Eletrónica de potência – dispositivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de capacitação Parte 1 – Introdução básica de eletrônica (tópicos gerais) Corrente elétrica (contínua) Dissipação de calor e perdas de energia.
Advertisements

Tirístor A função de um tirístor é de abrir e fechar circuitos com grandes cargas, como motores, electroímanes, aquecedores, converter CA em CC, CC em.
Trabalhar com segurança em circos,
Verificação das instalações eléctricas
A Electrónica.
Interruptor Eletrônico Controlado por Som
Sensores de corrente e tensão
Prof. MSc. Renato Medeiros
Tiristores SCR – Retificador Controlado de Silício DIAC TRIAC
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
Aprenda a utilizar o Shiva PASSO A PASSO. Passo_1 INSTALANDO O APARELHO VOCÊ PODE DEIXÁ-LO SOBRE BANCADAS DE APOIO.
Determinando Resistências Elétricas
Aula 3 – Usando o multímetro digital
Técnico/a de Electrónica, Automação e Computadores Laboratório de Amplificadores Operacionais 6016 – Amplificadores Operacionais Autor Nome do Aluno.
Deslocamentos e deformações
ESTRUTURA DO PAINEL – CE 500
Montagem, Manutenção e configuração de Micro ENERGIA ELÉTRICA.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
Inserir Produção – Tela Inicial
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Instalações ITED - Domótica Generalidades Autor Nome do Aluno.
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O Transformador
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Laboratório de Multivibradores Osciladores Autor Nome do Aluno.
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Retificação
ELETRICIDADE.
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Laboratório de Circuitos Osciladores Autor Nome do Aluno.
Circuitos eletrónicos e suas aplicações
Instalações ITED - Domótica
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Filtragem Fontes de alimentação Autor Nome do Aluno.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Regulação com díodo de zener Fontes de alimentação Autor Nome do Aluno.
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Montagem de uma Antena Parabólica Instalações ITED – Leitura, interpretação e execução de projetos.
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Regulação com o I. C
Eletricidade Aula 9.
Turmas A e B SEGUNDO BIMESTRE MATERIAL PARA ESTUDO
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Laboratório timer Osciladores Autor Nome do Aluno.
Eletricidade Aula 11 Lei de Ohm
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Instalações Elétricas Materiais utilizados em instalações elétricas Dispositivos.
Eletrónica de potência – dispositivos
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O SCR Eletrónica de potência – dispositivos Autor Nome do Aluno.
TIRISTORES TIRISTORES.
Eletrónica de potência – dispositivos
Eletrónica de potência – dispositivos
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
MEDIDORES DO TIPO MULTÍMETRO
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores S.D.E. Sistema de Domótica Empresarial Instalações ITED - Domótica Projeto integrado de comunicações.
Multímetros X Segurança Estamos utilizando os dispositivos adequados?
MEDIDAS ELÉTRICAS MEDIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA
Eletrónica de potência – dispositivos
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores TDT. Televisão Digital Terrestre Instalações ITED – Leitura, interpretação e execução de projetos.
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O SCR E O INTERRUPTOR “REED” Eletrónica de potência – dispositivos Autor Nome do Aluno.
Substituição de componentes. Antes de começar a substituição  Antes de dar inicio à substituição de componentes deve sempre verificar se de facto o problema.
Diodo Zener.
Montagem Fonte de Alimentação. Transforma a corrente e distribui; Depois da corrente transformada, a fonte filtra, estabiliza e gera tensões próprias.
6.3 Eletricidade e segurança
Transistor Bipolar.
DESENERGIZAÇÃO É o conjunto de procedimentos visando à segurança pessoal dos envolvidos ou não em sistemas elétricos. É realizada por no mínimo duas pessoas.
Corrente Elétrica e Resistores
Eletrônica Aula 03 CIN-UPPE
Eletrônica Aula 5 – Tiristores prof: Elói Fonseca.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
II. Resistência elétrica
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Física Experimental 2 – Ciência da Computação PUC/SP - prof.a Marisa A. Cavalcante Capacitor Qual a quantidade.
COMO LIGAR O COMPUTADOR DE MODO CORRETO. 1.verificar os cabos de energia do PC (microcomputador) 2.verificar se a voltagem está correta (110 volts ou.
1. VERIFIQUE O FUSÍVEL DA PARADA DE EMERGÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

6019 . Eletrónica de potência – dispositivos Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O DIAC E O TRIAC 6019 . Eletrónica de potência – dispositivos Autor RSProf@iol.pt

Laboratório Atenção: Na realização deste laboratório, o formando tem de obedecer a todas as regras de segurança e instruções fornecidas pelo formador. Por se tratar de um laboratório, onde existe risco de morte por eletrocussão (choque elétrico).

Laboratório Instruções do formador: A utilização ou manuseio incorreto do circuito proposto neste laboratório, pode causar o risco de morte ou ferimentos graves. Assim, não ligue o circuito à rede elétrica nacional (230V/50Hz), sem que o mesmo tenha sido devidamente verificado pelo formador.

Laboratório Instruções do formador: Quando o circuito estiver ligado à rede elétrica nacional (230V/50Hz), o seu manuseio e a concretização das medições solicitadas, só podem ser realizadas na presença do formador. Antes de realizar qualquer mediação no circuito, tem de desligar o interruptor geral do mesmo, de modo a fixar as pontas de prova do multímetro de uma forma segura e só depois poderá voltar a ligar o interruptor geral do circuito.

Laboratório Objetivos: Disparar um TRIAC através de um DIAC; Consultar e interpretar o datasheet de um determinado componente; Utilizar correta e adequadamente o equipamento de instrumentação e medidas.

Laboratório Elabore a lista do material fornecido pelo formador: Fio condutor; Duas breadboards; Um fusível de 4A; Um potenciómetro de 470KΩ; Uma resistência de 120Ω; Uma resistência de 22KΩ; Uma resistência de 10KΩ; Uma resistência de 27Ω; Dois condensadores de 47nF; Um condensador de 100nF; Um DIAC BR100; Um TRIAC BT138; Um VDR de 470V.

Laboratório Recorrendo ao Datasheet do DIAC BR100, preencha os valores solicitados: VBO (Breakover voltage) = 28V (Mínimo) VBO (Breakover voltage) = 32V (Típico) VBO (Breakover voltage) = 36V (Máximo) IBO (Breakover current) = 50µA VO (Output voltage) = 7V

Laboratório Recorrendo ao Datasheet do TRIAC BT138-600E, preencha os valores solicitados: VDRM (Repetitive peak offstate voltage) = 600V IGT (gate trigger current) 1º Quadrante = 2,5mA IGT (gate trigger current) 2º Quadrante = 4mA IGT (gate trigger current) 3º Quadrante = 5mA IGT (gate trigger current) 4º Quadrante = 11mA IT(RMS) (RMS on-state current) = 12A ITSM (Non-repetitive peak on-state current) = 95A TJ (Junction temperature) = 125ºC

Laboratório Implemente numa breadboard o seguinte circuito:

Laboratório Tendo em consideração o circuito anterior, efetue os cálculos solicitados: τMáx (Constante de tempo máxima) = (RxC) = = (440KΩ + 22KΩ) x 47nF = = 0,02171s = 21,71ms τMín (Constante de tempo mínima) = (RxC) = = (3,38Ω + 22KΩ) x 47nF = = 0,00103s = 1,03ms

Laboratório Para o seguinte circuito preencha os valores solicitados, quando o potenciómetro (R3) se encontra com o seu valor óhmico mínimo. 4,07V 233,2V

Laboratório Para o seguinte circuito preencha os valores solicitados, quando o potenciómetro (R3) se encontra com o seu valor óhmico máximo. 237,2V 1,30V

Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta: Quando o potenciómetro diminui de valor, a luminosidade: (x) Aumenta; ( ) Permanece igual; ( ) Diminui.

Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta: Quando o potenciómetro aumenta de valor, a luminosidade: ( ) Aumenta; ( ) Permanece igual; (x) Diminui.

Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta: O objetivo do DIAC no circuito é: ( ) Evitar o disparo acidental do TRIAC por ruído (Interferências); ( ) Evitar o disparo acidental do TRIAC pelas histereses; (x) Controlar o disparo do TRIAC; ( ) Todas as anteriores são corretas.