TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA

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Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA Elementos para apresentação na Jornada Científica Profª Dra.Daisy Inocencia Margarida de Lemos Profª Responsável pela Coordenação de TCC (em exercício)

Procurar não colocar muita coisa escrita nos slides, apenas os elementos principais dentre os que compuseram o TCC; detalhes devem ser explicados oralmente.Recomenda-se ter alguns dados à mão para não se esquecer e não ficar muito ansioso); Lembrar que a apresentação deve ser feita em até 15 minutos (deverá ser feita entre 10 a 15 minutos); Embora não seja uma regra estanque, procurar sintetizar os dados para que sejam contidos em um total de, aproximadamente, 22 a 25 slides.

ELEMENTOS DE CADA SLIDE (sugestão) Nome do aluno (dos alunos, se foi feito em grupo) Título do trabalho (e sub-título, se houver) Nome do prof.(a) orientador (a) Nome da instituição Local - Ano

A partir do 2ºslide, devem ser apresentados os seguintes itens, distribuídos de modo adequado em cada slide: Introdução, onde estará colocado o tema ou problema de pesquisa Síntese das justificativas (relevância social,acadêmico-científica,pessoal)

Objeto de estudo; objetivo geral; objetivos específicos Hipótese (s) ou questões de pesquisa

Referencial teórico (principais autores ou teorias que embasaram o trabalho). Neste item, procurar colocar apenas os principais conceitos e definições, se for o caso, mas sintetizar as demais explicações e considerações. Estas devem ser expostas oralmente.

Tipo de pesquisa- método empregado- delineamento do estudo; Método : Neste item incluem-se: Tipo de pesquisa- método empregado- delineamento do estudo; Caracterização da amostra: 1) no caso de pesquisa de campo : sujeitos: especificando o número (N); sexo; faixa etária; nível socioeconômico e outros dados relevantes. 2) em pesquisas teóricas (bibliográficas): o período pesquisado (em geral é um período de,pelo menos, 5 anos ou mais), artigos, estudos, autores que escreveram sobre o assunto etc.

c) Local em que realizou o estudo (não colocar nome de instituição) d)Instrumentos usados: inventários,testes ou técnicas similares, questionários, entrevistas e) Procedimentos (como fez a coleta de dados)

Normas éticas de pesquisas com seres humanos (dado super hiper fundamental!!!)

Resultados da pesquisa ou estudo: análise e discussão (comentar sobre os principais dados obtidos),procurando relacionar com alguns dados teóricos, com os objetivos traçados e destacando a confirmação ou refutação das hipóteses traçadas. Lembrete: no caso de serem poucos sujeitos, os resultados devem estar em número absoluto e não em %.

Considerações finais (conclusões) Considerações finais (conclusões). Este item possibilita que o pesquisador coloque mais suas opiniões e conclusões sobre os dados obtidos.

Referências (antes citada como referências bibliográficas): principais autores referenciados Bibliografia consultada (opcional, na apresentação). Em geral não é colocada.

Formatação dos slides Escolher letras que permitam boa visualização do conteúdo: Tahoma;Verdana;Arial, entre outras; Tamanho varia de 22 a 32, podendo ser maior no caso de títulos e menor no caso de Tabelas, Gráficos etc. Letras a partir de 20 já são adequadas;

As letras dos títulos podem ser de tipo diferente das do conteúdo; Escolher design de slides mais simples, sem muito desenho; cor de fundo deve ser preferencialmente branca, marfim, bege claro,azul ou verde claro,rosa,lilás.

SUGESTÕES PARA A DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS (não se trata de padrão) Introdução:um ou dois slides Justificativa: um slide (máximo dois ) Objetivos: um ou dois slides Hipótese:um slide

Referencial teórico: até três slides Método, tipo de pesquisa, delineamento do estudo: em geral, até dois slides. Em pesquisas qualitativas, pode ser utilizado um número maior, dependendo do caso. Caracterização da amostra; sujeitos; local; instrumentos etc: em geral, até três slides

Procedimentos (incluindo o TCLE,em pesquisas com seres humanos): em geral até dois ou três slides Resultados:análise e discussão: em geral, quatro slides são suficientes,

Considerações finais: em geral dois slides. Referências : até dois slides no máximo.Colocar as principais.

Ter em mente que é importante comunicar o TCC: com a maior clareza, possível, porém sempre de modo sintético (o detalhamento maior do trabalho encontra-se no TCC escrito).

b. com seriedade. Não se trata de um show ou apresentação teatral b.. com seriedade. Não se trata de um show ou apresentação teatral. Evitar fotos e depoimentos comprometedores.

A distribuição dos tópicos aqui descritos são sugestões; não significa que todas as apresentações devam ficar “engessadas” .

Contudo, é relevante considerar que se trata de apresentação de um trabalho de natureza científica e, portanto, não se pode introduzir elementos que, embora o autor possa achar interessantes, fogem aos padrões exigidos pelas normas científicas e éticas.