REVOLUÇÃO FRANCESA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Guilhotina / Morte de Luís XVI
Advertisements

França antes da Revolução
IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
A República faz 100 anos.
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revolução Francesa.
A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Introdução a Revolução Francesa Profº Marcelo Dias
Revolução Francesa.
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Revolução Francesa Antigo Regime
Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Para quem? -
Revolução Francesa Aula de Revisão.
HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA REVOLUÇÃO FRANCESA
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Revolução Francesa O azul representa o poder legislativo, o branco o poder executivo e o vermelho o povo, os três "dividindo" igualmente o poder. Lembrando.
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
A França às vésperas da revolução
REVOLUÇÃO FRANCESA.
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
REVOLUÇÃO FRANCESA História Prof. Milton.
Revolução Francesa.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
REVOLUÇÃO FRANCESA ( 1789 – 1799 )
Revolução Francesa “liberdade, igualdade e fraternidade”
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
 O crescimento econômico ligado ao Colbertismo.  Os gastos exagerados da monarquia.  A revogação do Edito de Nantes.  As guerras e a estagnação da.
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
Revolução Francesa.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
CAPÍTULOS 1 E 2 2º ANO PROF. FERNANDO GONDIM
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Revolução francesa
A Era Napoleônica ( ).
A Liberdade guia o povo.
Antecedentes/causas:
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 24 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM.
Revolução Francesa.
REVOLUÇAO FRANCESA
Revolução Francesa Por que a Revolução Francesa foi considerada um marco divisório? Pilares do liberalismo e das instituições democráticas ? Eric Hobsbawn:
REVOLUÇÃO FRANCESA Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart
Revolução Francesa ( ) Prof. Alan. Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por.
Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna.
 Intensa agitação política para a escolha dos deputados do Terceiro Estado.  Cadernos de queixas- Terceiro Estado exigia, sobretudo, voto por cabeça.
Prof. Elaine Angela Bogo Pavani.  A França era basicamente agrária e semifeudal, assolada por catástrofes naturais. O comércio e as manufaturas estavam.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO FRANCESA

Entenda Foi o grande fato que marcou ascensão do povo ao poder político. Essa revolução teve tantas mudanças que alterou de IDADE MODERNA PRA IDADE CONTEMPORÂNEA IDADE MODERNA IDADE CONTEPORANEA

França A França estava em uma grande crise econômica, que nela, o povo saia prejudicado.

Ordens ou estados Nessa época , a sociedade francesa estava dividida em três estados: ESTADOS 1º ESTADO CLERO 2º ESTADO NOBRESA 3º ESTADO BURQUESES

Características gerais O clero era proprietário de 10% de terras , não pagava impostos , porém viviam na miséria. A nobreza , proprietária de 20% de terras. Possuía grandes privilégios inclusive não pagar impostos. Os burgueses, eram proprietários de 80% de terras, viviam na miséria e pagam todos os tipos de impostos.

Burguesia Esse estado vivia na miséria, e normalmente a sua situação era dificultada pelas enchentes , secas e más colheitas. Com as crises os preços aumentavam e provocavam rebeliões no campo.

TAXAS MERCADOS Reivindicações A burguesia estava descontente e então reivindicava a redução de taxas, que provocavam o encarecimento de seus produtos e queria a ampliação dos mercados para a sua industria TAXAS MERCADOS

Medidas Tomadas Com medo de uma revolta o do povo o rei Luís XVI , nomeou primeiro Turgot e depois Necker como ministro das finanças. Ambos criaram planos econômicos, mas não conseguiram melhorar a situação econômica do pais.Então o rei convocou os estados gerais.

Estados Gerais Os Estados gerais, eram uma assembleia formada por representantes dos três estados. No dia 5 de maio de 1789 a Assembleia dos Estados Gerais, reuniu-se no Palácio Versalhes.Contudo, os representantes logo entraram em conflito.

Conflitos Enquanto o primeiro e segundo estado defendiam o voto por ordem social ( UM VOTO POR ESTADO). O terceiro estado defendia o voto por cabeça, pois de outra forma sempre estaria em desvantagem.

Queda da Bastilha No dia 13 de julho o povo tomou as ruas de paris. Um dia depois, uma multidão invadiu a Bastilha, prisão do Estado e símbolo do poder absolutista.Esse fato ficou conhecido como queda da bastilha.

Assembleia Nacional Decretou novas leis e aprovou a Declaração dos Direitos do homem e do Cidadão, proclamando que os homens nascem livres e de igual direitos. Porém, o rei não queria que seu poder fosse diminuído então, não aceitou as medidas tomadas pela Assembleia Nacional.

Jornadas de Outubro Revoltados com a atitude do rei, o povo parisiense, em outubro, invadiu o palácio Versalhes , obrigando o monarca fugir do local . Esse acontecimento ficou conhecido como Jornadas de Outubro.

Fim da Assembleia Liderados por Danton, Marat e Roberpierre,o povo invadiu o palácio das Tulherias, destruindo-o. A família real foi presa e instaurou-se a Comuna Revolucionária.

GIRONDINOS, representava a maioria e a alta burguesia Republica Após a proclamação da republica (22/9),a convenção criou outro calendário, marcando o início de uma nova era. Durante a monarquia , os republicanos franceses permaneceram unidos, mas após a proclamação, eles de dividiram em duas alas. JACOBINOS, grupo radical liderados por Danton, Marat e Robespierre, representante da pequena e da média burguesia GIRONDINOS, representava a maioria e a alta burguesia

Terror Em 1794, instalou-se um período conhecido como Terror, chefiado por Robespierre.No qual houve violenta perseguição dos girondinos , com a morte de muitos deles inclusive a rainha Maria Antonieta.

Robespierre Em 27 de julho de 1794, Robespierre foi preso e guilhotinado, terminando o período do Terror. Os girondinos retornaram ao poder, elaboraram uma nova Constituição e instalaram um governo chamado diretório.

Diretório Foi mantido o regime republicano. O Poder Executivo foi dado a cinco diretores escolhidos por uma Assembleia eleita por voto censitário. A alta burguesia, que dominava o diretório e tratou de defender os seus interesses, sufocando as oposições internas.

Curiosidades Foi o médico francês Joseph-Ignace Guillotin  (1738- 1814) que sugeriu o uso deste aparelho na aplicação da pena de morte. Guillotin considerava este método de execução mais humano do que o enforcamento ou a decapitação com um machado. Na realidade, a agonia do enforcado podia ser longa: em certas decapitações, o machado não cumpria seu papel ao primeiro golpe, o que aumentava consideravelmente o sofrimento da vítima. Guillotin estimava que a instantaneidade da punição era a condição necessária e absoluta de uma morte decente.

VOCÊ SABIA ? O Rei Luís XVI tinha horário fixo para fazer as necessidades e que a população disputava espaço para ver de perto o rei obrar? Pois é! Além, disso, a Rainha Maria Antonieta, antes de ser guilhotinada, teria pedido tempo para arrumar-se a fim de morrer elegante. E, depois de decapitada, enquanto o corpo esperava a sepultura, uma artista plástica da Inglaterra moldou sua forma em gesso e essa escultura está exposta até hoje em Londres!

Muito Obrigada