Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIasmin Festa Alterado mais de 10 anos atrás
1
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
Modelo de Classes Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos E.A.Schmitz e D.S.Silveira, Editores
2
Classes e Objetos Conceito criado em 1960
Classe: uma estrutura de dados + métodos de manipulação (tipo) Acesso a estrutura somente via métodos (encapsulamento) Objeto: uma variável daquele tipo 6
3
Classes e atributos na UML
6
4
Exemplo de um diagrama de classes da UML
6
5
Associações e papéis Nome da associação: especificação informal da semântica Papéis: função que retorna elementos do tipo 6
6
Multiplicidade das associações
Multiplicidade define quantos objetos do tipo B estão associados a cada objeto do tipo A ( e vice-versa) 6
7
Herança Uma subclasse herda os atributos e operações da superclasse. 6
8
Agregação e composição
Agregação: partes podem existir sem o todo Composição: eliminando as partes elimina-se o todo 6
9
Classes associativas Associação possui atributos independentes dos associados 6
10
Categorias de classes do problema
coisas concretas: carro, geladeira funções desempenhadas por pessoas: médico, enfermeira, gerente Incidentes: vôo, acidente Interações: compra, casamento Especificações: ficha técnica dos carros
11
Roteiro da construção de um modelo de classes
Identificar classes Identificar atributos Definir associações Abstrair supertipos e subtipos Verificar se modelo é bem formado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.