Tema 6: O Mundo da Eletricidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Eletrodinâmica
Advertisements

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Indução Eletromagnética
Indução Eletromagnética
Física Geral e Experimental II
Física Geral e Experimental II
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
CORRENTE ELÉCTRICA Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso Consideraremos agora as situações que envolvem.
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
CORRENTE ELÉTRICA Até aqui a nossa discussão dos fenómenos elétricos concentraram-se em cargas em repouso Consideraremos agora as situações que envolvem.
ELETRODINÂMICA.
Analise de Circuitos em Corrente Continua – Editora Erica
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Indução Eletromagnética
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
DISCIPLINA: ELG - ELETROTÉCNICA GERAL SEM: 2008/2 TURMAS A/B 1)GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 2)PRINCÍPIOS DE CORRENTE E TENSÃO.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
Corrente elétrica.
Corrente Elétrica.
Eletricidade e Magnetismo
É propriedade de certas partículas;
Fundamentos de Circuitos Elétricos
ELETRICIDADE 4 Prof. Cesário POTENCIAL ELÉTRICO.
Física Aula 10 – Eletricidade Prof.: Célio Normando.
FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE - II
Corrente e resistência
Indução Eletromagnética
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
É um movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Força Magnética sobre Cargas em um CAMPO MAGNÉTICO UNIFORME
Eletrostática.
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Eletrodinâmica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Eletromagnetismo Indução Magnética 1.
Corrente elétrica contínua e alternada.
Condução Elétrica e Térmica em Sólidos
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
EXEMPLO: Intensidade da corrente elétrica
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Col. Est. Amyntas de Barros PROFESSOR: ADEMIR AMARAL
Eletricidade Aula 11 Lei de Ohm
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
ELETRICIDADE Carga elétrica Partículas elementares Corpo Eletrizado Neutro Positivo Negativo Princípios da Eletrostática Atração e repulsão Conservação.
ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Luís Carlos C. Monteiro.
Aula 03: Resistência elétrica e leis de ohm Prof. Diovani Milhorim
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Electromagnetismo.
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
Disciplina: Física Professor: Fábio Raimundo Turma: Semi - Extensivo
Eletromagnetismo – Aula 4
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
II. Resistência elétrica
PSI3012 – Introdução à Eletricidade e Eletrônica Profa. Roseli de Deus Lopes 2o. sem Aula 3.
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Transcrição da apresentação:

Tema 6: O Mundo da Eletricidade Semestre 2 de 2014 ampere I Q +q Coulomb

Corrente Elétrica Finalmente, chegamos ao fenômeno fundamental da eletricidade: Quando há um movimento ordenado de eletrões livres (ou qualquer partícula carregada) através de um condutor ou qualquer meio, chama-se corrente elétrica ou intensidade corrente elétrica (intensidade) Representa-se a intensidade com a letra I A unidade de intensidade é o ampere, ou amp (A)

Importa o comprimento do fio? Corrente Elétrica A corrente elétrica ou a intensidade (I) é a quantidade de carga que atravessa a superficie do condutor por unidade de tempo (Q) 𝐈= d𝐐 dt 1 A = a corrente elétrica devida ao fluxo de carga à taxa de 1 Coulomb por segundo Exercício 1a: A Carga Q atravessa uma seção de fio elétrico de comprimento de 2 metros, o fluxo de 180 C / minuto. Qual é a intensidade de corrente que percorre? Importa o comprimento do fio? Não 𝐈= dQ dt = ΔQ Δt = 180 C minuto × 1 minuto 60 segundos = 𝟑 𝐚𝐦𝐩𝐞𝐫𝐞𝐬

Exercício 1b Exercício 1b: 272 mA percorre um fio elétrico para fornecer energia a uma lâmpada típica em uma casa. Quantos eletrões atravessam a lâmpada em 10 segundos? 272 mA=0,272 A I= dQ dt = ΔQ Δt ∆Q=I∙∆t= 0,272 A ∙ 10 s =2,72 C 2,72 Coulombs de carga atravessa em 10 segundos Q eletrão =−1,6× 10 −19 C # eletrões=2,72 C∙ 1 eletrão 1,6× 10 −19 C = 17.000.000.000.000.000.000 eletrões ou 1,7× 10 19 eletrões atravessam a lâmpada em 10 segundos

Convenção de Corrente +I Por convenção, corrente elétrica percorre na direção oposta do fluxo dos eletrões +I corrente positiva Isto é porque o cientista Benjamin Franklin pensava que a corrente elétrica é causada por o fluxo de carga positiva (mas não é verdade)

Densidade de Corrente Grandeza vetorial: (i) módulo: se a corrente i estiver uniformemente distribuída pela seção reta (de área A) de um condutor Unidade no S.I.: [J] = [i]/[A] = A/m2 (ii) direção e sentido: os mesmos do campo elétrico E dentro do condutor, seja qual for o sinal dos portadores de carga. É o sentido convencional da corrente.  

Exercício 1c Exercício 1c: Qual é a direção do fluxo dos eletrões? 250 mA -250 mA fluxo de eletrões fluxo de eletrões

TPC: Exercício 1d TPC Exercício 1d: Em 3 minutos, 5,625× 10 20 eletrões atravessam uma barra de ouro com um comprimento de 0,1 metros. Qual é a intensidade da corrente?

Tensão Semestre 2 de 2014

O Que Causa o Fluxo de Carga? Voltamos a nossa lâmpada… O que causa o fluxo de carga—a intensidade—que excita a lâmpada? fluxo de eletrões I A resposta é Voltagem ou Tensão Cada ponto em um fio metálico tem um nível de potencial elétrico nível de potencial A nível de potencial B Se existe uma diferença entre o nível de potencial A e o nível de potencial B, corrente elétrica pode percorrer o fio metálico elemento de circuito

usando outras palavras: Tensão Se 𝑉 𝐴 ≠ 𝑉 𝐵 , é possível que percorra uma corrente através deste fio metálico. elemento de circuito nível de potencial A nível de potencial B usando outras palavras: V A V B Se 𝑉 𝐴 − 𝑉 𝐵 ≠0 , é possível que percorra uma corrente através deste fio metálico. I Este valor 𝑉 𝐴 − 𝑉 𝐵 chama-se Voltagem ou Tensão Voltagem ou Tensão quer dizer a diferença de potencial elétrico entre dois pontos Então no nosso fio metálico acima, a diferença de potencial 𝑉 𝐴 − 𝑉 𝐵 é a voltagem ou tensão entre os pontos A e B, 𝑉 𝐴𝐵 É esta tensão que causa o fluxo de eletrões, a corrente ou intensidade

Tensão I I = 0 tensão= V A − V B = V AB =1 volt Se um circuito tem corrente a percorrer, a causa é tensão—uma diferença de potencial elétrico elemento de circuito V A =4 volts V B =3 volts tensão= V A − V B = V AB =1 volt A unidade de tensão é o volt (V) I = 0 Se um circuito não tem uma tensão, não pode existir corrente elétrica. elemento de circuito V A =4 volts V B =4 volts tensão= V A − V B = V AB =0 Importante: Sempre define-se uma tensão em relação a dois pontos—a diferença de potencial elétrico entre aqueles pontos O potencial elétrico de um só ponto não tem significado na natureza

Uma Analogia O Mundo Elétrico O Mundo Mecânico Uma analogia pode ser feito com a física-mecânica O Mundo Elétrico O Mundo Mecânico elemento de circuito I mudança de bolas V A altura A V B altura B Analogia entre um circuito elétrico e um tubo cheio de bolas: fio → tubo eletrões → bolas intensidade → taxa da mudança das bolas potencial elétrico → altura tensão → diferença de altura Os eletrões mudam por causa da força eletromecânica As bolas mudam por causa da força gravitacional

elemento de circuito V A V B altura A altura B mudança de bolas altura A altura B elemento de circuito I V A V B mudança de bolas altura A altura B elemento de circuito I V A V B Para determinar a intensidade, o potencial elétrico não importa. Só importa a diferença de potencial elétrico, a tensão. Para determinar a taxa da mudança das bolas, a altura não importa. Só importa a diferença de altura.

Nós V 1 V 2 V 3 um só nó V terra =0 V Todos os pontos em um fio continuo têm o mesmo potencial elétrico Todos os pontos conectados assim com o mesmo potencial elétrico chama-se um nó um só nó V 1 V 2 Usualmente escolhemos um nó para ser terra V 3 V terra =0 V

Referência a Terra V 2 V 1 V 3 V terra =0 V Escolher um nó para ser terra não significa que realmente esteja conectado à terra ou ao chão Apenas fornece como começar, fornece uma referência: o potencial elétrico do nó da terra é igual a zero V 2 Com esta referência da terra, podemos falar sobre as tensões variadas do circuito Podemos falar sobre as tensões 𝐕 𝟏 , 𝐕 𝟐 , e 𝐕 𝟑 , sabendo que realmente estamos a falar sobre as tensões (𝐕 𝟏 − 𝐕 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚 ), (𝐕 𝟐 − 𝐕 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚 ), e (𝐕 𝟑 − 𝐕 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚 ) V 1 V 3 V terra =0 V

Referência a Terra V 1 V 2 V 3 𝐕 𝟏 =𝟓 𝐕 𝐕 𝟐 =𝟐,𝟓 𝐕 𝐕 𝟑 =𝟎 𝐕 Por exemplo, neste circuito com a terra assim, podemos escrever que… 𝐕 𝟏 =𝟓 𝐕 𝐕 𝟐 =𝟐,𝟓 𝐕 𝐕 𝟑 =𝟎 𝐕 V 1 V 2 nó 1 nó 2 nó 3 nó terra V 3 V terra =0 V Isto e,… a tensão entre os pontos 𝐧ó 𝟏 e 𝐧ó 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚 é igual a 5 V a tensão entre os pontos 𝐧ó 𝟐 e 𝐧ó 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚 é igual a 2,5 V a tensão entre os pontos 𝐧ó 𝟑 e 𝐧ó 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐚 é igual a 0 V

…é igual a este circuito Referência a Terra A terra sempre pertence ao mesmo nó Então este circuito … …é igual a este circuito

O Que é Tensão, Realmente? Definição do mundo da física: Tensão é igual ao trabalho feito por unidade de carga contra um campo elétrico estático

Potência Elétrica 𝐏=𝐕∙𝐈 Exercício 2a: Potência elétrica (P) é a taxa do uso da energia electrica Então, potência elétrica tem importância grande para o mundo real potência elétrica 𝐏= dE dt = d(𝐕𝐈t dt =𝐕𝐈 𝐏=𝐕∙𝐈 unidade: Joule/segundo ou Watts (W) (para corrente constante) Exercício 2a: Um telefone está a tirar 100mA de intensidade constante da sua bateria de 5 V, para tocar música. Qual é a potência elétrica? 100 mA Resolução 5 V P=VI=5 V∙0,1 A=𝟎,𝟓 𝐖

(para potência elétrica constante) Energia Elétrica Podemos usar potência elétrica (P) também para calcular outro valor com importância na vida real—Energia (E) 𝐄=𝐏∙𝐭 (para potência elétrica constante) Exercício 2b: Dado intensidade e potência elétrica constante, Qual e a quantidade de energia gasta pelo telefone do Exercício 2a a tocar música por 3 minutos? Resolução E=P∙t= 0,5 W ∙ 3 minutos∙ 60 segundos minuto =𝟗𝟎 𝐖∙𝐬=𝟗𝟎 𝐉𝐨𝐮𝐥𝐞𝐬

Receptores e Fontes Elementos de circuito diferentes comportam-se de manerias diferentes Elemento do circuito pode gerar potência elétrica para o circuito Ou um elemento do circuito pode gastar potência elétrica do circuito I I Exemplo: Exemplo: resistor fonte de tensão Elemento que gera potência elétrica chama-se uma fonte Elemento que consome a potência elétrica chama-se um receptor

Receptores e Fontes No Sistema de Referencia Comum, P>0 quando a potência elétrica está sendo gastada ou dissipada (receptor) P<0 quando a potência elétrica está sendo gerada (fonte)

Exercício 2c Exercício 2c: I= P V = 6 W 3 V =𝟐 𝐀 P=V∙I Um resistor está a dissipar 6 W de potência elétrica e a tensão medida sobre a resistor é 3 Volts. Qual e a intensidade da corrente elétrica que atravessa o resistor? P = 6 W 3 V I= ? Resolução I= P V = 6 W 3 V =𝟐 𝐀 P=V∙I

Exercício 2c Exercício 2d: Resolução: Qual é o valor da tensão (com referência a terra) no ponto A? Ponto B? 5 V A 1,6 kΩ 38 pF 0,1 µF 1,2 kΩ 1,2 kΩ 6 MΩ 748 Ω B 748 Ω Resolução: Ponto A é parte de um nó grande de 5 V. Ponto B é parte de um nó grande de 0 V.