RNP/PAL/0328 © 2007 – RNP Sistemas de Videoconferência e Conferência Web III Congresso Brasileiro de Telemedicina Graciela M. Leopoldino Martins 08/11/2007.

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RNP/PAL/0328 © 2007 – RNP Sistemas de Videoconferência e Conferência Web III Congresso Brasileiro de Telemedicina Graciela M. Leopoldino Martins 08/11/2007

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil2 1.Introdução 2.Requisitos para uso 3.Alguns casos de uso 4.Considerações finais Sumário

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil3 Introdução Videoconferência e Conferência Web O que é cada um? Motivação para o uso Histórico Cenário atual

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil4 Introdução Videoconferência O que é –Em sua forma mais básica é a transmissão de imagem e voz entre 2 ou mais locais separados fisicamente, simulando uma conversa presencial como se os participantes estivessem fisicamente no mesmo local. –Recursos básicos: Câmera: para capturar e enviar vídeo a partir do site local; Monitor de vídeo: para mostrar o vídeo recebido do site remoto; Microfone: para capturar e enviar áudio do site local); Alto-falante: para tocar o áudio recebido do site remoto. Pode ser um computador ou equipamento específico para sala de videoconferência

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil5 Introdução Conferência Web O que é –Conferência: forma de discussão em grupo que usa mensagens de texto armazenadas em um computador como meio de comunicação. Não inclui, necessariamente, recursos como “áudio” ou “videoconferência” –Conferência web: sistema de conferência que usa Web browsers e servidores para prover suas funcionalidades Sistemas de interesse: aqueles que utilizam os browsers sem modificá-los e implementam tipos de comunicação síncrona. –Requisito básico: Computador –Para usar áudio e videoconferência: câmera e headset

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil6 O que é Videoconferência e Conferência Web Videoconferência Conferência Web

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil7 Introdução Videoconferência e Conferência Web Motivação para uso –Economia com gastos: com viagens tempo de deslocamento –Comunicação em tempo real a qualquer momento Reuniões de trabalho Ensino a distância Diagnóstico remoto Discussão casos ou projetos de pesquisa

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil8 Introdução Videoconferência Breve histórico –Primeira solução foi apresentada em 1964 em um evento em Nova York : PicturePhone da AT&T –Em 1993 surge o primeiro sistema de comunicação por vídeo para desktop

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil9 Introdução Videoconferência Breve histórico –Surgimento dos principais padrões de comunicação: 1990: recomendação ITU-T para H.320 (redes ISDN ou RDSI) 1996: recomendação ITU-T para H.323 (redes baseadas em IP) 1999: o IETF divulga o Session Initiation Protocol (SIP)

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil10 Introdução Conferência Web Breve histórico –1994: surge a primeira solução de chat baseado web. –2003: IETF cria um grupo de trabalho para estabelecer um padrão para Conferência Web chamado XCON: XCON: Centralized Conference Working Group Todas as implementações são muito recentes ainda: –Protocolo para controle de fluxo (RFC 4582); –Mecanismo para controle de autorização e membros; –Mecanismo para manipular e descrever mixagem das mídias; –Mecanismo para notificação de informações relacionadas às conferências.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil11 Introdução Videoconferência Cenário atual –H.323: padrão mais difundido. Está na 6ª. versão –H.320: tende a ser substituído por sistemas baseados em IP –SIP: ainda carece de desenvolvimentos e melhorias para se consolidar em videoconferência –Há várias soluções disponíveis no mercado, a maioria baseada em padrões (ITU, IETF, MPEG).

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil12 Introdução Conferência web Cenário atual –Existem mais de uma centena de soluções com funcionalidades diversas. –Maioria baseada em padrões proprietários que não se interoperam.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil13 Introdução 2.Requisitos para uso 3.Alguns casos de uso 4.Considerações finais Sumário

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil14 Requisitos para uso Videoconferência e Conferência Web Tipo de conexão Solução cliente Investimento Ambiente utilizado Acesso via firewall Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil15 Requisitos para uso Videoconferência Tipo de conexão Ponto a Ponto Multiponto* Internet

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil16 Requisitos para uso Conferência Web Tipo de conexão Ponto a Ponto Multiponto Internet

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil17 Requisitos para uso Videoconferência: solução cliente Dedicada: –todos os componentes (hardware e software) requeridos estão em um único equipamento, conhecido como codec –equipamentos são agrupados em categorias: porte pequeno, médio e grande Desktop: –recursos são agregados ao desktop para torná-lo adequado para uma videoconferência: Fone de ouvido com microfone (headset); Câmera USB (ex. ViaVideo, Logitech etc.); Software (ex. PVX, vPoint HD, Skype etc.).

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil18 Requisitos para uso Videoconferência: solução cliente Exemplos de sistemas dedicados VSX 7000 Profile 8000 MXP HDX 8000 V 500 Express

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil19 Requisitos para uso Videoconferência: solução cliente Exemplos de sistemas de desktop vPoint PVX eConf

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil20 Requisitos para uso Conferência Web: solução cliente / servidor É executada a partir de um desktop Algumas requerem instalação de um add-in ou plug-in Recursos são agregados ao desktop para torná-lo adequado ao uso: –Fone de ouvido com microfone (headset); –Câmera USB (ex. Logitech, Creative, etc.).

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil21 Requisitos para uso Conferência Web: solução cliente / servidor Alguns exemplos: –Adobe Connect –Astor –Dimdim –VSee

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil22 Requisitos para uso Conferência Web: Adobe Connect

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil23 Requisitos para uso Conferência Web: Astor

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil24 Requisitos para uso Conferência Web: DimDim

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil25 Requisitos para uso Conferência Web: VSee Chat

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil26 Requisitos para uso Solução cliente Principais funcionalidades dos sistemas: VideoconferênciaConferência web Áudio e vídeo*Chat* Compartilhamento de documentos Áudio e Vídeo Compartilhamento de arquivosCompartilhamentos de documentos ChatCompartilhamento de arquivos GravaçãoEnquetes Perfis de usuários Gravação (*) itens obrigatórios

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil27 Requisitos para uso Videoconferência e Conferência Web Tipo de conexão Solução cliente Investimento Ambiente utilizado Acesso via firewall Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil28 Requisitos para uso Videoconferência: investimento $, $$ ou $$$ depende de: –Conferência Multiponto: MCUs são caras –Cliente: desktop x equipamentos sala –Adequação de sala (p.e., acústica e iluminação) –Recursos adicionais (p.e., tablet PC e whiteboard eletrônico)

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil29 Requisitos para uso Conferência web: investimento $, $$ ou $$$ depende de: –Servidor: pagos x gratuitos –Cliente: desktop –Adequação de sala: mais simples –Recursos adicionais: não há necessidade

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil30 Requisitos para uso Videoconferência e Conferência Web Tipo de conexão Solução cliente Investimento Ambiente utilizado Acesso via firewall Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil31 Requisitos para uso Principais elementos do ambiente Sala física Áudio Vídeo Exemplos de sala

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil32 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Sala física * –Iluminação –Visibilidade –Acústica –Climatização

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil33 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Sala física: iluminação –Influencia diretamente na qualidade da imagem obtida. –Importante: Evite fontes externas de iluminação; Utilize fontes homogêneas de luz; Tenha um ambiente uniforme pouco reflexivo.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil34 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Sala física: visibilidade –Minimize obstáculos e interferências visuais; –Maximize a área de exibição das imagens. Câmera

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil35 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Sala física: acústica –Se necessário usar tratamento acústico no ambiente para minimizar ruídos externos e internos que possam interferir no bom andamento da videoconferência. Sala física: climatização –O ar condicionado deve ser escolhido de forma a minimizar os ruídos por ele proporcionados.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil36 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Sala física Áudio Vídeo Exemplos de sala

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil37 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Áudio: qualidade –Elemento primordial na videoconferência Áudio: microfones –Podem ser uni ou multidirecionais; –A localização deles na sala é importante. Áudio: microfonia –Deve ser evitada, afastando-se o microfone ativo das fontes emissoras de áudio. Áudio: ruídos –Quanto melhor a acústica, melhor a qualidade do áudio.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil38 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Vídeo: ajustar o foco –Eliminar interferências de background e evitar movimentos constantes para garantir uma boa imagem gerada. Vídeo: iluminação x imagem gerada –Uma boa iluminação é essencial tanto para geração de imagens com melhor qualidade quanto para exibição do vídeo nos terminais. Vídeo: meios de exibição –Exemplos: TVs de diversas polegadas, projetores de alta resolução, monitores de alta qualidade. –Recomendado: altura da tela seja 1/8 da distância entre a tela e os principais participantes da videoconferência.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil39 Requisitos para uso Conferência Web: ambiente Sala física Áudio Vídeo (*) São semelhantes aos requisitos de videoconferência.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil40 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Exemplos de salas: layouts

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil41 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Exemplos de salas: tipos de mesas e cadeiras

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil42 Requisitos para uso Videoconferência: ambiente Exemplos de salas: posição equipamentos

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil43 Requisitos para uso Conferência Web: ambiente Exemplos de sala

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil44 Requisitos para uso Conferência Web: ambiente Exemplos de sala

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil45 Requisitos para uso Videoconferência e Conferência Web Tipo de conexão Solução cliente Investimento Ambiente utilizado Acesso via firewall Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil46 Requisitos de uso Videoconferência: acesso via firewall Portas e protocolos usados pelo H.323

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil47 Requisitos para uso Videoconferência: acesso via firewall Portas e protocolos usados pelo SIP –Sinalização SIP: porta UDP ou TCP 5060; –Liberação de tráfego RTP/RTCP: portas UDP acima de –Se TLS (HTTPS) for utilizado: porta TCP 5061

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil48 Requisitos para uso Conferência Web: acesso via firewall Quando necessário, são poucas as portas. –Por exemplo, para o Adobe Connect a porta é a 1935 TCP.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil49 Requisitos para uso Videoconferência e Conferência web Possíveis soluções para o acesso via firewall –A mais simples: abrir a porta requerida para todo o tráfego de rede. –A mais elegante: usar tecnologias de firewall que implementem adequadamente o tráfego de rede SIP, H.323, etc.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil50 Requisitos para uso Videoconferência: acesso via firewall Exemplos de implementações –Radvision ECS Firewall Solution: opera juntamente com o gatekeeper ECS quando esse último reside na DMZ entre a rede IP local e a externa. –Software de firewall da Check Point: são produtos habilitados para H.323. –Tandberg Border Controller: elemento de borda que pode ser agregado à topologia da rede para contornar esse problema.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil51 Requisitos para uso Videoconferência: acesso via NAT Network Address Translation: permite que vários computadores compartilhem a mesma conexão IP. Um roteador habilitado para NAT pode mapear endereços de IP e portas privadas para endereços de IP e portas externas e, então, suportar múltiplos endereços de IP privados.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil52 Requisitos para uso Videoconferência: acesso via NAT Entendendo o problema: – H.323: define uma comunicação bidirecional para configuração de chamadas que usa portas dinâmicas (UDP, TCP) e alta taxa de dados. – NAT: mapeia portas examinando o cabeçalho do pacote das aplicações. Funciona bem para a maioria das aplicações, porém o H.323 requer que o endereço IP e a informação da porta sejam armazenados na porção de dados do pacote IP.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil53 Requisitos para uso Videoconferência: acesso via NAT Como o problema está sendo tratado: – Atualização do software cliente: fabricantes têm se preocupado com isso e melhorias estão sendo implementadas nos clientes para suportar NAT. – Uso de implementações da norma ITU H.460: Produtos de NAT/Firewall Traversal. – Uso de um gateway ou proxy que possa interpretar o tráfego de configuração da chamada e criar a configuração de porta requerida.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil54 Requisitos para uso Videoconferência: acesso via NAT Exemplo 1: tratamento de NAT no cliente Polycom PVX

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil55 Requisitos para uso Videoconferência: acesso via NAT Exemplo 2: implementação de NAT/Firewall Traversal

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil56 Requisitos para uso Videoconferência: acesso via NAT Exemplo 3: implementação de proxy Servidor Stun Cliente Stun NAT 1 NAT 2 Redes privadas Rede pública

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil57 Requisitos para uso Videoconferência e Conferência Web Tipo de conexão Solução cliente Investimento Ambiente utilizado Acesso via firewall Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil58 Requisitos para uso Etiqueta e boas práticas Adotar Evitar

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil59 Requisitos para uso Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil60 Requisitos para uso Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil61 Requisitos para uso Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil62 Requisitos para uso Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil63 Requisitos para uso Etiqueta e boas práticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil64 Introdução Requisitos para uso 3.Alguns casos de uso 4.Considerações finais Sumário

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil65 Alguns casos de uso Videoconferência: –Reuniões de equipes de projetos –Aulas remotas e defesas de teses Conferência Web: –Uso como ferramenta de apoio para EaD –Eventos e palestras

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil66 Alguns casos de uso Videoconferência: –Reuniões de equipes de projetos –Aulas remotas e defesas de teses

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil67 (1). Reuniões de equipes de projetos Casos de uso de Videoconferência

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil68 (1). Reuniões de equipes de projetos Casos de uso de Videoconferência

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil69 (2). Aulas Remotas Casos de uso de Videoconferência

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil70 Alguns casos de uso Conferência Web: –Uso como ferramenta de apoio para EaD –Eventos e palestras

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil71 (1). Uso como ferramenta de apoio ao ensino para as instituições participantes da RUTE –Outubro/2007: chamada para capacitação e habilitação no uso do Serviço de Conferência Web da RNP: Das 19 instituições, 10 já estão certificadas para o uso do Serviço: –UFC, UFSC, Dante Pazzanese, UFPE/NUTES, UFAL, UNIFESP, UFBA, UNICAMP, UFPB e UFMA. Quem foi capacitado e certificado? –Pessoas com potencial para disseminar o uso do serviço na sua instituição. Casos de uso de Conferência Web

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil72 (2). Ambiente Colaborativo usado pelo MEC no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) –Uso integrado da ferramenta Moodle com o Serviço de Conferência Web da RNP: Une recursos de ferramentas de comunicação assíncronas e síncronas Ao elaborar o conteúdo do curso pode-se: –Inserir o endereço de uma aula gravada; –Inserir o endereço de uma sala virtual para aula online; –Inserir o endereço de uma sala virtual para monitoria. Casos de uso de Conferência Web

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil73 (3). Eventos ou palestras Casos de uso de Conferência Web

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil74 (3). Eventos ou palestras Casos de uso de Conferência Web

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil75 Considerações finais O que usar? Videoconferência x Conferência web

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil76 Considerações finais Videoconferência x Conferência Web VideoconferênciaConferência web Vídeo com melhor qualidadeFacilidade no acesso Custo para o usuário pode variar (desktop x sala) Custo para o usuário Zero ou mínimo Mais adequado para uso se há grupos no mesmo ambiente físico Ideal para uso individual (1 usuário por desktop) Ampliação do uso pode ser mais trabalhosa e custosa Ampliação do uso é mais fácil. Não há um “sistema” que é melhor para todas as situações. Cada aplicação tem suas necessidades específicas que serão atendidas por um deles.

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