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Introdução a diagrama de classes e UML
Prof. Alexandre Parra Carneiro da Silva
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O que é UML ? A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. Considerada uma das linguagens mais expressivas para modelagem de sistemas orientados a objetos. É possível representar sistemas de softwares sob diversas perspectivas de visualização. Facilita a comunicação de todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de um sistema: Gerentes; Coordenadores; Analistas e Desenvolvedores.
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Principais Diagramas da UML 2.0 (1/2)
Diagramas Comportamentais Estudo de Caso Transição de Estados Atividades Diagramas Estruturais Objetos Classes Componentes, entre outros...
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Principais Diagramas da UML 2.0 (2/2)
Diagramas de Interação Seqüência Colaboração Tempo
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Diagrama de Classes Diagramas de classe são os diagramas mais comuns encontrados em modelagem de sistemas orientados a objetos. Um diagrama de classe mostra um conjunto de: classes, interfaces e seus relacionamentos. Principal uso: modelar a visão do projeto de um sistema de forma estática. São importantes não somente para visualização, especificação e documentação dos modelos estruturais.
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Termos e Conceitos de Diagramas de Classes (DC)
Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham: atributos, operações, relacionamentos e semântica. Graficamente, uma classe é desenhada como um retângulo. Uma classe em DC é composta de três partes: Nome Atributos Métodos
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O que são: Nome, Atributo e Método
Nome: Toda classe deve ter um nome que a distingue de outras. Atributo: é uma propriedade mencionada de uma classe que descreve uma variação de valores que instâncias da propriedade pode conter. A propriedade é compartilhada por todos os objetos desta classe. Método: é a implementação de um serviço que pode ser requerido a partir de qualquer objeto da classe para afetar seu estado.
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Exemplos de Classe em UML 2.0
Nome Atributo Operação
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Notações de Visibilidade em UML 2.0
Encapsulamento: Público (+): Visível para qualquer elemento que possa ver a classe. Protected (#): Visível a outros elementos dentro da classe e de subclasses. Private (-): Visível a outros elementos dentro da classe. Package (~): Visível a elementos do mesmo pacote.
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Exemplo de Visibilidade
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Relações entre classes
Em UML 2.0, as formas que entidades podem conectar a outras, lógica ou fisicamente, são através de relacionamentos. Em Orientação a Objetos, há três tipos de relacionamentos: Dependências Generalizações Associações
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Relacionamento: Dependência
Dependência é um relacionamento que declara que uma entidade (ex: classe Window) usa a informação e serviços de outra entidade (ex: classe Event), mas não necessariamente o inverso. Geralmente se usa dependência para mostrar que uma classe usa operações de outra classe ou usa variáveis ou argumentos de tipo de outra classe.
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Relacionamento: Generalização
É um relacionamento entre um tipo geral de uma entidade (superclasse) e um tipo mais específico desta entidade (subclasse).
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Relacionamento: Associação
É um relacionamento estrutural que especifica que objetos de uma entidade são ligados a objetos de outra entidade. Dada uma associação entre duas classes, você pode relacionar objetos de uma classe a objetos de outra classe.
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Relacionamento: Associação (função)
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Relacionamento: Associação (multiplicidade)
* significa 0..*
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Relacionamento: Agregação
Agregação é um tipo especial de associação. Quando utilizar AGREGAÇÃO ? Deseja-se modelar um relacionamento “todo/parte”, em que uma classe representa uma entidade completa (todo), composta de outras entidades (partes).
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Relacionamento: Composição (1/2)
Composição é uma forma de agregação, contudo dá o sentido de forte posse e tempo de vida entre parte e o todo. O todo é responsável pela disposição de suas partes, ou seja, que o todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes. Ou seja, um objeto pode ser uma parte de somente uma composição por vez.
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Relacionamento: Composição (2/2)
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Relacionamento: Associação com propriedades
Em uma associação entre classes, a própria associação pode ter propriedades.
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Expressando interfaces em UML 2.0
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Demais Notações em UML 2.0 (1/2)
Como expressar classes abstratas: O nome da classe deve ser escrito no estilo itálico. Como expressar métodos abstratos: O nome do método deve ser escrito no estilo itálico.
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Exemplo de classe e método abstrato
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Demais Notações em UML 2.0 (2/2)
Expressar herança simples e múltipla Herança Simples Herança Múltipla
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Ferramenta para modelagem UML
JUDE
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