Criação de Componentes em Delphi

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Transcrição da apresentação:

Criação de Componentes em Delphi Autor: Christiano Lima Santos Orientador: Prof. Antônio Monteiro Freire

Sumário Motivação Conceito de Componente Hierarquia dos Componentes Algumas Classes Já Existentes Controle de Acesso aos Dados Passos Para Criar um Componente Construindo um componente visual: BlinkLabel

Motivação Vantagens do Delphi: Orientado a Objetos  Mais legibilidade e praticidade; Ferramenta RAD  desenvolvimento fácil e rápido de sistemas; Trabalha com componentes  aumenta a reusabilidade; Delphi permite a criação de componentes a partir dos já existentes;

Conceito de Componente Componentes são objetos descendentes do tipo TComponent, possuindo então a capacidade de ser mostrado na paleta de componentes e também de operar em "Design-time“; São objetos (visuais ou não) aos quais são associados propriedades, métodos e eventos;

Conceito de Componente Propriedade São formas seguras de acesso a atributos do componente; Permitem a alteração de valores em design-time; Evento São conexões entre acontecimentos e determinadas rotinas; Sempre que um acontecimento ocorrer (por exemplo, clique do mouse), o evento associado é disparado e então dá início à rotina associada; Método São funções e procedimentos, disponíveis ou não ao usuário final;

Hierarquia dos Componentes TComponent ... TButtonControl TButton TRadioButton Button 1 Button 2 RadioButton 1

Algumas Classes Já Existentes... TComponent - Componentes não visuais; TWinControl - se for necessário que o componente tenha "handles". TGraphicControl - Componentes visuais que não tenham "handles” (esta classe tem os metodos Paint e Canvas) TCustomControl - Esta classe tem "handle" de janela, eventos e propriedades comuns e, principalmente, os metodos Canvas e Paint.

Controle de Acesso aos Dados Todo componente em Delphi é um objeto proveniente da classe definida; Encapsulamento dos Dados; Há quatro tipos de controle de acesso: Private  inacessível; Protected  acessível somente aos descendentes; Public  acessível a todos; Published  acessível e visível no Object Inspector;

Passos Para Criar um Componente Derivar o componente novo a partir de outro existente, o qual servirá como base para somar as características do novo componente; Somar as propriedades, eventos e métodos necessários para o componente novo. Registrar o componente, inclusive o bitmaps adicional, arquivos de ajuda, etc; Instalar o componente novo na paleta de componentes;

Construindo um Componente Visual: BlinkLabel Trata-se de um componente que se torna visível e invisível (“pisca”) alternadamente; Devemos então derivá-lo da classe TLabel; As únicas units que usaremos são: Classes, StdCtrls, ExtCtrls; É necessário termos um Timer e a velocidade nele, então vamos inseri-los...

procedure TBlinkLabel.MudaVelocidade (valor : integer); Begin If FVelocidade <> valor then begin FVelocidade := valor; if valor < 0 then FVelocidade:=0; if FVelocidade = 0 then FTimer.Enabled:=False else FTimer.Enabled:=True; FTimer.Interval:=FVelocidade; Visible:=True; end;

Construindo um Componente Visual: BlinkLabel Método Piscar; Será disparado pelo evento OnTimer de nosso FTimer; protected     procedure piscar(Sender : TObject); procedure TBlinkLabel.piscar(Sender : TObject); Begin if FTimer.Enabled then Visible := not(Visible); end;

Construindo um Componente Visual: BlinkLabel Definir então a propriedade Velocidade; published property Velocidade: integer read FVelocidade write MudaVelocidade default 400;

Construindo um Componente Visual: BlinkLabel Definindo o construtor e destruidor; public constructor Create(AOwner : TComponent); override; destructor Destroy; override;    

Construindo um Componente Visual: BlinkLabel constructor TBlinkLabel.Create(AOwner : TComponent); begin inherited Create(AOwner); //obrigatório! FTimer := TTimer.Create(Self); //criar objetos FVelocidade := 400; FTimer.Enabled:=True; FTimer.OnTimer:=piscar; FTimer.Interval:=FVelocidade; end;

Construindo um Componente Visual: BlinkLabel destructor TBlinkLabel.Destroy; begin FTimer.Free; //destruir objetos criados inherited destroy; //obrigatório! end;

Referências Bibliográficas Help do Borland Delphi 6 http://www.dpi.ufv.br/downloads/cursoKylix/Material/Apostilas/ccind.htm

Exercício Criar um componente TGradientImage que exibe um gradiente de cores em um retângulo.