Carregar apresentação
1
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESTRUTURA DO TRABALHO DE CURSO CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO Neste capítulo deverão ser apresentados os principais resultados da pesquisa. Os resultados deverão ser discutidos à luz dos conceitos dos autores X, Y e Z apresentados na Fundamentação Teórica. Os resultados analisados devem ter relação com os objetivos estabelecidos para a realização da pesquisa. O texto deve ser impessoal (ao invés de “eu acho”, “o pesquisador crê”; ao invés de “vivemos”, “vive-se” etc.)
2
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados devem ser apresentados em ordem cronológica, e devem ser apresentados mesmo que contrariem o ponto de vista do pesquisador (OLIVEIRA, 2001) Todas as tabelas, gráficos e figuras devem ser numeradas e nomeadas (exemplo: “Gráfico 1 – presença de pontos a melhorar nos trabalhos corrigidos”). Se a tabela, ou o gráfico, ou a figura, não forem de autoria própria, sua referência deve ser citada logo na seqüência da mesma. Gráficos e tabelas devem ser exaustivamente comentados. Interpretar cruamente os resultados (exemplo: “10% dos entrevistados preferem não receber mala direta”) não é comentar exaustivamente.
3
Conforme o gráfico 3, 39% dos colaboradores têm até 6 meses de empresa, 19% dos entrevistados possuem entre 6 meses e 1 ano e 15% dos funcionários têm de 1 ano a 2 anos de organização. Foi observado que 8% das pessoas possuem entre 2 e 3 anos de trabalho e 19% dispõe de mais de 3 anos de empreendimento. (descrição do gráfico) Com os dados obtidos percebe-se que há uma grande rotatividade de funcionários na empresa, pois no decorrer da pesquisa pode-se verificar que a maioria dos indivíduos participantes possui 6 (seis) meses de serviços prestados. Podemos considerar que o fator rotatividade está diretamente relacionado a algumas variáveis internas e externas, porém cabe ao setor de Recursos Humanos administrarem os aspectos internos visando à minimização desta circunstância dentro do ambiente empresarial e com isso alcançando o equilíbrio pretendido. (comentário sobre o resultado)
4
Ainda sobre os Resultados e Discussões, o Pesquisador deve:
a) Relacionar causas e efeitos; b) Estabelecer, a partir dos resultados, as contradições e aproximações com a teoria e os princípios gerais relativos ao assunto.
5
CAPÍTULO CONSIDERAÇÕES FINAIS
A conclusão deve apresentar: A reafirmação sintética da idéia principal do trabalho e os pormenores importantes da condução do mesmo; A resposta ao problema de pesquisa e sua solução definitiva, com a reflexão sobre a hipótese ter sido confirmada ou refutada; A análise do aluno sobre ter cumprido ou não os objetivos traçados; A aplicabilidade dos resultados obtidos e as sugestões para a organização; As lacunas e as limitações de seu trabalho; No fechamento da conclusão, devem ser apontadas sugestões para novas pesquisas sobre o tema, com a finalidade de contribuir para o aprofundamento científico.
6
Estrutura da Defesa A defesa do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser breve e apresentar os principais tópicos da pesquisa desenvolvida. Cada grupo terá até 20 minutos para apresentar o trabalho, que deverá ter a seguinte estrutura:
7
1 – CAPA 2 – PROBLEMA DE PESQUISA 3 – OBJETIVOS 4 – PERFIL DA EMPRESA 5 – REFERENCIAL TEÓRICO 6 – METODOLOGIA 7 – ANÁLISE DOS DADOS 8 - CONCLUSÃO
8
INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO NOME DOS MEMBROS DA EQUIPE PROF. ORIENTADOR LOCAL E DATA
9
PROBLEMA DE PESQUISA Apresentar o problema de pesquisa do TC de modo objetivo e conciso, destacando as principais conseqüências para a empre (máximo de 3 slides, em estrutura de tópicos)
10
OBJETIVOS Relacionar o objetivo geral e os objetivos específicos (máximo de 2 slides)
11
PERFIL DA EMPRESA Apresentar, rapidamente, a empresa onde a pesquisa foi realizada, indicando o segmento, porte e pequeno histórico. (máximo de 2 slides)
12
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Apresentar os principais conceitos teóricos explorados no trabalho. É permitido colocar citações (cuidado com a formatação) (máximo de 2 slides, estrutura de tópicos)
13
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Apresentar: Métodos utilizados Instrumento de coleta de dados Características dos respondentes População e amostra: detalhar Período de aplicação da pesquisa Método de análise (máximo de 3 slides)
14
ANÁLISE DOS DADOS Apresenta a análise dos dados coletados Se for utilizar gráficos, dê atenção para os mais relevantes para o trabalho Incluir os comentários sobre os dados, mas resumidamente (quantidade de slides: o suficiente para apresentar os dados e os resultados da pesquisa)
15
CONCLUSÃO Apresentar o resultado final da pesquisa e a sugestão de melhoria para o caso estudado. Apresentar em estrutura de tópicos
16
PEQUENAS DICAS PARA A ELABORAÇÃO DOS SLIDES
Não use cores fortes Não use letras muito pequenas Não use grande quantidade de texto Não LEIA OS SLIDES Faça um ensaio antes da apresentação Divida bem o tempo entre os membros do grupo Apresente o trabalho PARA A BANCA Não use “filas” para apresentar o trabalho
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.