Algoritmos Genéticos ÝIntrodução ÝHistórico ÝAlgoritmo Genético Básico: 3Representação de um indivíduo 3Função de aptidão 3Operadores genéticos 3Critério.

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Transcrição da apresentação:

Algoritmos Genéticos ÝIntrodução ÝHistórico ÝAlgoritmo Genético Básico: 3Representação de um indivíduo 3Função de aptidão 3Operadores genéticos 3Critério de parada 3Parâmetros Genéticos

Introdução ÝIdealizado e formalizado por Jonh Holland - técnica de busca baseada na Teoria da Darwin. ÝMotivação: 3Como explicar a diversidade de animais? Como explicar sua evolução? 3Qual é a influência dos antepassados? Qual é a influência do meio ambiente? ÝAlgoritmos Genéticos (AG): são métodos de busca e otimização: 3Inspirados nos mecanismos de evolução dos seres vivos. 3Seguem o princípio da seleção natural e sobrevivência dos mais aptos. 3Utiliza uma população de soluções candidatas (indivíduos). 3Operadores de reprodução geram novos indivíduos. 3Depois de várias gerações, populações naturais evoluem de acordo com os princípios de seleção natural e sobrevivência dos mais aptos.

Histórico Ý1809: Jean-Baptiste Lamarck  Lei do uso e do desuso - pelo uso e desuso de suas aptidões, a natureza força os seres a se adaptarem para sobreviverem.  Lei dos caracteres adquiridos.  Os serem mais fortes são capazes de “trasmitir” suas aptidões às novas gerações. Ý1859: Charles Darwin  Pela lei da Seleção Natural que os seres mais adaptados aos seus ambientes sobrevivem. Ý1865: Gregor Mendel  Formalizou a “herança de características”, com a teoria do DNA (ervilhas). Ý1901: Hugo De Vries  Formalizou o processo de geração de diversidade: Teoria da Mutação

Algoritmo Genético Básico

ÝQuestões: 3Como representar os indivíduos? 3Quem é a população inicial? 3Como definir a função objetivo? 3Quais são os critérios de seleção? 3Como aplicar/definir o operador de reprodução? 3Como aplicar/definir o operador de mutação? 3Como garantir a convergência e ao mesmo tempo a solução ótima? 1. t=0 2. Gera população inicial G(t) 3.Avalia G(t) 4. Enquanto(t erro) faça t=t+1 Gera G(t) aplicando operadores genéticos em G(t-1) Avalia G(t)

AG: Representação do Cromossomo ÝSolução potencial para um problema é definida por um conjunto de parâmetros (genes). 3Parâmetros são combinados para formar os cromosso. ÝTipos de representação: vetores, matrizes, árvores, listas. ÝCromossomos podem ser estruturas dos seguintes tipos: ÝTradicionalmente, os indivíduos são representados por vetores binários: 1 (presença) e 0 (ausência).

População Inicial ÝA iniciação de um AG clássico se caracteriza pela síntese de um conjunto de soluções factíveis geradas aleatoriamente. ÝAs iniciações mais tradicionais são: 3Randômica uniforme: cada gene do indivíduo receberá como valor um elemento do conjunto de alelos sorteado de forma aleatoriamente uniforme. 3Randômica não-uniforme: determinados valores a serem armazenados no gene tendem a ser escolhidos com freqüência maior que o restante. 3Randômica com dope: indivíduos otimizados são inseridos em meio à população aleatoriamente gerada. 3Parcialmente enumerativa: são inseridos na população indivíduos de forma a fazer com que essa comece o processo de evolução possuindo todos os esquemas possíveis de uma determinada ordem.

Função de Aptidão ÝMede o grau de aptidão de um indivíduo (o quão bom ele é para a solução do problema proposto): 3É uma função que recebe como parâmetro de entrada um indivíduo e retorna um valor numérico que representa o quanto o indivíduo está próximo da solução desejada. ÝAptidão é a probabilidade do indivíduo sobreviver para a próxima geração. ÝO grande problema é conseguir definir uma função que seja capaz de medir corretamente todas as possíveis soluções representadas pelos indivíduos de uma população, garantindo a convergência para a solução ótima.

Seleção e Reprodução ÝObjetivo: propagar material genético dos indivíduos mais adaptados. ÝProblemática da convergência prematura (Rapidez x Diversidade): 3Um indivíduo super adaptado no começo não deve ser valorizado demais. 3indivíduos ruins no começo não podem ser desprezados. ÝTipos: 3Roleta: os indivíduos da população são ordenados de acordo com seu valor de adequação e então sua probabilidade de escolha é atribuída conforme a posição que ocupam. 3Torneio: consiste em criar grupos de soluções e selecionar as mais adaptadas de cada grupo. 3Determinismo: consiste em associar para cada indivíduo um determinado número de vezes que ele irá participar do processo de reprodução. 3Elitismo: indivíduo de maior desempenho é automaticamente selecionado.

Seleção e Reprodução Exemplo de Método da Roleta

Operador de Cruzamento ÝRecombina características dos pais: 3Permite que as próximas gerações herdem características desejáveis. 3Operador genético predominante. ÝTipos: 3Cruzamento de um ponto: dados dois cromossomos pais sorteia-se um ponto de corte. Individuo Individuo Descendente Descendente

Operador de Cruzamento 3Cruzamento de dois pontos: são escolhidos dois pontos de corte para troca de material genético entre os indivíduos. Individuo Individuo Descendente Descendente

Operador de Cruzamento 3Cruzamento Uniforme: para cada gene a ser preenchido nos cromossomos filhos, o operador de cruzamento uniforme sorteia de qual dos pais este deve ser gerado. É comum o uso de uma máscara de bits aleatórios que indica como será o sorteio. máscara Individuo Individuo Descendente Descendente

Operador de Mutação ÝObjetivo: 3gerar diversidade (fuga de ótimos locais). 3Permite explorar globalmente o espaço de busca, possibilitando até recuperar algum bom material genético que possa ter sido perdido após sucessivas recombinações. ÝTipos: 3Generativa: inclusão de novo(s) gene(s) no cromossomo. 3Destrutiva: exclusão de gene(s) do cromossomo. 3Troca Simples: um gene é sorteado e tem seu valor trocado por outro sorteado do alfabeto válido. 3Translocação: são sorteados pares de genes e os elementos do par trocam de valor entre si. 3Mutação Creep: um valor aleatório é somado ou subtraído do valor do gene.

Substituição de uma população ÝObjetivo: 3garantir uma convergência adequada. ÝTipos: 3Simples : a nova geração SUBSTITUI a antiga 3Elitista: a nova geração se MISTURA com a antiga. ÝCritérios de substituição no caso elitista: 3os piores. 3os mais semelhantes. 3os melhores. 3aleatoriamente.

Critérios de parada ÝÓtimo global é onde se deseja chegar tratando-se de problemas de otimização – para muitos problemas isso muito difícil de se alcançar. ÝA finalização de um AG por sua vez não envolve nenhum operador genético, sendo simplesmente composta de um teste que valida um determinado critério. ÝAlguns critérios de parada: 3Evolução torna-se lenta de acordo com um valor pré-definido:  Aptidão média, aptidão do melhor indivíduo. 3Igualdade entre indivíduos de uma mesma geração 3Número máximo pré-determinado de execução do AG.

Parâmetros Genéticos ÝTamanho da população: define a quantidade de indivíduos da população a ser explorada (quantidade de soluções candidatas). ÝTaxa de cruzamento: está relacionado com a freqüência com que o operador de cruzamento é aplicado. ÝTaxa de mutação: especifica a taxa com que o operador de mutação será aplicado. ÝIntervalo de geração: controla a porcentagem de indivíduos de uma população que serão substituídos de uma geração no tempo t-1 para a geração seguinte no tempo t. ÝNúmero de gerações: determina o número máximo de vezes que um AG será aplicado a partir de uma população inicial.