O INÍCIO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO por: André Aparecido da Silva Disponível em:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

UNIESP – 2009 T.A.I. Prof. EMANUEL WAGNER. A gestação de IA ( ) Modelo de neurônios artificiais (McCulloch&Pitts-43), precursor das tradições.
Temos nós o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer?
Aprendizado de Máquina
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
O que é IA? Aluno: Fabio Lima fabiolimath.pbwiki.com Mestrado em Informática Inteligência Artificial – 2007/1.
Teorema de Bayes Sistema Especialista de Apoio ao Diagnostico Médico usando a Probabilidade Bayesiana. Thais Lima Machado.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Quem somos nós?   Olga Mendonça PPS Olga Mendonça.
ALESIANOS COOPERADORES
Filosofia.
Unidade I Noções básicas de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Inteligência Artificial
Behaviorismo.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Susan Andrews Susan Andrews
BIOMETRIA.
Monitoria de Introdução à Computação
Informática Teórica Engenharia da Computação
Informática Teórica Engenharia da Computação
A Filosofia Hoje A filosofia atual começa com um afastamento do “EU” como chave para entender a realidade. O pensadores passaram a investigar as “estruturas”
Sistemas Operacionais
Nasceu: 23 de Junho de 1912 Morreu: 7 de Junho de 1954
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
SELECIONANDO CLIENTES
Fábio de Oliveira Borges
A Ciência é metodológica
Criptografia - Evolução
Teoria da Computação Aula 5 Prof. Fabiano Sabha.
Historia da Computação
Inteligência Artificial
1. Aprenda o básico sobre o Google
Programador – Como Me tornar Um!
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Membro Static.
SISTEMAS OPERACIONAIS I Memória Virtual e Paginação
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
História do Computador.
CRENÇAS INTERMEDIÁRIAS
HISTÓRIA CURTA... Charles Plumb, era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um.
Aquisição de Conhecimento
Alan Turing.
Estudo dos esquemas lógico-expositivos EXEMPLIFICAÇÃO a partir do artigo jornalístico ONDE E COMO APOSTAR AS FICHAS de GILSON SCHWARTZ Especial Folha de.
Algoritmos e Programação I
Fundamentos de linguagens de programação
O que é: A Inteligência Artificial é um ramo da ciência de computação que tem como foco elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocínio humano.
Se vc for inteligente, responda...
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
Inteligência Artificial
1º Seminário Faced/Ufba.
Algoritmos e Programação I
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
Inteligência Artificial como Apoio à Decisão
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Interpretação do Teorema de Herbrand
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
Inteligência artificial (IA)
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O que é Hardware ? Conjunto de unidades físicas, componentes, circuitos integrados, discos e mecanismos que compõem um computador ou seus periféricos.
INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição 2016 DISCIPLINA Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental TÍTULO DO SEMINÁRIO ÁLGEBRA: UMA.
Estudos em Biologia Matemática, Biomatemática, Biologia Computacional, e Inteligência Computacional.
Transcrição da apresentação:

O INÍCIO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO por: André Aparecido da Silva Disponível em:

2 Os códigos da guerra Alan Turing foi um incrível matemático, lógico e criptoanalista, cujos estudos e projetos se tornaram base para a tecnologia atual.

3 Os códigos da guerra É neste momento que muitos podem estar pensando: “Mas afinal de contas, o que esse cientista inventou de tão importante?”. A resposta deve estar, literalmente, na sua frente: ele é o motivo de você estar usando um computador neste momento.

4 Decifrando o Enigma

5 O primeiro destaque da vida de Turing veio quando ele estava perto dos 30 anos. Trabalhando em conjunto com uma organização inglesa, o matemático foi capaz de criar um sistema para traduzir os textos encriptados pelos alemães chamado “bombe”.

6 Sua máquina era extremamente eficaz contra o equipamento inimigo, que usava uma encriptadora chamada Enigma para fazer com que as mensagens captadas pelos britânicos não fossem compreensíveis.

7 A bombe captava e identificava quando o sinal estava protegido pelo mesmo padrão da Enigma, para depois usar um padrão de lógica que ignorava informações que se contradiziam e gerar a mensagem verdadeira.

8 Na época, já haviam algumas máquinas que faziam o mesmo, mas nenhuma tão bem quanto esta. Notem que é parecida com a maquina do filme.

9 A Bombe O sistema da bombe usava mecanismos eletromecânicos e era extremamente avançado para sua época. Por isso, ele é muitas vezes considerado como o primeiro computador da história.

10 Turing e sua máquina Por mais que a criação da bombe seja impressionante, seu título de “pai da computação” só veio com a criação de sua “máquina-automática”, atualmente conhecida por máquina de Turing.

11 A ideia do equipamento era bastante simples O aparelho devia ser capaz de manipular símbolos em uma fita de acordo com uma série de regras para guardar informações. O conceito parece familiar? Pois deveria. Afinal, é assim que todos os computadores funcionam.

12 A lógica por trás da máquina de Turing pode imitar qualquer algoritmo de um PC, se mostrando especialmente útil para que as pessoas possam compreender as limitações da computação.

13 Todo o conceito da máquina de Turing foi então incorporado ao primeiro computador do matemático, chamado ACE (“Automatic Computing Engine” ou “motor de computação automática”). Infelizmente, o projeto sofreu vários problemas de atraso e custo, sendo construído apenas tempos depois e em uma versão mais simples.

14 Teste de Turing Foi nesta época também que Alan Turing criou seu famoso teste, usado até hoje para descobrir o nível de inteligência de um programa de inteligência artificial.

15

16 Teste de Turing Esse teste não foi criado para analisar a capacidade de um computador de pensar por si mesmo, já que as máquinas são completamente incapazes disso, mas sim de identificar o quão bem ele pode imitar o cérebro humano.

17 Teste de Turing Para isso, uma pessoa deve mandar uma série de perguntas para o computador, analisando as respostas dadas por ele. Caso essa pessoa não consiga diferenciar se o que foi dito pelo sistema foi elaborado por outro ser humano ou se veio de uma máquina, a inteligência artificial é definida como “inteligente”.

18 Teste de Turing Atualmente, não é difícil encontrar softwares capazes de serem considerados inteligentes dentro dos moldes do teste – e nem são necessários de sistemas extremamente avançados. Chats virtuais, como o Robô Ed, são um bom exemplo de inteligência artificial capaz de enganar qualquer um.

19 Encontrando os padrões Turing sempre foi considerado uma pessoa extremamente excêntrica por sua necessidade de buscar padrões, tanto na matemática quanto na própria natureza. Mas isso acabou se mostrando um fator importante para que ele criasse os computadores, ao mesmo tempo em que trouxe frutos interessantes para o ramo da biologia.

20 Encontre os padrões RATEIO /01/ /01/ /01/

Uma odisseia no espaço

23 INTELIGENCIA ARTIFICIAL "Não existe uma definição para inteligência artificial (IA), mas várias. Basicamente, IA é fazer com que os computadores pensem como os seres humanos ou que sejam tão inteligentes quanto o homem",

24 INTELIGENCIA ARTIFICIAL Aplicada em: Video games; UTI Jogos de xadrez Sistemas financeiros Sistemas autonomos Outros....