FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FABAN- UNIESP 2009 Prof. Carlos Alberto Seixas
Advertisements

I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Banco de Dados I I Banco de Dados - Conceitos e Definições
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Modelo Relacional Renata Viegas.
Evolução dos SGBD’s (2ª Parte).
MODELO RELACIONAL Transparências baseadas no capítulo 3 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e capítulo 7 do livro de ELMASRI e NAVATHE Juliana Amaral e Rodrigo.
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
O Modelo E-R Definição: Características
Funcionalidades de um SGBD
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação Redes de Computadores
Modelo Entidade-Relacionamento
Projeto de Banco de Dados
Histórico Etapas da evolução rumo a tomada de decisão:
Maurício Edgar Stivanello
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Introdução a Bancos de Dados
Profa. Aline Vasconcelos
Prof. Carlos H. Marcondes
Gerenciamento dos Recursos de Dados
Modelo Relacional Uma base de dados é Uma relação é
Prof. Alfredo Parteli Gomes
I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD
Introdução a Banco de Dados Aula 02
BANCO DE DADOS - CONCEITOS
Técnica de BD – Modelagem (2)
MODELO DE DADOS PROF. RONI MARCIO FAIS Maio de 2008.
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
Modelo de Dados Relacional
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
Introdução a Banco de dados
Curso Técnico em Mineração
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
BANCO DE DADOS Aula 3 Josino Rodrigues Neto© Fundamentos em Banco de Dados.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Sarajane Marques Peres
TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
1 24/4/ :29 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
Objetos em Bancos de Dados Relacionais Alcides Calsavara.
Profa. Ana Karina Barbosa Abril/2008
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Bancos de Dados.
Arnaldo Rocha1995 BANCO DE DADOS Modelo Relacional.
Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais
Projeto de Banco de Dados
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante.
Banco de dados e tipos de programação
B ANCO DE DADOS Modelo Relacional ABTécnico. M ODELOS DE DADOS Apoiando a estrutura de um BD está o modelo de dados: uma coleção de ferramentas conceituais.
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Independência dos Dados
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Professora: Kelly de Paula Cunha
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Modelos de dados.
Modelo Relacional Introduzido por Ted Codd, da IBM Research, em Utiliza o conceito de relação matemática. Possui base teórica na teoria dos conjuntos.
Banco de Dados I 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Professor: reno nooblath
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 9 - Modelagem de Data Warehouse.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
Modelagem de Dados Aula 3.
T ABELAS Banco de dados. Banco de dados = Conjunto de dados armazenado eletrônicamente Relação = Conjunto de elementos da mesma estrutura R ELAÇÃO.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados

As Três Abordagens Clássicas O usuário vê o banco de dados segundo um modelo de visões; O modelo de visões e o modelo conceitual são bastante semelhantes, as vezes idênticos; Portanto os conceitos aplicados aqui servem tanto para o nível conceitual quanto para o de visões; Abordagem Hierárquica; Abordagem em Rede Abordagem Relacional;

A Abordagem Hierárquica Esta seção e as seguintes são baseadas em um banco de dados contendo as entidades: Filial, Departamento e Funcionário. Na abordagem hierárquica, como o próprio nome já diz, os dados são organizados de acordo com níveis hierárquicos preestabelecidos; Os primeiros bancos de dados estão baseados nesta abordagem. Segundo Date, “um banco de dados hierárquico, compõe-se de um conjunto ordenado de árvores – mais precisamente, de um conjunto ordenado de ocorrências múltiplas de um tipo único de árvore”.

A Abordagem Hierárquica Na abordagem hierárquica, podemos ver o banco de dados como um único arquivo organizado em níveis. O nível superior que contém a filial é chamado de raiz. Qualquer acesso ao banco de dados deve ser feito a partir dele; Em geral, a raiz pode ter qualquer quantidade de dependentes, e estes, qualquer quantidade de dependentes de nível mais baixo

Exemplo de um Modelo Hierárquico

Exemplo de um Modelo Hierárquico

Exemplo de um Modelo Hierárquico

Exemplo de um Modelo Hierárquico

Exemplo de um Modelo Hierárquico

A Abordagem em Rede No modelo em rede as informações são representadas por uma coleção de registros e o relacionamento entre elas é formado através de ligações (link); Extensão do modelo hierárquico; É uma relação membro-proprietário, na qual um membro pode ter muitos proprietários.

A Abordagem em Rede Em um BD estruturado como um modelo em rede há freqüentemente mais de um caminho para acessar um determinado elemento de dado. A principal diferença entre a abordagem hierárquica e a em rede é que um registro-filho tem exatamente um pai na abordagem hierárquica, enquanto na estrutura de rede um registro-filho pode ter qualquer número de pais.

A Abordagem em Rede

A Abordagem Relacional Um banco de dados relacional consiste em uma coleção de tabelas, cada uma designada por um nome único. Tabelas Uma tabela é uma representação bi-dimensional de dados composta de linhas e colunas; Uma tabela de alunos de uma escola é apresentada a seguir.

A Abordagem Relacional

Atributos ou Colunas Considerando a tabela Aluno; Ela tem três colunas Num_Matrícula, Nome_Aluno e Sexo_Aluno; A cada uma destas colunas damos o nome de atributo; Um nome de atributo deve ser único em uma tabela e dizer exatamente o tipo de informação que ele representa.

Atributos ou Colunas Regras: Uma coluna (atributo) não segue um ordenamento especifico; O valor de uma coluna não pode ser decomposto em mais de uma coluna; Nome de uma coluna deve expressar exatamente o que armazena; Deve-se utilizar prefixos padronizados, Cod-Dept, Nome-Funcionorio, Qtde-Estoque.

Linhas, Registros ou Tuplas A tabela Aluno possui cinco registros; Cada registro representa um relacionamento entre um conjunto de valores; A este relacionamento damos o nome de registro, linha ou ainda Tupla; Cada linha da tabela é única e possui um atributo identificador (Num_Matrícula); Este atributo identificador é chamado de chave primária.

Linhas, Registros ou Tuplas Regras: Em uma tabela não devem existir linhas duplicadas; As linhas de uma tabela não seguem uma ordem especifica.

Terminologias aplicadas a BD Terminologia Básica Campo: unidade básica de informação mínima com significado Registro: conjunto de campos Arquivo: conjunto de registros Banco de Dados (BD): conjunto de arquivos e as formas de manipulação Terminologia Relacional Campo: atributo Registro: tupla Arquivo: tabela ou relação Domínio: conteúdo da relação

Modelo Relacional É o padrão atual para a construção de ferramentas de BD Basicamente, um BD relacional é composto de tabelas ou relações Uma tabela é um conjunto não ordenado de linhas Cada linha é composta por uma série de valores de campo Cada campo é identificado por um nome de campo  O conjunto de campos das linhas de uma tabela que possuem o mesmo nome formam uma coluna

Modelo Relacional - Composição de um Banco de Dados Relacional