A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte Paleocristã.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte Paleocristã."— Transcrição da apresentação:

1 Arte Paleocristã

2 Jesus, Bom Pastor A arte cristã primitiva ou a arte Paleocristã é a arte, pintura, mosaico e arquitetura produzidos pelos cristãos primitivos. A arte Paleocristã é dividida em dois períodos: fase catacumbária (ressurreição de Cristo até 313, com o Edito de Milão) e fase basilical (313 até o início do século V)

3

4 Nesse período os cristãos eram um grupo minoritário, que era perseguido. Eram perseguidos por se recusarem a adorar os deuses romanos e a homenagear o imperador como um ser divino. O cristianismo era uma religião exclusiva das classes mais baixas, então a falta de arte sobrevivente pode refletir uma falta de recursos para patrociná-la.

5 As catacumbas perderam suas funções em 313 dC, com o Edito de Milão, que declarava que o Império Romano seria neutro em relação aos credos religiosos, acabando oficialmente com toda a perseguição em relação às religiões, especialmente com o cristianismo. Foi emitido pelo tetrarca Ocidental Constantino I e por Licínio, o tetrarca Oriental.

6 “O Pão Eucarístico e o Peixe” Catacumbas de São Calixto Roma 32x30 cm cerca de século d.C

7 Inicialmente, Jesus foi representado pelo pictograma simbólico do peixe (em grego peixe é Ichtus, que é um acrônimo, utilizado pelos cristãos primitivos da expressão "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador"), Cordeiro de Deus, Pavão, Pomba (Espírito Santo) ou âncora (símbolo da salvação). O Ichtus e o crucifixo foram os primeiros símbolos cristãos e costumam ser muito utilizados ainda hoje em dia, principalmente pelas igrejas evangélicas.

8 Mais tarde passou a ilustrar milagres e cenas do Antigo Testamento
Mais tarde passou a ilustrar milagres e cenas do Antigo Testamento. Tinha como tema predileto o episódio de Jonas na barriga da Baleia, visto como prova do poder de Deus em salvar os fiéis das garras da morte. Depois passaram a representar cenas do Novo Testamento, como Maria com Jesus no colo, Batismo de Jesus, Multiplicação dos Pães. As figuras em pé, com as mãos erguidas num gesto de fé tradicional, representam membros da Igreja que imploram o auxílio divino.

9 “Representação de Cristo como o Bom Pastor” século 4 Museu de Epigrafia Roma

10 “Cristo com Barba” Pintura mural Catacumbas de Commodilla Século 4

11 Basilical As pessoas possuíam uma ordem entrar e sair do templo para que as imagens colocadas nas paredes pudessem ter um sentido. A entrada na igreja era pela esquerda enquanto que a saída era pela direita.

12 As pessoas que pregavam ficavam de costas para o público, e de frente para a imagem de Jesus Cristo. Os cultos iniciavam as 6 horas da manhã para que a luminosidade do sol iluminasse a imagem de Cristo.

13 “Ábside e Cátedra de São Pedro” Basílica de de São José Latrão Construída no ano de 161 , pelo imperador Marco Aurélio para abrigar um palácio. Transformada em templo cristão no século 4.

14 Basílica de Santa Maria Maior Construída entre 432 e 440 Roma

15 “Fragmento de um Pergaminho” Início do século ,5 x 19,2 centímetros  Biblioteca Estadual da Baviera

16 “Árvore da Vida” Iluminura Cerca de 1260 França

17 Todas as imagens disponíveis em www.commons.wikimedia.org


Carregar ppt "Arte Paleocristã."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google