Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CÉLULA
Advertisements

MEMBRANA PLASMÁTICA.
A membrana plasmática e a parede celular
Revestimentos Celulares
Transportes Celulares (permeabilidade celular)
Profª Marcia Conceição de S. Silva
PERMEABILIDADE CELULAR
MEMBRANA PLASMÁTICA SINGER NICHOLSON MODELO MOSAICO FLUÍDO Lípidos
Transportes Celulares
bactérias algas plantas certos protozoários
Brenda Natasha Souza Costa
CITOLOGIA (O ESTUDO DA CÉLULA) Ciências Prof. Mariane.
PROF. CLAUDIO GIOVANNINI
A célula.
Funções e Propriedades
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
PERMEABILIDADE CELULAR
Membrana Plasmática Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
CÉLULA BACTERIANA.
Transporte através da Membrana Plasmática
MEMBRANA PLASMÁTICA SINGER NICHOLSON MODELO MOSAICO FLUÍDO Lípidos
Membrana e permeabilidade
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Gabarito exercício digital 2ª Etapa
Mosaico Fluido – Singer e Nicholson Estrutura/Composição Química
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular
ORGANELAS CELULARES.
Membrana Plasmática Prof. Marcelo C..
A MEMBRANA PLASMÁTICA E OS TIPOS DE TRANSPORTE
Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo
Membrana Celular.
Citologia e envoltórios celulares
MEMBRANA PLASMÁTICA O que é a membrana plasmática?
Professor: Adair Disciplina: Biologia CAJI
PERMEABILIDADE CELULAR
Biologia Professor Thomaz Nagel
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Permeabilidade Celular
Membrana plasmática Professor Gabriel Cestari Vilardi.
Transportes Celulares
Membrana Plasmática e Citoplasma
MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES
BIOLOGIA VOLUME ÚNICO • 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN ERNESTO BIRNER
Membrana Plasmática.
Membrana plasmática.
bactérias algas plantas certos protozoários
Membrana Plasmática e permeabilidade
Função Define os meios intra e extracelular
MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES
A Permeabilidade celulAR
Transporte Passivo • Osmose • Difusão – simples - facilitada
Membrana Plasmática e Citoplasma
Envoltórios Celulares e transporte por membrana
A Permeabilidade celulAR ii
MORFOLOGIA DAS CÉLULAS.
Transporte Passivo Difusão Passiva - Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do soluto.
ENVOLTÓRIOS CELULARES
MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES
MEMBRANA PLASMÁTICA Membrana celular ou Plasmalema.
MEMBRANA CELULAR Essenciais para a vida da célula. Envolve a célula,
Transporte através da Membrana Plasmática
MEMBRANA PLASMÁTICA.
MEMBRANA PLASMATICA Toda a célula, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmática. A membrana plasmática é tão fina (entre 6.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Aulas Multimídias – Santa Cecília
MEMBRANA CELULAR: MODELO MOLECULAR Fernanda Moro Gabriel Bartholomeu Gabriela Siqueira Gabriela Chicrala Giovana Weckwerth Guilherme Nomoto Gustavo Lauand.
Citologia Prof. Fábio Duarte.
MEMBRANA PLASMÁTICA E A PERMEABILIDADE
Fisiologia da Membrana Celular.
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos 1 Obtenção de Matéria – Seres Heterotróficos 2.
Transcrição da apresentação:

Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS Protozoários, fungos, vegetais, animais e seres humanos são eucariontes, isto é, suas células são nucleadas, com organelas e organizadas. Mesmo sendo eucariontes, existem diferenças exclusivas entre cada uma dessas células. Retirado do Portal:

CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DAS CÉLULAS VEGETAIS A célula esta revestida externamente por uma parede celular celulósica, sendo dura e resistente. Sua membrana plasmática é fina e delicada e esta logo abaixo da p.c. que protege e sustenta a cel. vegetal. No citoplasma há grandes vacúolos, para armazenar substâncias ou regular as trocas de água com o meio. Presença de cloroplasto, responsáveis pela fotossíntese.

CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DAS CÉLULAS ANIMAIS A cel. animal não possui parede celular, sendo assim mais flexível. Possui vacúolos, porem menores e em maior quantidade. Apresentam centríolos, organela responsável pela reprodução das celulas e pela movimentação celular.

MEMBRANA CELULAR: ESTRUTURA E FUNÇÃO Independente do tipo celular, é essencial que exista alguma barreira que confira individualidade a cel. É necessário uma fronteira que defina claramente o que é o interior e o exterior da cel. Essa estrutura é a membrana plasmática. Ela é capaz de tornar o conteúdo celular diferente do meio onde esta.

FUNÇÕES DA M.P capacitar a cel. a responder a sinais ambientais. Influenciar no cumprimento de suas funções biológicas. Permitir interações entre as células Formar os tecidos Controlar de maneira seletiva a entrada e saída de substancias na célula.

O MODELO MOSAICO FLUIDO PROPOSTA EM 1972, POR SINGER E NICHOLSON As membranas são constituídas por lipídios e proteínas, chamadas de lipoprotéicas, sendo uma dupla camada. Os lipídios são os fosfolipídios (átomos de fósforo + lipídios) e o colesterol. O colesterol é insolúvel em água, enquanto o fosfolipídio é solúvel em água. Na camada dupla de fosfolipídios, as partes hidrofílicas das moléculas orientam-se para o meio intra e extracelular onde existe mta água. As caudas hidrofóbicas, formam a parte interna da membrana, excluindo a água do seu meio.

A movimentação dos lipídios é chamada de fluidez. Mas a m.p. tbm é constituída por proteínas, que esta mergulhada na dupla camada lipídica. As proteínas realizam funções, como: estabilização estrutural da m.p.,são receptores de hormônios, são canais de transporte para substancias grandes e meio de condução de sinais entre as células. Porção hidrofílica (meio extracelular) c/ água Porção hidrofóbica (meio intracelular) sem água

PERMEABILIDADE SELETIVA DA MEMBRANA As células não ficam isoladas do meio onde vivem; para isso são necessários trocas entre o meio e a célula para garantir a vida. Oxigênio e nutrientes precisam entrar constantemente, enquanto CO2 e resíduos devem ser retirados antes de intoxicar a célula. Esse fluxo continuo de substancias que entram e saem da célula deve passar pela membrana, que seleciona o que, e o quanto deve entrar e sair .

Transporte passivo Transporte ativo Substancias que atravessam a membrana sem gastar energia. Exemplos: O2, CO2 e água. Tipos de transp. passivo: Osmose e Difusão Ocorre de acordo com a diferença de concentração entre os 2 meios (intra e extracelular) Substancias que atravessam a membrana com gasto de energia. Exemplos: nutrientes de alto peso molecular (íons, aa, glicose..) Tipos: Bomba de sódio e potássio, Fagocitose e pinocitose.

Transporte passivo: Difusão Simples Processo na qual as moléculas se deslocam da região de maior concentração para a região de menor concentração. Se movimentam a favor do gradiente de concentração. È um processo natural, físico e não gasta energia. Ocorre com gases (O2 e CO2), a água e moléculas pequenas.

Difusão facilitada Osmose Ocorre quando há a participação de proteínas especiais de membrana, facilitando o transporte de substancias, por meio de canais. Osmose A membrana tbm pode ser chamada de semipermeável; ocorre quando há passagem de água do meio menos concentrado (- soluto) para o mais concentrado (+ soluto), para se igualar as concentrações.

Exemplo de osmose na célula sanguínea Hemácias são colocadas em 3 recipientes contendo concentrações diferentes de NaCl. No recipiente 1 as hemácias estão a 0,9% (isotônica) mto parecido com a normal do citoplasma. A água se deslocara na mesma intensidade p/ as duas direções. Em 2 há uma solução mto concentrada hipertônica), a água tente a sair do interior da cel.para o meio externo e desidratando-se. Em 3, as hemácias estão numa solução pouco concentrada (hipotônica). A água tente a entrar na célula ate estoura-la (hemólise).

Transporte ativo: fagocitose e pinocitose Ocorre contra o gradiente de concentração, ou seja, do menos concentrado para o mais concentrado. Há gasto de energia. A) Fagocitose é a quando a célula engloba partículas solidas. B) Pinocitose é quando a célula engloba partículas liquidas. A) B)

Transporte ativo: Bomba de sódio e potássio Nas células nervosas (neurônios) existe uma alta concentração de potássio (k+) no interior da célula em comparação com seu exterior. No caso do sódio (Na+), há uma alta concentração no exterior da célula em relação ao interior. Todo transporte ativo conta com a participação de proteínas especiais de membranas, as carregadoras. Essas proteínas estão continuamente “bombeando” o potássio para dentro e sódio para fora da célula.

Retirado do Portal: