Vasos sanguíneos e Sangue

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Coração.
Advertisements

O SISTEMA CIRCULATÓRIO. FUNÇÕES conduz oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de.
Sistema circulatório.
Sistemas de transporte
Fisiologia da Circulação
CIRCULAÇÃO SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Circulatório Sangue – constituintes e respectivas funções;
Sistema Cardiorrespiratório 9º ano
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Sistema Circulatório.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR
SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Sistema circulatório e sistema linfático
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA CARDIOVASCULAR
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Sistema Circulatório.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Departamento : Medicina - hematologia
Colégio Maria Imaculada
VAMOS ESTUDAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO? Só se for agora!
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Sistema Cardiovascular
CÁRDIO-RESPIRATÓRIO SISTEMA.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Cardiovascular Bruno Garcia. Prof. Bruno Garcia w ww.sogab.com.br Sistema Cardiovascular Função A função básica do sistema cardiovascular é a.
Sistema Cardiovascular
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
ANATOMIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR PROF. CLÉIA BET BAUMGARTEN
Constituição do Sangue
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema circulatório FUNÇÃO: TRANSPORTAR NUTRIENTES,GASES,HORMÔNIOS,
Sistema circulatório e Sistema linfático
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Sistema circulatório.
Sistema Circulatório.
Fisiologia da Circulação
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Professora Lídia Estevez Mendes
Constituição e funções
O sangue e o sistema circulatório Esquema e ideias-chave
Sistema Circulatório.
Escola E.B 2/3 Vasco Santana Pedro L.
Sistema Circulatório.
Sistema Cardiovascular
Células Endoteliais e Músculo Liso
Sistema Circulatório.
O Sistema Cardiovascular
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Vasos sanguíneos e Sangue
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Circulatório.
1 Compreender o Corpo Humano 9
Sistema Circulatório (cardiovascular)
Sistema cardiovascular
Sistema cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Disciplina e ano Transporte de nutrientes e oxigénio até às células 1.3 Sangue Circulação Recordar conceitos… Ciências da Natureza seis.
Sistema circulatório.
Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Planeta Terra — 9.º ano.
O Sistema Circulatório
Coagulação coagulação do sangue é um processo complexo no qual o sangue forma coágulos sólidos. É uma parte importante da hemostasia (o cessamento da perda.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Transcrição da apresentação:

Vasos sanguíneos e Sangue

Vasos Sanguíneos Consistem num sistema de tubos fechados que transportam o sangue para todas as partes do corpo e o trazem de volta ao coração.

Vasos Sanguíneos Os vasos condutores de sangue são classificados de acordo com a direcção dos líquidos que levam. Os que conduzem os líquidos que saem do coração são chamados artérias que, ao diminuírem de calibre, passam a chamar-se arteríolas. Os vasos que conduzem para o coração são chamados veias que, ao diminuírem de calibre, passam a chamarem-se vênulas.

Vasos Sanguíneos

Artérias Artérias: são vasos de parede espessa que saem do coração levando sangue para os órgãos e tecidos do corpo. Compõem-se de três camadas: a mais interna, chamada endotélio, formada por uma única camada de células achatadas; a mediana, constituída por tecido muscular liso; a mais externa, formada por tecido conjuntivo, rico em fibras elásticas. Quando o sangue é bombeado pelos ventrículos e penetra nas artérias, elas relaxam e dilatam-se, o que diminui a pressão sanguínea, Caso as artérias não se relaxem o suficiente, a pressão do sangue em no seu interior sobe, com risco de ruptura das paredes arteriais. Assim, a cada sístole ventricular é gerada uma onda de relaxamento que se propaga pelas artérias, desde o coração até as extremidades das arteríolas. Durante a diástole ventricular, a pressão sanguínea diminui. Ocorre, então, contracção das artérias, o que mantém o sangue circulando até a próxima sístole.

veias Veias: são vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue dos órgãos e tecidos. A parede das veias, como a das artérias, também é formada por três camadas. A diferença, porém, é que a camada muscular e a conjuntiva são menos espessas que suas correspondentes arteriais. Além disso, diferentemente das artérias, as veias de maior calibre apresentam válvulas em seu interior, que impedem o refluxo de sangue e garante sua circulação em um único sentido. Depois de passar pelas arteríolas e capilares, a pressão sanguínea diminui, atingindo valores muito baixos no interior das veias. O retorno do sangue ao coração deve-se, em grande parte, às contracções dos músculos esqueléticos, que comprimem as veias, fazendo com que o sangue desloque-se em seu interior. Devido às válvulas, o sangue só pode seguir rumo ao coração.

Vasos Sanguíneos

Vasos Sanguíneos

Vasos Sanguíneos Algumas principais veias -Veia braquial -Veia cava -Veia jugular -Veia ilíaca Algumas principais artérias : -Artéria vertebral -Artéria braquial -Artéria basilar -Artéria carótida -Artéria subclávia -Artéria aorta -Artéria ilíaca

Sangue O sangue humano é constituído por um líquido amarelado, o plasma, e por células e pedaços de células, genericamente denominados elementos figurados.

Sangue Plasma:

Sangue Elementos Figurados: 1- Eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias): transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos, através da hemoglobina. São produzidas no interior dos ossos, a partir de células da medula óssea vermelha, 2- Leucócitos (glóbulos brancos): são células especializadas na defesa do organismo, combatendo vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetram no corpo 3- Plaquetas ou trombócitos: são minúsculos discos redondos ou ovais, de cerca de 2 mm de diâmetro que participam do processo de coagulação sanguínea.

Plaquetas (trombócitos) - são fragmentos celulares, sem núcleo, incolores, se não forem coradas, intervém na coagulação do sangue. Assim, a trombina, conjuntamente com a fibrina, resultante do fibrinogénio do plasma, formam um coágulo que impede a saída do sangue. Este processo, que resulta da intervenção das plaquetas designa-se por coagulação do sangue e é a principal função das plaquetas. Em um indivíduo normal, a coagulação é iniciada dentro de 20 segundos após a lesão ocorrer ao vaso sanguíneo causando dano às células endoteliais. As plaquetas formam imediatamente um tampão plaquetário no local da lesão. Essa é a chamada hemostasia primária. A hemostasia secundária acontece quando os componentes do plasma chamados factores de coagulação respondem (em uma completa cascata de reacções) para formar fios de fibrina, que fortalecem o tampão plaquetário. Ao contrário da crença comum, a coagulação a partir de um corte na pele não é iniciada pelo ar ou através da secagem da área, na verdade ocorre através das plaquetas que se aderem e que são activadas pelo colágeno do endotélio do vaso sanguíneo que fica exposto, quando cortado o vaso. As plaquetas activadas então liberam o conteúdo de seus grânulos, que contém uma grande variedade de substâncias que estimulam uma activação ainda maior de outras plaquetas e melhoram o processo hemostásico.