A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
SOLOS GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA

2 É a camada superficial da crosta terrestre alterada ou decomposta em contato com a atmosfera e com o universo vivo ou biosfera (Coelho e Terra, 2001). (COELHO, Marcos A. & TERRA, Lygia. Geografia geral: o espaço natural e socioeconômico. Moderna, 2001). Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License

3 Solo é resultado do trabalho de agentes do intemperismo sobre as rochas somado a restos de animais, minerais e vegetais, em conjunto com a ação do tempo. Dependendo do tipo de rocha, o solo resultante poderá ser mais ou menos fértil.

4 Minerais e matéria orgânica
Composição São constituídos essencialmente por matéria mineral, à qual se encontram associadas pequenas quantidades de matéria orgânica, água e ar. Minerais e matéria orgânica Ar Água

5 Fatores que contribuem para a formação do solo:
Intemperismo físico: Mudança de temperatura; penetração da água; fissuras nas rochas. Químico: A água provoca processos químicos nas fissuras das rochas. Biológico: A ação de seres vivos e raízes que modificam a rocha ao longo do tempo. A força do intemperismo varia de acordo com o clima das regiões. Em regiões mais úmidas, a força das intempéries são maiores que em regiões de climas mais secos. A resistência desses minerais à ação do intemperismo também varia, geralmente a mica e o quartzo são mais resistentes.

6 O clima (chuva, temperatura e ventos, principalmente) vai continuar agindo da decomposição dos sedimentos que permaneceram, além da participação dos seres vivos. O tempo geológico é outro fator de extrema importância, pois os sedimentos serão transformados gradativamente em solo. As rochas são consideradas fatores ou agentes endodinâmicos, e o relevo, o clima e os organismos, exodinâmicos: NA FORMAÇÃO DO SOLO.

7 Após o intemperismo atuar na rocha exposta, o horizonte A se forma, caracterizando um solo jovem raso. Neossolo, (pouco evoluído) Quando o solo possui os horizontes A, B e C é considerado bem desenvolvido e maduro, caracterizando o Argissolo (material mineral-argila) Quando o horizonte B se estrutura, esse solo passa a ser denominado pouco desenvolvido ou cambissolo.

8 As camadas do solo Horizonte O: camada orgânica superficial;
Horizonte A: formado de fragmentos de rocha, matéria orgânica e húmus; Horizonte B: camada mineral pobre em matéria orgânica, rica em compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo;  Horizonte C:  camada mineral pouco ou parcialmente alterada; Imagem: Soil profile/ United States Department of Agriculture/ Public Domain Horizonte R: rocha matriz, não alterada que deu origem ao solo.

9 Pesquisa para casa (Entregar no dia 06 de setembro)
Construa um trabalho fornecendo informações sobre os principais tipos de solos brasileiros. Os tipos; comente sobre cada um deles; imagens (mapas e figuras). Estrutura do trabalho: Capa (nome da escola, nome do aluno, nome da professora, série, local e ano) Desenvolvimento (Os principais tipos de solos brasileiros – muito cuidado para não apenas copiar e colar da internet. Leia sobre o assunto em mais de um site confiável e depois procure escrever com suas palavras. Caso queira copiar algo específico de um site, lembre-se de colocar a referência. ) Acrescente aos textos imagens e mapas, para que ele fique mais rico de informação, mas lembre-se também das referências. Referências bibliográficas Fonte: Arial (11) ou Times (12) Valendo 1,0 para o 3º trimestre.


Carregar ppt "GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google