Solos e Rochas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Basalto gabro.
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
Formação da Terra Estrutura
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
As Rochas Ígneas.
MINERAIS & ROCHAS.
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
Professora Aleide Cristina
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
RELEVO.
MINERAIS E ROCHAS.
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
OS TIPOS DE SOLOS.
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Estrutura Geológica e Relevo
ROCHAS E MINERAIS.
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Rochas.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Rochas: Arquivos da História da Terra
Interacções entre os grandes grupos de rochas
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Rochas.
As rochas – Arquivos que relatam a história da Terra
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Colégio São José 6º ano- Ciências Professora Vanesca 2014
NOME: Milene L.Gagliardo.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 3: ELEMENTOS DE GEOLOGIA
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Formação de rochas sedimentares
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Conheces o ciclo das rochas?
ROCHAS MAGMÁTICAS.
AVALIAÇÃO MENSAL CIÊNCIAS – 4° BIMESTRE – 6º Ano
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
TIPOS DE ROCHAS.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Revisão – 1ª série do E.M. Geografia.
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Ciências Humanas e suas Tipos de solo e suas características
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Estrutura geológica no Brasil
ROCHAS MAGMÁTICAS.
TIPOS DE ROCHAS.
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA. As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Transcrição da apresentação:

Solos e Rochas

Tipos de solo e suas características O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de chão ou terra. Composto basicamente de três fases: Matéria orgânica e minerais; água; ar, sendo chamado assim de sistema trifásico. Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License

As camadas do solo Horizonte O: camada orgânica superficial; Horizonte A: formado de fragmentos de rocha, matéria orgânica e húmus; Horizonte B: camada mineral pobre em matéria orgânica, rica em compostos de ferro e minerais resistentes. Horizonte C:  camada mineral pouco ou parcialmente alterada; Imagem: Soil profile/ United States Department of Agriculture/ Public Domain Horizonte R: rocha matriz, não alterada que deu origem ao solo.

Rochas, minérios e minerais Minerais são elementos químicos com composição cristalizadas e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos. Rocha: termo usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidos. Embora coesa e, muitas vezes, dura, a rocha não é homogênea. Já termo minério é utilizado apenas quando o mineral ou a rocha apresentar uma importância econômica.

Tipos de rochas Rochas Magmáticas ou Ígneas - São aquelas resultantes da consolidação do magma. Quando a consolidação do magma ocorre no subsolo formam- se rochas intrusivas. Ex.: Granito. Quando ocorre em superfície (lava vulcânica) formam-se rochas extrusivas. Ex.: Basalto; Rochas Sedimentares - Resultam da deposição de detritos de outras rochas (magmáticas ou metamórficas), ou do acúmulo de detritos orgânicos. Ex.: Arenito, Calcário, etc. Rochas Metamórficas - Resultam da transformação de outras rochas preexistentes, agora, sob novas condições de temperatura e pressão. Ex.: Mármore, Gnaisse, etc.

Lixiviação e laterização Lixiviação é o processo de perda dos minerais da superfície para o subsolo, causado pela "lavagem" promovida pelas chuvas torrenciais e pela infiltração de água no solo. A água que se infiltra pelos poros, como em uma esponja, vai, literalmente, lavando os sais minerais hidrossolúveis (sódio, potássio, cálcio etc.) e diminui a fertilidade do solo. Laterização é uma consequência da lixiviação e ocorre quando há o surgimento de uma crosta ferruginosa no solo, que, em certos casos, chega a impedir a penetração das raízes no solo. Esse acumulo de ferro ou formação de "laterita", torna o solo deficiente para o cultivo. Esse processo pode ser acelerado pela ação humana, ao derrubar a cobertura vegetal que naturalmente protege o solo.