SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Aula – Prática de Acionamentos Eletrônicos
Advertisements

Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
Díodo Zener
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
Capacitores.
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
SEMICONDUTORES Condução Eletrônica
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - GERADOR DC
ELETROSTÁTICA parte 2.
ELETRODINÂMICA.
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Prof. José Alexandre Diniz FEEC
Prof: Detector de Fumaça Prof:
Capacitores, associação de capacitores e dielétricos
Diodos.
ELETRICIDADE 10 CAPACITORES Prof. Cesário.
CONSELHO DE CONSUMIDORES DO ESTADO DO TOCANTINS “CONCELTINS”
Eletricidade e Mecânica
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Desenho elétro-eletrônico
Capacitor É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o.
GERADORES P I L H A Geradores
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
Condutores, Dielétricos e Capacitância
Capacitores ou Condensadores
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Energia Solar.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
Carvão para fins elétricos
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
Eletricidade A - ENG04474 AULA I.
TEORIA DOS SEMICONDUTORES
Curso: Eletrônica Básica
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA INTEGRADA À EDIFICAÇÃO DO COSTÃO DO SANTINHO E INTERLIGADA À REDE ELÉTRICA PÚBLICA. Clarissa Debiazi Zomer – LabEEE Ricardo.
O POTENCIAL DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INTERLIGADOS À REDE ELÉTRICA EM ÁREAS URBANAS: DOIS ESTUDOS DE CASO Carolina da Silva Jardim, Eng. Civil
CORRENTE E RESISTÊNCIA
MATERIAIS SEMICONDUTORES
RESISTORES EM PARALELO
A Natureza da Eletricidade
Prof. Clovis Almeida Curso: Eletrônica Básica Carga Horária: 80 horas Instrutor: Eng. Clovis Almeida.
CAPACITORES DE POTÊNCIA
GERADORES ELÉTRICOS Geração de Energia Prof. Wildson W de Aragão
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
GTD – 4º Módulo Eletrotécnica Profª Regina M. Kawakami 2012
MOTOR ASSÍNCRONO OU DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
Centro Educacional Barreiros
Painéis fotovoltaicos Este tipo de sistema converte a luz do sol em energia elétrica Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para.
Associação de Resistores
Eletromagnetismo – Aula 5
Energia solar.
Curso: Eletrônica Básica
Ensaio de curto-circuito e circuito aberto
INDUÇÃO MAGNÉTICA Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted ( ) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno.
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
Semicondutores Classificação de Materiais
Física dos Semicondutores
Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICA Marcos Baldoni

Minas Gerais quer se tornar polo de energia solar Por Caroline M., da Energio Nordeste - O estado de Minas Gerais se prepara para se tornar um polo fotovoltaico nacional. Isso porque, em 2016 a empresa espanhola Solatio Energy vai investir R$ 1,1 bilhão em Minas na construção de oito parques solares, localizados em Vazante, na região Noroeste de Minas, e em Pirapora, no Norte do Estado. Juntos, eles vão somar 240 MW de potência instalada. A previsão é de que os parques sejam explorados durante 20 anos e, nesse período, faturarem R$ 2,2 bilhões.

Minas Gerais quer se tornar polo de energia solar A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também contribui para colocar o Estado no mapa da energia solar nacional. Através da subsidiária Renova, braço de energias renováveis da estatal mineira, ela acaba de firmar uma parceria com a SunEdison, norte-americana que detém tecnologia de ponta em energia solar. Representantes da Cemig afirmam que a empresa trazer para Minas Gerais uma fazenda solar através da participação em leilões. Além disse, empresas de placas solares manifestam interesse em se instalar em Minas. A instalação de empresas de placas fotovoltaicas pode, no futuro, reduzir o valor do produto em solo nacional e acabar com o principal entrave da geração distribuída: o alto custo.

O Efeito Fotovoltaico O efeito fotovoltaico foi descoberto pela primeira vez em 1839 por Edmond Becquerel. Entretanto, só após 1883 que as primeiras células fotoelétricas foram construídas, por Charles Fritts, que cobriu o selénio semicondutor com uma camada extremamente fina de ouro de modo a formar junções. Ao conjunto de células fotoelétricas denomina-se por painel solar fotovoltaico cujo uso hoje é bastante comum em lugares afastados da rede elétrica convencional.

Existem três tipos principais de células solares Painel solar composto por células monocristalinas Este tipo de células fotovoltaica representam a primeira geração. O seu rendimento elétrico é relativamente elevado (aproximadamente 16%, podendo subir até cerca de 23% em laboratório), mas as técnicas utilizadas na sua produção são complexas e caras. Por outro lado, é necessária uma grande quantidade de energia na sua fabricação, devido à exigência de utilizar materiais em estado muito puro e com uma estrutura de cristal perfeita.

Existem três tipos principais de células solares Painel Solar composto por células policristalinas As células policristalinas têm um custo de produção inferior por necessitarem de menos energia na sua fabricação, mas apresentam um rendimento elétrico inferior (entre 11% e 13%, obtendo-se até 18% em laboratório). Esta redução de rendimento é causada pela imperfeição do cristal, devido ao sistema de fabricação.

Existem três tipos principais de células solares Painel Solar composto por células de silício amorfo As células de silício amorfo são as que apresentam o custo mais reduzido, mas em contrapartida o seu rendimento elétrico é também o mais reduzido (aproximadamente 8% a 10%, ou 13% em laboratório). As células de silício amorfo são películas muito finas, o que permite serem utilizadas como material de construção, tirando ainda o proveito energético.

Funcionamento da Célula Fotovoltaica Existem materiais na natureza denominados como semicondutores, que se caracterizam por possuírem uma banda de valência totalmente preenchida por elétrons e uma banda de condução “vazia” (sem elétrons) na temperatura do zero absoluto (0 k ou - 273.15). Assim sendo um semicondutor comporta-se como isolante a 0 k.

Funcionamento da Célula Fotovoltaica A separação entre as duas bandas de energia permitidas dos materiais semicondutores, é denominada de banda proibida (Bandgap, ou sigla (Eg) pode atingir até 3eV (Elétron-Volt), diferenciando estes materiais dos materiais considerados como isolantes ou dielétricos, onde a banda proibida supera este valor.

ESTRUTURA DE SEPARAÇÃO DE BANDAS DE ENERGIA PARA CONDUTORES SEMICONDUTORES E ISOLANTES

Funcionamento da Célula Fotovoltaica

Dimensionamento do sistema fotovoltaico As especificações técnicas dos inversores fornecem informação muito importante para o dimensionamento e a instalação dos sistemas fotovoltaicos. A configuração do sistema FV determina o número, o nível de tensão e a classe de potência dos inversores. Atendendo a que os inversores são fabricados para vários níveis de potência, e que a potência total do sistema fotovoltaico é determinada pela área útil disponível, é utilizado uma razão entre as potências do gerador fotovoltaico e do inversor de 1:1. Qualquer eventual desvio deverá ser considerado com base nesta razão.

Identificação das características elétricas dos módulos

Associações de células e módulos Dispositivos podem ser associados em série ou em paralelo, de forma a se obter os níveis de corrente e tensão desejados. Tais dispositivos podem ser células, módulos ou arranjos fotovoltaicos. Os arranjos podem ser constituídos por um conjunto de módulos associados eletricamente em série e/ou paralelo, de forma a fornecer uma saída única de tensão e corrente.

Associação em Série Na conexão em série o terminal positivo de um dispositivo fotovoltaico é conectado ao terminal negativo de outro dispositivo, e assim por diante. Para dispositivos idênticos e submetidos a mesma irradiancia, quando a ligação é em série as tensões são somadas e a corrente elétrica não é afetada, ou seja:

No caso de associarem em série dispositivos com diferentes correntes de curto circuito, a corrente elétrica da associação será limitada pela menor corrente. Entretanto a associação de módulos de corrente diferentes não é recomendada na prática pois pode causar superaquecimento.

Associação em Paralelo Na associação em paralelo, os terminais positivos dos dispositivos são interligados entre si, assim como os terminais negativos. A equação a seguir demonstra o resultado da soma das correntes elétricas em células ideais conectadas em paralelo. As correntes elétricas são somadas, permanecendo inalterada a tensão. Ou seja:

Associação em Paralelo

Influência da Temperatura na Célula Em uma célula de silício o aumento da temperatura produz uma variação na da ordem de -0,2v (-30%) em Vc e de +0,2% de Ic.

Dimensionamento do controlador de carga para um sistema solar

Banco de Baterias

Muito Obrigado!