Porta-Viagens As fábulas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A QUE SABE A LUA? Michael Grejniec.
Advertisements

Aceite-me como eu sou! Uma história real.
A Veste Nupcial Mt 22,1-14.
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
Análise de contos Realismo
CULINÁRIA.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Oh, não! OUTRA VEZ sopa de legumes! queixou-se o lobo, que já era velhinho. Quem me dera ter uma ovelhinha aqui à mesa. Fazia já um belo ensopado de.
Pretende-se com este PPS fazer um convite às pessoas para que,
TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO
Tita, a coelhinha diferente…
O ANEL
O Palhaço e o Nariz.
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
O ANEL.
CATIVAR....
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
Eufrásia Bica.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
CATIVAR....
Olá meninas, essa aqui é minha prima Jessie!
AS FÁBULAS.
Literatura oral e tradicional
Michael Grejniec Kalandraka.
Mulher.
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
Valorize a vida... Formatação: E. Gaudenzi Música: Aeriss_theme.
1 minuto com DeuS.
NO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA
Quanto você vale ? Vá clicando com o mouse.
Era uma vez, uma formiguinha e uma cigarra muito amigas.
Gênero Textual: Redação Nº 4 Fábula.
As formigas em "moral da história"
O Tapetinho vermelho.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
A Galinha Ruiva.
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
CATIVAR....
A CASTANHA CAROLINA.
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
Preparado por Dinis Bento
1 O ANEL Preparado por Dinis Bento Um aluno chegou a seu professor com um problema: - Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa,
CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
A Gansa de Ovos de Ouro.
Um dia, uma dona de casa buscava gravetos para o fogão  à lenha para fazer o  almoço para sua família. Cortando o galho de uma árvore tombada, seu machado.
Eu Te busco, Te procuro oh Deus
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Um dia, uma dona de casa levava uma garrafa de vinho para o almoço quando ao atravessar uma pequena ponte, o vinho caiu no rio. A mulher suplicou a Deus.
Um dia, uma dona de casa levava uma garrafa de vinho para o almoço quando, ao atravessar uma pequena ponte, o vinho caiu ao rio. A mulher suplicou a Deus.
2º D Escola EB1/JI da Maia. Na mesma floresta onde viviam o cágado, a tartaruga, o caracol e a lebre morava um rapaz com sua família. O seu nome era.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
O tabagismo na escola Ilustrações e diálogos: Sandra Gomes, 5º H.
Literatura oral e tradicional
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
TRABALHO COLABORATIVO
o sapo encontra um amigo
ESCOLA MUNICIPAL PONTE DA AMIZADE
O Sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Parabola da grande Ceia
ACEITE-ME COMO SOU! Uma história real Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para.
Transcrição da apresentação:

Porta-Viagens As fábulas

Porta-Viagens As fábulas As fábulas pertencem ao domínio da literatura tradicional, a par de outros tipos de texto, como o mito ou a lenda, que vais conhecer este ano.

As fábulas As fábulas são pequenas histórias onde intervêm animais. Estas histórias ilustram experiências próprias dos seres humanos que, desta forma, se reconhecem no comportamento dos animais.

As fábulas As personagens das fábulas são, então, animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Estas histórias têm o objetivo de transmitir uma lição de moral.

Autores clássicos de fábulas Atualmente continuam a escrever-se textos que, tendo como personagens principais os animais e apresentando uma moral ou lição, também são considerados fábulas. No entanto, talvez conheças alguns autores clássicos de fábulas: La Fontaine Esopo

A raposa e a cegonha, La Fontaine Entrou, cumprimentou muito risonha, E achou o jantar pronto. Do apetite não lhes digo nada, Que a raposa anda sempre esfomeada, E toda se lambia Ao cheiro que sentia Da vitela guisada? Serviram-lhe o pitéu, para a castigar, Numa vasilha de gargalo esguio. O bico da cegonha, esse, podia lá entrar? Mas o focinho da comadre era de outro feitio. Lá voltou em jejum para casa, corrida, De rabinho entre as pernas e de orelha caída. Manhosos aldrabões, o conto é para vocês, Já ficam avisados: Há-de chegar-lhes, tarde ou cedo, a vez De serem enganados.” La Fontaine, Fábulas, Editorial Verbo “Teve um dia a raposa a fantasia de convidar para a ceia a Comadre Cegonha. A raposa é mesquinha: só havia Umas papas de milho, uma vergonha? E o pior deste caso É que as mandou servir num prato raso. Dona Cegonha bem estendia o bico: Debicou, debicou ? mas não comeu fanico, E a raposa atrevida Lambeu as papas todas de seguida. Dias mais tarde, para se vingar, Foi a vez de a cegonha a convidar. «Com muito gosto», volve a outra a toda a pressa, «Eu não sou de cerimónias, ora essa!» E à hora combinada, à hora em ponto, Lá foi bater à porta da cegonha.

Exemplos de Fábulas de La Fontaine A raposa e a cegonha Moral ou provérbio associado: “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”

Outros exemplos de fábulas de La Fontaine O rato do campo e o rato da cidade A cigarra e a formiga

Exemplos de fábulas de Esopo A galinha dos ovos de ouro Moral ou provérbio associado: “Quem tudo quer, tudo perde”

Outros exemplos de fábulas de Esopo A lebre e a tartaruga O leão e os três bois

Fábulas Para leres e ouvires estas e outras fábulas, clica aqui: http://nonio.eses.pt/fabulas/