A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise e Projeto de Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise e Projeto de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Projeto de Sistemas
Aula 7 Diagrama de Casos de Uso

2 UML – Diagramas Diagramas de Use-cases:
Técnica usada para descrever e definir os requisitos funcionais de um sistema. São escritos em termos de atores externos, use-cases e o sistema modelado.

3 UML – Caso de Uso Atores – O que é um Ator ?
Atores não são parte do sistema: eles representam papéis que um usuário do sistema pode desempenhar em um determinado caso de uso.

4 UML – Caso de Uso Atores podem ser:
Pessoas que executam as principais funções do sistema. Pessoas que executam funções secundárias. Hardware externo utilizado pelo sistema. Outros Sistemas. Fornecedor ou receptor de informações.

5 UML – Caso de Uso Atores podem:
Trocar informações com o sistema de forma ativa. Ser um recipiente ativo de informações. Representar um ser Humano, uma máquina ou outro sistema.

6 UML – Caso de Uso Como encontrar Atores?
Quem está interessado em um requisito do sistema? Quem vai fornecer, usar, remover informações para o sistema? Quais sistemas interagem com o sistema em questão? Quais áreas da organização irão utilizar o sistema? Quais recursos externos são utilizados pelo sistema? Existem atores que exercem mais de um papel?

7 UML – Caso de Uso Atores – Representação Gráfica
O ícone estereótipo padrão para um ator é a figura de um “stick man”, contendo seu nome abaixo da figura. Pode ser representado também num retângulo de Classe, com o estereótipo <<actor>>. Também pode se usar um ícone que identifique mais precisamente o tipo de ator.

8 UML – Caso de Uso Casos de Uso:
Representam funções completas do produto. Um caso deve gerar um ou mais benefícios para o cliente ou os usuários. O conjunto dos casos de uso cobre toda a funcionalidade do produto, e cada caso de uso representa uma fatia independente de funcionalidade.

9 UML – Caso de Uso Casos de Uso – Representação Gráfica:
Representado por uma elipse contendo seu nome. O nome também pode ser colocado abaixo da elipse. Esta elipse pode também conter compartilhamentos referentes a atributos e operações.

10 UML – Caso de Uso Diagrama de Contexto de caso de uso:
É um diagrama de caso de uso que mostra as interfaces do produto com seu ambiente de aplicação. Os diversos tipos de usuários e outros sistemas com os quais o produto deva interagir são representados por atores situados fora do retângulo que mostra a fronteira do produto.

11 UML – Caso de Uso Diagrama de Contexto

12 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Casos de usos representam conjuntos bem definidos de funcionalidades do sistema, que não podem trabalhar sozinhas no contexto do sistema. Portanto, estes casos de usos precisam se relacionar com outros casos de uso e com atores que enviarão e receberão mensagem destes.

13 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Notações especiais são utilizadas para facilitar a descrição de funcionalidades mais complexas. Casos de usos primário são aqueles que são invocados por iniciativa direta de um ator. Casos de uso secundário são invocados em um passo de outro caso de uso. Casos de uso secundários simplificam o comportamento dos casos de uso primários através de mecanismos de extensão e inclusão.

14 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Relacionamentos de casos de uso entre si: Generalização, extensão e inclusão. Relacionamentos de atores entre si: Generalização. Relacionamentos entre atores e casos de uso: Associação.

15 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Associação: Interação do ator com o caso de uso, ou seja, a comunicação entre atores e casos de uso, por meio de envio e recebimento de mensagens. São sempre binárias, ou seja, envolvem apenas dois elementos. Representam o único relacionamento possível entre atores e caso de uso.

16 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Associação: Representação gráfica corresponde a uma linha sólida, ligando o caso de uso ao ator e vice-versa.

17 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Generalização: Ocorre entre casos de uso ou entre atores. Segue o mesmo conceito da orientação a objetos. É quando temos dois elementos semelhantes, mas com um deles realizando algo a mais.

18 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Generalização: Representado graficamente pela seta de generalização, que corresponde a uma linha sólida com uma única seta fechada, mas não preenchida em uma das pontas. A seta parte do caso mais específico ao mais genérico.

19 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Extensão <<extend>> : Representa um caso de uso (funcionalidade) que pode ser invocado ou não durante a execução de outro caso de uso (caso de uso base). Representado graficamente por uma seta tracejada com a ponta aberta, que parte do caso de uso estendido para o caso de uso base e contém o estereótipo <<extends>>.

20 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Inclusão << include>> Representa um caso de uso (comportamento) comum a mais de um caso de uso. Temos uma inclusão quando existem cenários cujas ações servem a mais de um caso de uso.

21 UML – Caso de Uso Relacionamento entre Caso de Uso e Atores:
Inclusão << include>> Representado graficamente por uma seta tracejada com a ponta aberta, que parte do caso de uso estendido para o caso de uso que será incluído e contem o estereótipo <<include>> .


Carregar ppt "Análise e Projeto de Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google