Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
D.Dinis Ordem: 6º Rei de Portugal Cognome(s): O Lavrador
Advertisements

D.Fernando I D. Fernando I, nono Rei de Portugal, nasceu a 31 de Outubro de 1345 em Lisboa. Era filho do rei Pedro I de Portugal e da princesa Constança.
D. Afonso ll.
A República faz 100 anos.
ARISTOCRACIA Disciplina: TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO
PRIMEIRA DINASTIA DINASTIA AFONSINA.
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
D.SANCHO II.
Formação de Portugal Pedro Thiago de F. R. Costa N.º 22 7ºC
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Marcos 6,17-29 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. Glória a vós, Senhor!
A Morte de D. Fernando e o problema de sucessão.
FORMAÇÃO DO CONDADO PORTUCALENSE
Episódio de Inês de Castro
CLICA NO X DO LOCAL CORRECTO! BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE.
Em memória de Inês de Castro
A história de Pedro e Inês
Caça ao Tesouro – Percursos de Pedro e Inês
Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
D.Maria I.
História de Portugal Aula n.º 11 A Crise Dinástica ( )
A Crise de Teresa Martins.
História de Portugal Cognomes dos Reis.
APRESENTÃÇÃO DE SLAYDS
FAMILIA REAL PORTUGUESA
Humanismo ( ).
Eu fui contratado para descobrir o paradeiro de um dos assassinos de Inês de Castro. O quê? Quem é essa? Não me digas que nunca ouviste falar da maior.
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
Portugal no século XIV A revolução de
Trabalho realizado por: David Santos Nº5 8º3 Rodrigo Bernardo Nº20 8º3
D. Dinis “ O Lavrador”.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
D.Dinis.
História de Portugal Aula n.º 10 A Crise (século XIV)
 A mina d'Ouro  Havia uma mina no lugar chamado poldras, junto à mata do palácio de Mateus. Havia lá uma mina que se chamavam-lhe mina d'Ouro, que aparecia.
Inês de Castro.
D.MARIA I Cognomes: a piedosa ou a pia/a louca.
Trabalho Elaborado por: Fátima Marta Mariana
DE CONDADO A REINO INDEPENDENTE
Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes Teatro D. Maria II
Biografia D. Afonso Henriques.
1ª Dinastia Afonsina Trabalho Elaborado por: Ana Sofia Juliana Vitor.
Formação de Portugal I Dinastia
Beatriz Costa nº 6 Francisco Melo nº 11
QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
Biografia de Dona Inês de Castro
História de Portugal Aula n.º 19 A União Ibérica.
História de Portugal Aula n.º 9 A Conquista do Território
À Procura de Pedro e Inês
Afonso Henriques O 1º Rei de Portugal
O Conde D. Henrique O conde D. Henrique queria tornar o seu condado independente do reino de Leão, mas morreu sem conseguir realizar esse desejo: a independência.
Português, 9º Ano - Prof. António Alves
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA SUCESSÓRIO PORTUGUÊS DE
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
Sétimo rei de Portugal Filho de D. Dinis e de D. Isabel
Romance de Pedro e Inês Um Amor Proibido A História D. Pedro I, Infante de Portugal, era filho do Rei D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela. Em criança.
D. Henrique I Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. Filho do rei D. Manuel.
DO DIREITO MEDIEVAL AO DIREITO MODERNO DOCUMENTOS.
Portugal no século XIV A revolução de
D. Dinis Sexto rei de Portugal Filho de D. Afonso III a de D. Beatriz de Castela.
 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de Filha de.
D. Afonso III Quinto rei de Portugal. Segundo filho de D. Afonso III.
Portugal Fernando Santos.
Transcrição da apresentação:

Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes porque D.Pedro queria a todo o custo vingar o assassínio de Inês de Castro. Era filho de D. Afonso IV e a sua mulher, a princesa Beatriz de Castela. Pedro I sucedeu a seu pai em 1357. D. Pedro é conhecido pela sua relação com Inês de Castro, a aia galega da sua mulher Constança, que influenciou fortemente a politica interna de Portugal no reinado de Afonso IV. Inês acabou assassinada por ordens do rei em 1355, mas isso não trouxe D. Pedro de volta a influência paterna.

Bem antes pelo contrario, entre 1355 e a sua ascensão a coroa, D Bem antes pelo contrario, entre 1355 e a sua ascensão a coroa, D. Pedro revoltou-se contra o pai pelo menos duas vezes, pois nunca lhe perdoou ter mandado assassinar Inês de Castro. Uma vez coroado Rei, em 1357, D. Pedro anunciou o casamento com Inês, realizado em segredo antes da sua morte. Este facto baseia-se apenas na palavra do rei, uma vez que não existem registos de tal união. Conta também a tradição que D. Pedro teria desenterrado o cadáver de Inês de castro, coroando-o como Rainha de Portugal, e obrigando os nobres a procederem à cerimónia do beija-mão real ao cadáver, sob pena de morte. Dois assassinos de Inês foram capturados e executados.

O seu corpo permanece no mosteiro de santa Maria de Alcobaça. De seguida ordenou a execução de dois túmulos que foram colocados na parte lateral do mosteiro de Alcobaça para que no dia do juízo final, os eternos amantes, então ressuscitados, de imediato se vejam. Como rei, D. Pedro, revelou-se um bom administrador, corajoso na defesa do país contra a influência papal, foi ele que promulgou Beneplácito Régio, que impedia a livre circulação de documentos eclesiásticos no país sem a sua autorização expressa. D. Pedro foi também justo na defesa das camadas menos favorecidas na população. Na politica externa participou ao lado de Aragão na invasão de Castela. D. Pedro reinou durante dez anos, conseguindo ser extremamente adorado pelo povo, ao ponto de dizerem as gentes “Que tais dez anos ouve em Portugal como estes que reinara elRei Dom Pedro”. O seu corpo permanece no mosteiro de santa Maria de Alcobaça. Ordem: 8.º Rei de Portugal Cognome(s): O Justiceiro Início do Reinado: 8 de Maio de 1357 Término do Reinado: 18 de Janeiro de 1367 Aclamação: Lisboa Predecessor: D. Afonso IV Sucessor: D. Fernando I Pai: D.Afonso IV, Mãe: D.Beatriz de Castela Data de Nascimento: 8 de Abril de 1320 Local de Nascimento: Coimbra Data de Falecimento: Local de Falecimento: Estremoz