PONTOS ABDOMINAIS E DORSAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diferenciação Sindrômica Baço
Advertisements

MERIDIANOS DIVERGENTES
COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON.
O Corpo Humano Os Ossos.
DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
SINUSITE.
RAÍZES, PLEXOS E NERVOS Nervos: emergem do neuro-eixo
Aula SÍNDROMES. As funções do Coração são de governar o sangue e abrigar a mente, sendo que a maioria das mudanças refletirão em alterações de sangue.
VASOS MARAVILHOSOS II.
Fibromialgia.
OSSO HIÓIDE 1 Classificação 2 Elementos descritivos - corpo
Sitema esquelético.
Professor Theunis Wilson
SISTEMA ESQUELÉTICO.
Como restabecer a vitalidade ENSINAMENTOS DE MESTRE LIU
Face anterior Corresponde à fossa subescapular (músculo infra-escapular). Ângulo inferior da omoplata é facilmente palpável (situa-se ao nível do.
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO O QUE É QI OU CHI ? O QUE É QI OU CHI ? QI OU CHI É ENERGIA VITAL QI OU CHI É ENERGIA VITAL.
Ossos, Músculos e Articulações (Anatomia)
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
Prof. Murilo C. S. Ferreira
Cintura Pélvica Membro Inferior.
TECNICA SHU MO Andrea Parisotto Ferreira Fernando S. de Carvalho
Anatomia: Dorso e Tórax
SINDROMES COMPLEXAS.
TRAUMA DE ABDOMEM Cavidade do corpo humano que contém diversos tipos de estruturas, órgãos e vasos sanguíneos calibrosos: ORGÃOS SÓLIDOS: -Fígado, baço,
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
RAÍZES, PLEXOS E NERVOS Nervos: emergem do neuro-eixo
YOSHIO MANAKA ACUPUNTURA JAPONESA.
MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS
Shu-Mo Denise Harari Ceata.
PONTOS XI Renata Fioretti.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O Corpo Humano Os Ossos.
Divisão do esqueleto Esqueleto axial Esqueleto apendicular
Sistema locomotor.
professor Delvo F.Silva
Corpo Humano. Corpo Humano Os animais vertebrados possuem esqueleto interno. Os animais invertebrados não possuem esqueleto interno.
Síndromes Gênito-Urinárias Femininas
Disciplina: Cineantropometria
Dra Adriana M. Auler Paloschi
Elemento Madeira F2 Meridiano do Fígado F1 F3 F8 F4.
Professora Cláudia Figueiredo
Me. José Francisco Fonzar
Fisiologia Energética dos Órgãos e Vísceras
Músculos que agem na coluna cervical, torácica e lombar
Músculos abdominais Prof: Erika Clemente.
Distúrbios Endócrinos e Metabólicos na MTC
Acupuntura nos Esportes
JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER
FITOACUPUNTURA PARA ENXAQUECA PRÉ-MENSTRUAL
Vaso Concepção Denise Harari Ceata.
Sistema Muscular.
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
ANATOMIA HUMANA Conceito:
COLUNA TORACICA PERFIL
Tratamento fisioterapêutico na lombociatalgia: Relato de caso
Músculos do Abdome Comparado a garrafa invertida:
LOCALIZAÇÃO PONTOS ELEMENTARES 5 ELEMENTOS OU MOVIMENTOS
Divisão do esqueleto.
Músculos do Quadril.
Anatomia do Membro Superior
Alexandre José Exposto
Síndromes Energéticas
Meridianos lo/luo.
Substâncias Fundamentais
Transcrição da apresentação:

PONTOS ABDOMINAIS E DORSAIS

Pontos abdominais e de dorso sempre realizar por proporção: Abdominal: Da linha média até a linha do mamilo = 4 tsuns. Dorsal: Da linha média até a borda medial da escápula 3 tsuns.

MERIDIANO ESTÔMAGO E30 – a 2 tsuns laterais do VC2. Harmoniza o Qi do Tai, Tam, tendões e músculos e Qi contracorrente do E. E29 – 2 tsuns laterais do VC3. Alterações pélvicas e genito urinárias. E28 - 2 tsuns laterais do VC4. Fortalece o Qi da B, harmoniza a via das águas. E27 - 2 tsuns laterais do VC5. Alterações do Tai. E26 - 2 tsuns laterais do VC7. Dores abdominais. E25 - 2 tsuns laterais do VC8. Harmoniza o Qi do E, IG, BP, transforma a umidade e o Jin Ye, regula Qi, Xue e Menstruação.

MERIDIANO ESTÔMAGO E24 – dois tsuns laterais ao VC9. Circula o Qi e regula o E e IG. E23 - dois tsuns laterais ao VC10. Circula o Qi e regula o E e IG. E22 - dois tsuns laterais ao VC10. Idem anterior. E21 - dois tsuns laterais ao VC12. Harmoniza o Qi do E, BP e IG, dissolve estagnação alimentar e limpa o calor do Tam. E20 - dois tsuns laterais ao VC13. Idem anterior + alterações da mama. E19 - dois tsuns laterais ao VC14. Alterações gástricas e nevralgia. E18 – 4 tsuns laterais do VC16. Difunde o Qi do P, lactação. E17 – centro do mamilo. Não usar agulha e nem moxa.

MERIDIANO ESTÔMAGO E16 – 4 tsuns laterais do VC18. Alterações P + mastite. E15 - 4 tsuns laterais do VC19. Idem anterior. E14 - 4 tsuns laterais do VC20. E13 - 4 tsuns laterais do VC21. E12 - 4 tsuns laterais, no centro da fossa supraclavicular. Idem anterior + soluços e amidalite. E11 – na articulação esternoclavicular. Torcicolo, amidalite, bócio.

MERIDIANO DO RIM R11 – meio tsun lateral ao VC2. Hérnia inguinal e alterações genito-urinárias. R12 - meio tsun lateral ao VC3. Alterações genito-urinárias e ponto de união dos MTM Ýin do pé. R13 - meio tsun lateral ao VC4. Elimina frio, harmoniza F e R, ponto de união do Chong Mai. R14 - meio tsun lateral ao VC5. Alterações genito-urinárias. R15 - meio tsun lateral ao VC7. Alterações genito-urinárias e lombalgias. R16 - meio tsun lateral ao VC8. Limpa calor do R, tonifica o Qi do Tai, harmoniza o Qi contracorrente. R17 - meio tsun lateral ao VC10. Dores abdominais.

MERIDIANO DO RIM R18 - meio tsun lateral ao VC11. Hemorragia pós parto, soluços, alterações abdominais, R19 - meio tsun lateral ao VC12. Alterações abdominais e enfisema. R20 - meio tsun lateral ao VC13. Alterações gástricas. R21 - meio tsun lateral ao VC14. Alterações gástricas. R22 - dois tsuns lateral ao VC16. Gastrite e alterações respiratórias. R23 - dois tsuns lateral ao VC17. Mastite e alterações respiratórias. R24 - dois tsuns lateral ao VC18. Idem anterior + vômito. R25 - dois tsuns lateral ao VC19. Alterações respiratórias. R26 - dois tsuns lateral ao VC20. Idem anterior + vômito. R27 - dois tsuns lateral ao VC21. Aumenta a circulação de Qi e harmoniza o Qi contracorrente.

MERIDIANO DO BAÇO PANCREAS BP12 – 4 tsuns laterais do VC2. Circula Qi e Xue, transforma a umidade calor. BP13 - 4 tsuns laterais do VC3. Alterações inguinais, apendicite e constipação. BP14 - 4 tsuns laterais do VC7. Harmoniza o Qi + anteriores. BP15 - 4 tsuns laterais do VC8. Harmoniza o BP e o intestino, umedece intestino, transforma a umidade calor do intestino. BP16 - 4 tsuns laterais do VC11. Dor abdominal e constipação. BP17 – 6 tsuns laterais do VC16. Alterações torácicas e retenção urinária. BP18 - 6 tsuns laterais do VC17. Alterações torácicas, hipogalactia, mastite e alterações respiratórias.

MERIDIANO DO BAÇO PANCREAS BP19 - 6 tsuns laterais do VC18. Dores torácicas. BP20 - 6 tsuns laterais do VC19. Dores torácicas e alterações respiratórias. BP21 – na linha da prega anterior da axila no 6o. espaço intercostal (VC15). Grande Luo do BP. Tonifica e circula Qi e Xue, tonifica os tendões, músculos e ossos.

MERIDIANO DO FÍGADO F10 – 3 tsuns distais do E30. Dor medial da coxa, alterações escrotais, intestinais e urinárias. F11 – 2 tsuns distais do E30. Alterações genito-urinárias e paralisia da perna. F12 – 2 e meio tsuns laterais ao VC2 e 1 tsun distal ao VC2. Harmoniza as funções do F e elimina umidade e frio. F13 – na extremidade da 11a. Costela. Ponto de união dos órgãos, Mo do BP, ponto de entrada e sapida de energia de defesa. F14 – 4 tsuns laterais ao VC14, no espaço intercostal. Harmoniza e circula o Qi do F e VB, elimina estagnação de Xue, dispersa calor e mucosidade do F, ponto de entrada e saída de energia de defesa.

MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR VB29 – metade da distância da crista ilíaca ântero-superior e trocanter do fêmur. Fortalece a coluna lombar, relaxa tendôes e músculos, dispersa a umidade e calor. VB28 – meio tsun distal ao VB27. Alterações genito-urinárias. VB27 - na espinha ilíaca ântero superior na altura do VC4. Harmoniza e umedece os intestinos, fortalece o Tam, dispersa a umidade calor. VB26 – na altura do VC8, entre a 11 e 12a. costela. Tonifica o F, R e Chong mai, harmoniza o TAi, elimina umidade do TAi. VB25 – na extremidade da 12a. costela. Mo do R, descende a energia torácica, harmoniza a via das águas, redireciona o Qi contracorrente, relaxa tendões e músculos, tonifica e aquece os Rins.

MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR VB24 – 4 tsusn laterais ao VC13, no espaço intercostal. Mo da VB, harmoniza o Qi do F, VB e E, fortalece o Qi do TAm, redireciona o Qi contracorrente e dispersa a umidade calor. VB23 – 1 tsun medial ao VB22, no espaço intercostal. Alterações gástricas. VB22 - na altura do VC17 na linha da axila. Pleurite, dor no ombro e braço, neuralgia intercostal.

MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO ID9 – a 1 tsun acima da prega axilar posterior. Remove obstrução de Qi e Xue e dispersa o vento. ID10 – na linha da prega axilar, inferior a espinha da escápula. Idem anterior e relaxa tendões e músculos. ID11 – no centro da escápula. Circula Qi, relaxa músculos e tendões, redireciona Qi contracorrente. ID12 – acima do ID11 na fossa supraclavicular. Remove obstrução de Qi e Xue e dispersa o vento. ID13 – metade da distância entre o ID10 e T2. Dores no ombro. ID14 – 3 tsuns laterais da T1. Rigidez da nuca, pescoço e dorso. ID15 – 2 tsuns laterais da C7. Difunde o Qi do P, limpa calor perverso e transforma a umidade mucosidade.

MERIDIANO DO TRIPLO AQUECEDOR TA14 – entre o acrômio e o tubérculo maior do úmero. Fortalece e remove obstrução de Qi e Xue, dispersa vento e umidade. TA15 – 4 tsuns laterais da T1. Dores na escápula, cervical e braço.