Marcio Alves – 2º Semestre 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O IMPERIALISMO.
Advertisements

AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO
O ESTADO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
A HISTÓRIA DA GEOPOLÍTICA
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
Geografia Política e Geopolítica
Primeira Guerra Mundial
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
Geografia Politica.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
BALCÃS.
Países socialistas: URSS e China
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
Economia Européia.
GEOGRAFIA “ Uma escolha para o entendimento do mundo”
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Expansão e ouro na América portuguesa
A Moderna Cartografia – parte 2
A Primeira Guerra Mundial
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
A Primeira Guerra Mundial
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Napoleão Bonaparte.
História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
A VALIDADE DAS TEORIAS GEOPOLÍTICAS CLÁSSICAS NA GEOPOLÍTICA CONTEMPORÂNEA DA RÚSSIA CC CÉSAR MARQUES.
O Fim da guerra e o reordenamento político
Colonização Africana Colonização Africana.
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
ESQUEMAS E MAPAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
UT1 – REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL Prof. Emilson 7ª Série.
O Imperialismo na Índia
Estados e Sociedades da Cristandade Ocidental por Finais do século XI
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Apogeu e declínio da influência europeia
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
O processo de desenvolvimento do capitalismo
I Guerra Mundial Antecedentes/causas: Disputas imperialistas (principal): A partir de 1870 a unificação da Itália e da Alemanha, começou.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
O Poderio de Cartago.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
HONG KONG. Após a 1ª Guerra do Ópio (Em 1820, os ingleses haviam obtido a exclusividade das operações comerciais no porto de Cantão. Importador de seda,
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
Professor: Jeferson Geografia – 2º EM.  Frederick Taylor - desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo.
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Introdução à Gestão Organizacional
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
A AMAZÔNIA AZUL. ORIGEM – Estrategistas da Marinha Brasileira em debates sobre os limites territoriais do Brasil nas águas oceânicas. O Brasil possui.
GEOPOLÍTICA DO JAPÃO AULAS 28 A 30 DATA: 29/05 PERÍODO: MANHÃ E TARDE.
J.H. Mackinder Disciplina: FLG5812-2  Geografia Política: Teorias sobre o Território e o Poder e sua Aplicação à Realidade Contemporânea Lucas Muzio –
Transcrição da apresentação:

Marcio Alves – 2º Semestre 2014 Halford J. Mackinder Disciplina FLG5812-2  Geografia Política: Teorias sobre o Território e o Poder e sua Aplicação à Realidade Contemporânea Marcio Alves – 2º Semestre 2014 USP

Propostas Ele foi precursor do determinismo inglês. A Grã-Bretanha, dona de um império de extensão planetária, foi a grande potência naval dos séculos XVIII e XIX. O geógrafo e diplomata inglês Halford Jonh MACKINDER foi o pioneiro da teoria do poder continental em contraposição à teoria do poder marítimo. Na teoria do poder continental, MACKINDERintroduziu vários conceitos geopolíticos, dentre eles o pivot área (a base de sustentação –os continentes); o world island (ilha mundial – o Velho Mundo); e o conceito de heartland (a região-core ou terra-coração).Para ele, no coração do pivot área, existiria a região geoestratégica do planeta, a heartland, seria o centro dinâmico da geopolítica mundial.

Heartland

Marítimo A supremacia do poder naval havia chegado ao fim. Durante séculos, países que, devido às suas contingências geográficas, tiveram o transporte marítimo, tanto para fins comerciais como para fins de segurança, obtiveram a supremacia nas relações de força no mundo, até aquele momento. 

Continental Na teoria, Mackinder defendia a existência de uma zona pivô que o preocupava, se a Alemanha e Rússia formassem uma união de Estado, eles controlariam o mundo. A preocupação do geógrafo inglês se baseava no fato de que a Rússia, considerada o pivô geográfico, se situa no Heartland e possui uma massa terrestre contínua, que se estende da Europa Oriental ao Extremo Oriente, território riquíssimo em minerais estratégicos e energia que, articulados ao potencial industrial da Alemanha, tornaria possível a exploração desses recursos em benefício do desenvolvimento e da manutenção do poder militar estratégico.

Para Mackinder, o poder naval começaria a ser ameaçado pela emergência desse poder terrestre, denominado por ele de Heartland, a massa terrestre representada pela Rússia, era, geograficamente, um território invulnerável ao alcance das potências marítimas, e somente com tecnologia isso seria transposto. Uma aliança entre Rússia e Alemanha seria do ponto de vista estratégico, ruim aos interesses das tradicionais potencias que até então tinham os meios marítimos como forma de expansão territorial e de influência; essa aliança representaria o domínio do território eurasiático e, segundo o geógrafo inglês, dominar essa região significaria dominar o mundo.