Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE BIZANTINA.
Advertisements

AULAS 7 E 8 ALTA IDADE MÉDIA
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ).
Império Bizantino O império Bizantino, inicialmente conhecido como Império Romano do Oriente ou reinado Romano do Oriente, sucedeu o Império Romano (cerca.
Império Romano do Oriente!
O IMPÉRIO BIZANTINO.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Arte Paleocristã.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
ARTE BIZANTINA 6º ANO REYNALDO MASSI. O que significa a palavra BIZANTINA ? BIZANTINA vem de Bizâncio, nome de uma cidade Grega, depois batizada por Constantinopla.
Arte no Egito Antigo.
SISTEMA FEUDAL AUTORA:ELIANE LIMA.
Características Principais Religiões a nível Mundial
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Império Bizantino.
ARTE BIZANTINA.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
Império Bizantino (335 – 1453).
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Religiões Uma síntese geral.
Cristianismo unidade e diversidade
Arte Bizantina.
Arte na Idade Média Séc. V ao séc. XV.
Arte Bizantina.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Conceito de Idade Média
Uma arte que expressa riqueza e poder
A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ). A Escola de Atenas é uma celebração da filosofia. A cena foi tirada de um local do período clássico, como.
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Ecumenismo e confissões cristãs.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS.
A arte no Egito.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
Comunicação, Arte e Cultura
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Arte Bizantina.
Império Bizantino (335 – 1453) 13/04/2017
Enquanto isso, no Oriente....
IMPÉRIO BIZANTINO 14/04/2017
Profº Waldejares Oliveira
OU IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE Professora Vanessa Martins
IMPÉRIO BIZANTINO Império Romano do Oriente Origens:
Arte bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão.
HISTÓRIA DA ARTE.
1.1 Poderes e Crenças – Multiplicidade e Unidade
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
Idade Média: Povos Europeus e o início da era Cristã
Como o Império Romano chegou ao fim?
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
ARTE PALEOCRISTÃ.
Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV.
Santo Apolinário, mosaico do século VI, Ravena - Itália
PROGRAMA I ETAPA 7º ANO Capítulo 1 – O Império Bizantino
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
A Arte Bizantina.
História da arte: breves considerações
ARTE ISLÂMICA.
ARTE BIZANTINA A arte bizantina está dirigida pela religião, ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros.
HISTÓRIA DA ARTE.
HISTÓRIA DA ARTE.
Transcrição da apresentação:

Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta

Contexto Histórico: O nome ‘’arte bizantina’’ vem da cidade de Bizâncio, conhecida oficialmente como Constantinopla e sede do império do Imperador Constantino, antiga colônia grega dominada pelos romanos. Bizâncio se tornou o centro de uma brilhante civilização, combinando a arte primordial cristã com a predileção grega oriental pela riqueza das cores e da decoração. Formou-se ali uma verdadeira síntese cultural: grega, romana e oriental. Alcançou as concepções religiosas do Cristianismo, tendo como consequência, a Cisma do Oriente, que dividiu a Igreja em duas porções: a Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa.

Função da Arte: O objetivo da arte Bizantina era expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais. Privilegiar o espiritual em detrimento do material, destacar o conteúdo, não a forma, seguindo por um caminho místico. A arte bizantina sobreviveu até a queda de Constantinopla, em 1453, invadida pelos otomanos. Neste momento, ela iniciava uma terceira fase de ouro, mas pode-se afirmar que suas influências estenderam-se além deste marco histórico, pois na segunda metade do século XV e durante parte do século XVI esta arte ainda prosperava nas regiões em que dominava a ortodoxia grega.

Mosaico: Consiste na colocação de pedras coloridas de acordo comum desenho previamente determinado sobre uma superfície de gesso ou argamassa. Expressava de modo significativo, o seu compromisso com o Império e a religião. As figuras eram chapadas, rígidas e simetricamente colocadas. Os sacerdotes determinavam o lugar do personagem sagrado na composição, assim como os gestos, as mãos, os pés, as dobras das roupas e os símbolos. Tal como acontecia na arte egípcia, a lei da frontalidade também era utilizada.

Ícone: Eram pequenos painéis de madeira com imagens pintadas supostamente com poderes sobrenaturais. Os temas dos quadros eram religiosos, mostrando Cristo, a Virgem Maria e outros santos. Era usado um suporte de madeira ou metal que recebia uma camada de tinta dourada como fundo. As imagens eram detalhadas com objetos pontiagudos conferido luxo e majestade a obra.

Principais Características: Os personagens oficiais, no caso os Imperadores, eram representados como sagrados usando auréolas típicas dos santos, de Cristo, etc. E os personagens sagrados usavam coroas. As figuras se confundiam e tinham os mesmos poderes: o rei tinha poderes de Deus e este, por sua vez, também era considerado rei. Para criar uma aura de grandiosidade espiritual, as pessoas eram representadas frontalmente e na vertical nos mosaicos e afrescos. O dourado era a cor dominante, por simbolizar o ouro. Na arquitetura, principalmente as igrejas, eram construídas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada, continham grandes cúpulas, eram vastas e ricamente decoradas.