durante o ciclo de vida do fragmento

Fragments – onCreateView() Chamado pelo sistema quando o Fragment for “desenhado” na interface pela primeira vez Este método retorna uma View que será a “raiz” do Fragment (retorna null se o fragment não possui UI)

Fragments – onPause() Chamado pelo sistema quando o usuário está saindo do Fragment. Geralmente é onde as alterações são processadas (o usuário pode não voltar mais ao Fragment)

Outras sublclasses para Fragments... DialogFragment: Mostra uma caixa flutuante. Útil para exibir mensangens ListFragment: Mostra uma lista de itens e provê métodos para manipular listas PreferenceFragment: Mostra uma hierarquia de preferencias. Útil para construir telas de configuração