da 1.a República à ditadura militar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Implantação da República
Advertisements

Crise económica em Portugal ( )
História e Geografia de Portugal 6.º Ano
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
O Regicídio e o Fim da Monarquia
A República faz 100 anos.
A Revolução Liberal de 1820.
DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
5 de Outubro de 1910 As movimentações militares da revolução do 5 de Outubro iniciaram-se no dia 3 de Outubro pelas 3 da madrugada. Foi nessa altura que.
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
Índice 1- Queda da Monarquia 2- Primeira República
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Centenário da República
Escola EB 2,3 Padre Vítor Melícias
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
à Instauração da Ditadura Militar
Revolução Inglesa.
Aula n.º 30 A Revolução Republicana
O Primeiro Presidente da RepúblicaManuel de Arriaga.
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
A QUEDA DA MONARQUIA E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
Implantação da República Portuguesa
O fim da monarquia E A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano) - I
Da queda da monarquia à formação da URSS.
História e geografia de Portugal
PORTUGAL: DA 1ºREPÚLICA À DITADURA MILITAR
A Queda da 1ª República Instabilidade Política Instabilidade Económica Participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial Golpe Militar a 28 de Maio de 1926.
Escola Secundária de Aguas Santas História e Geografia de Portugal
Implantação da República
Da queda da monarquia à formação da URSS.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
O 5 de Outubro de 1910.
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Implantação da República
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Revolução Liberal (1830) Primavera dos Povos (1848)
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
A Era Napoleônica ( ).
Razões da crise monárquica
Puritana e Gloriosa Século XVII
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Revisão P3 História pontos importantes!
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas
REVOLUÇÃO RUSSA 1917
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
Portugal, do autoritarismo à democracia
da 1.a República à ditadura militar
A acção da primeira República
REGIME MILITAR NO BRASIL
A CRISE DO ANTIGO REGIME REVOLUÇÃO INGLESA
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,
Crise da Monarquia Nos finais do século XIX, Portugal vivia uma crise económica, financeira, política e social.
Finais do Século XIX, início do Século XX. Contexto sociocultural no mundo  A Revolução Industrial consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas com.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
Movimentos Estudantis
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele.
A PRIMEIRA REPÚBLICA. No século XIX, o povo continuava a viver com muitas dificuldades. A cedência de Portugal ao ultimato inglês contribuiu para aumentar.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
As dificuldades da PRIMEIRA REPÚBLICA
Transcrição da apresentação:

da 1.a República à ditadura militar Portugal: da 1.a República à ditadura militar

PORTUGAL: DA 1.ª REPÚBLICA À DITADURA MILITAR 3.1 A crise da Monarquia Constitucional 3.2 As realizações e as dificuldades da 1.ª República, 1910-1926 3.3 O derrube da 1.ª República e sua substituição por um regime ditatorial A família real portuguesa no início do século xx. Caricatura referente à separação entre o Estado e a Igreja. Capa do jornal Domingo Ilustrado apoiando Gomes da Costa.

A crise e a queda da Monarquia Monarquia fraca e instável. Economia a progredir muito lentamente. Apoio crescente da burguesia e das camadas populares à causa republicana. O regicídio visto pela imprensa internacional (Le Petit Journal, Paris). 31 de janeiro de 1891 — Tentativa de revolta republicana contra a Monarquia, no Porto. 1 de fevereiro de 1908 — Assassínio do rei D. Carlos I e do príncipe herdeiro. Ditadura de João Franco. D. Manuel II herda a Coroa. Dois anos depois, em 5 de outubro de 1910, é implantada a República em Portugal.

As medidas da República Principais realizações do regime republicano Manuel de Arriaga, primeiro presidente da República, 1911-1915. Medidas de laicização do Estado: Separação entre o Estado e a Igreja. Medidas no campo da educação: Escolaridade obrigatória; Criação de novas escolas e universidades; Formação de mais professores. Medidas de carácter social e laboral: Criação de leis de proteção aos trabalhadores. Criação de instituições de apoio no trabalho e na velhice; Legalização do divórcio. Medidas de carácter económico e financeiro: Incrementos na indústria; Incrementos na agricultura; Tentativa de desenvolvimento dos transportes e das telecomunicações. Aula numa escola primária durante a 1.ª República.

A queda da 1.ª República Instabilidade do regime republicano: governos facilmente derrubados por votações adversas no Parlamento (45 governos em 16 anos); muitas medidas não implementadas. Situação económica e social em contínua degradação, essencialmente devido à participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial. Aumento dos impostos e do volume de papel-moeda em circulação por parte dos governos — inflação. Morte de centenas de soldados portugueses neste conflito. Descontentamento social e contestação generalizada Greves organizadas pelos sindicatos. Crescimento dos adeptos de soluções autoritárias. Agravamento da crise económica e social Golpe militar em 1926. Fim da 1.ª República