O que é e como fazer uma contracepção de emergência?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Contracepção hormonal e os medicamentos
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Ciências Naturais Prof. Teresa Marcelino
Este texto, sobre a “Pílula do dia seguinte”, é uma coletânea de artigos que considerei plausíveis para o tema da aula de atualidades… Com o plenário da.
Métodos contraceptivos
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Métodos contraceptivos
PÂNCREAS E GÔNADAS.
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
Planejamento familiar
Adolescência e Sexualidade
Sistema Reprodutor Feminino
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Transmissão da vida.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Ciclo Ovulatório Ciclo Ovulatório Biologia 7A. O ciclo ovulatório.
MATERIAL INSTRUCIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR MÓDULO I MINISTÉRIO DA SAÚDE FEBRASGO.
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Métodos Contracetivos Hormonais
CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Trabalho de Ciências Diafragma DIU 8º ano D Evitando a gravidez.
Educação Se ual Métodos contracetivos Trabalho realizado por : André Azevedo Nº5 8ºG Diogo Oliveira Nº14 8ºG.
Planejamento Familiar
Métodos contracetivos artificiais hormonais
ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS
“QUIZ” Ciências.
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Hereditariedade.
Saúde da Mulher Curso de Graduação em Enfermagem – 4a. Fase
REPRODUÇÃO HUMANA.
Transmissão da vida
Pílula do dia seguinte e interrupção voluntária da gravidez.
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher Planejamento Familiar: é um direito, vamos fazer disso uma realidade.
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
METODOS CONTRACEPTIVOS
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Transcrição da apresentação:

O que é e como fazer uma contracepção de emergência? Bianca Prado Karina guimarães Marcela formoso Marina cardinot Victoria kupper

Contracepção de emergência O que é? Método que pode evitar a gravidez após a relação sexual, indicado para situações excepcionais. Contexto Histórico: Desde o período dos hebreus (1300 a.C.); Brasil – a partir de 1999.

Contracepção de emergência É indicada para quais situações? Para relação sexual sem uso de método anticonceptivo, falha conhecida ou presumida do método em uso de rotina, uso inadequado do anticonceptivo e abuso sexual. A contracepção de emergência não deve ser usada de forma planejada, previamente programada, ou substituir método anticonceptivo como rotina.

Como fazer uma contracepção de emergência? De duas formas: Pílula do dia seguinte DIU (dispositivo intra-uterino)

Como fazer uma contracepção de emergência? Pílula do dia seguinte: compostos hormonais concentrados, administrados por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual. Deve ser tomada até 72h após a relação sexual. Evitam ou retardam a ovulação, ou impedem a migração dos espermatozóides. Não há encontro entre os gametas masculino e feminino e, portanto, não ocorre a fecundação (Ministério da Saúde, 2005).

Como fazer uma contracepção de emergência? Diu: dispositivo de cobre, deve ser colocado, no máximo, três dias após a relação sexual. O cobre age como espermicida, estimulando a presença de anticorpos que irão destruir os espermatozóides e impedir que eles atinjam o óvulo (OMS, 2012). Caso o óvulo já esteja fecundado, a reação química faz com que as paredes uterinas se tornem lisas e incapazes de segurar o ovo.

Referencia Bibliográfica BRASIL. Ministério da Saúde: Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Anticoncepção de Emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde. Brasília, DF, 2005. Organização Mundial da Saúde. Contracepção de emergência [arquivo da internet]. Disponível em: < http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs244/en/>. Acesso em 9 de agosto de 2015.