A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Primeira Guerra Mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Primeira Guerra Mundial"— Transcrição da apresentação:

1 A Primeira Guerra Mundial
(1914 – 1918) Prof. Lucas Villar “(...) o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra” (HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX )

2 Antecedentes O imperialismo
Antigo Sistema Colonial Novo colonialismo (neocolonialismo) O Estado adota práticas mercantilistas. O Estado, dominado pelos monopólios capitalistas, apóia o imperialismo. Do século XV ao século XVIII. Do final do século XIX ao período posterior à Segunda Guerra Mundial. Predominou na América. Predominou na África e na Ásia. Lucros obtidos principalmente pelo controle do comércio (monopólio comercial). Lucros obtidos por investimento de capital na colônia (exportação de capital). A exploração econômica não altera o modo de produção da colônia. A exploração imperialista “desenvolve” o capitalismo na colônia. “Imperialismo é o nome da fase do capitalismo que nasceu nas últimas décadas do século XIX, quando os monopólios dos países capitalistas avançados começaram a investir capital em outros países. Portanto, capitalismo monopolista e imperialismo têm tudo a ver” “Atrevo-me a acalentar a esperança de que a minha brochura ajudará à compreensão de um problema econômico fundamental, sem cujo estudo é impossível compreender seja o que for e formar um juízo sobre a guerra e a política atuais: refiro-me ao problema da essência econômica do imperialismo. (...) O capitalismo transformou-se num sistema universal de subjugação colonial e de estrangulamento financeiro da imensa maioria da população do planeta por um punhado de países ‘avançados.” (Lênin. O imperialismo: fase superior do capitalismo. 1917)

3 Disputas Imperialistas

4

5 · O nacionalismo · A “paz armada” · O revanchismo
“Caricatura italiana ironiza a Alemanha: o Kaiser (imperador) tenta abocanhar o mundo, que no entanto parece muito duro. Na verdade a voracidade imperialista também estava presente em outros países”

6 Unificações tardias...

7 O sistema de alianças “O desenvolvimento desigual dos países capitalistas, a partir de fins do século XIX, levara países que chegaram tarde à corrida neocolonialista internacional, como a Alemanha, a reivindicarem uma redivisão do território econômica mundial; tendo se acentuado a rivalidade pela luta por mercados consumidores, pela aquisição de matérias-primas fundamentais e por áreas de investimentos. Essa rivalidade refletiu-se em âmbito mundial devido à interdependência criada entre as economias das diversas regiões do mundo pela expansão do capitalismo. Essa atmosfera de tensão explica a formação de dois sistemas de alianças. Um, a Tríplice Aliança, aparentemente mais coesa, agrupando Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. O único ponto fraco era a Itália, por ser incerta sua atitude na ocasião de um conflito e também por estar se aproximando das potências da Entente Cordiale. O outro sistema era a Tríplice Entente, formada de uma aliança militar (a franco-russa) e dois acordos (a Entente Cordiale - franco-inglesa — e o Acordo anglo-russo). Os vínculos entre tais países eram mais frágeis do que aqueles que entrelaçavam o “sistema alemão” e tinha contra si a fragilidade social, política e econômica da Rússia, sendo também difícil prever o comportamento da Inglaterra antes de iniciar-se um conflito armado. O sistema de alianças secretas gerou um mecanismo tal, que bastava um incidente para desencadear um conflito generalizado. Foi o que ocorreu em julho de 1914.”

8

9 O início da guerra “Porque, então, a Primeira Guerra Mundial foi travada pelas principais potências dos dois lados como um tudo ou nada, ou seja, como uma guerra que só podia ser vencida por inteiro ou perdida por inteiro? O motivo era que essa guerra, ao contrário das anteriores, tipicamente travadas em torno de objetivos específicos e limitados, travava-se por metas ilimitadas. Na Era dos Impérios a política e a economia se haviam fundido. A rivalidade política internacional se modelava no crescimento e competição econômicos, mas o traço característico disso era precisamente não ter limites. As fronteiras naturais da Standard Oil, do Deutsche Bank ou da De Beers Diamond Corporation estavam no fim do universo, ou melhor, nos limites de sua capacidade de expansão”. (Eric Hobsbawm)

10 O Conflito ( ) Grande mobilização econômica (Tanques, Aviões, Submarinos, etc) “Guerra de Trincheiras”

11 1915: A Itália abandona a Tríplice Aliança e passa a apoiar as ações da Tríplice Entente.
1917: Saída da Rússia da Guerra. Entrada Tríplice dos Estados Unidos na Guerra ao lado da Tríplice Entente. Revolução Russa

12 Após a Guerra... Perdas humanas e econômicas;
Criação da Liga das Nações; Tratado de Versalhes; Redefinição geopolítica da Europa.

13 Primeira Guerra através de imagens...

14

15


Carregar ppt "A Primeira Guerra Mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google