LIBOA- Coordenadas GPS - 38º 44' 19.22" N9º 11' 06.92" W Escola Secundaria D. Dinis Lisboa Professoras – Teresa Moura de Área de Projecto e Ciências Naturais;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mata de S.Bartolomeu Bragança Escola Secundária Miguel Torga Bragança
Advertisements

EQUIPE NTE CASTANHAL MULTIPLICADORA: CLARA ALVINO COORDENADORA:
LISBOA Coordenadas GPS - 38º 44' 19.22" N 9º 11' 06.92" W Escola Secundária D. Dinis Lisboa Professoras – Teresa Moura; Isabel Marques e Graça Ribeiro.Área.
Matinha de Queluz Queluz, concelho de Sintra, distrito Lisboa
Escola Secundaria D. Dinis
Mata da Escola – Externato de Penafirme
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Escola Secundária D. Dinis
ESEC- Licenciatura em Educação Básica O espaço Rural: Área de baixa densidade populacional ocupada maioritariamente por terras de cultura, pastagens e.
Angra do Heroísmo Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira Açores Teresa Barata – Linguagem e Comunicação; Ana Alves – Matemática Para a Vida Mata.
A SAÚDE DO NOSSO RIO. Projecto Educativo Uma organização curricular onde cabem os percursos regulares, os PIEF/PETI, os currículos alternativos, os que.
Mata de Nª Sr.ª dos Remédios Lamego
Alto de Segade Freguesia de São Torcato
Rochas dominantes Calcário.
LISBOA Coordenadas GPS - 38º 44' 19.22" N 9º 11' 06.92" W Escola Secundária D. Dinis Lisboa Professoras – Teresa Moura; Isabel Marques e Graça Ribeiro.Área.
LISBOA Coordenadas GPS - 38º 44' 19.22" N 9º 11' 06.92" W Escola Secundária D. Dinis Lisboa Professoras – Teresa Moura; Isabel Marques e Graça Ribeiro.Área.
Ecossistema Interacções seres vivos - ambiente
Estrada para Bucelas Bosque de Bucelas 8.º Ano – 20 alunos Escola EB 2,3, Alto do Moinho Unhos – Loures - Lisboa Marta Castro – Ciências Naturais.
Maria Amélia Oliveira da Fonseca Peters Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras – Lisboa 9º ano – Cidadania e Mundo Actual.
Níveis de organização dos seres vivos
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Ciências Naturais – 8.o ano
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
Plano Estratégico Junho Transferência de conhecimento Organização de eventos de partilha de experiências Criação de um conselho consultivo por escola.
Formação em Biodiversidade e Sustentabilidade 8ºB -Alexandre M. nº2 -Ana Cristina nº4 -Andreia Santos nº6 -Linda Ferreira nº18.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Viana do Castelo Um recurso educativo … Leonor Cruz.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1º SEMESTRE – DADOS DA PESQUISA participação de 70% dos alunos notas distribuídas setores e serviços 7974 notas dadas.
Ecologia.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
As Rochas Arquivos que revelam a história da Terra.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Morte Cadeia Alimentar
Caracterização da pesca artesanal e dos seus impactes nas comunidades marinhas do Litoral Norte Isabel Sousa Pinto Directora do Laboratório de Biodiversidade.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Sensores INICIAÇÃO CIENTIFICA. Sensor de pressão Especificações: Tensão de alimentação: 24v Potência nominal: 1A Pressão necessária: 27Kg Dimensões: 60cm.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
Pluviosidade É a quantidade de chuva que cai numa região num determinado período de tempo. Este factor abiótico condiciona a distribuição das plantas terrestres.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Deformações Falhas e Dobras.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
Por que ter software educacionais nas escolas?. Algumas escolas ainda ficam com pé atrás na hora de implantar esse projeto em seus colégios.
Disciplina: Geoquímica Módulo: Conceitos básicos da geoquímica
classificação dos seres vivos
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
Clima 1. Diferença entre clima e tempo 2.Elementos do clima:
2 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES A INOVA+ coordena e organiza desde 2007, um projecto europeu para a organização anual de um evento de divulgação científica.
(DISCIPLINA) ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO PSICOSSOCIAL MÓDULO ?
C4 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ambientes sedimentares.
Ciências Naturais – 7.º ano
Covilhã Escola Secundária Frei Heitor Pinto Covilhã, Castelo Branco Mónica Ramôa e Maria Ana Cabral, Área de Projecto Mata Alexandre Aibéo 7.º Ano, 38.
Formação de rochas magmáticas
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
Mediateca Escolar - Guia Prático
GEOGRAFIA 1º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 8 E 9 ATMOSFERA.
Transcrição da apresentação:

LIBOA- Coordenadas GPS - 38º 44' 19.22" N9º 11' 06.92" W Escola Secundaria D. Dinis Lisboa Professoras – Teresa Moura de Área de Projecto e Ciências Naturais; Isabel Marques de Biologia e Professora Graça Ribeiro de Biologia. Monsanto 7º Ano -24Alunos;10º Ano-5Alunos

Os alunos estudaram os factores abioticos e as relações que se estabelecem entre eles e os seres vivos no seu ambiente. Observaram no bosque, em estudo, os factores abioticos ou factores fisico - quimicos do local. Recolheram amostras do solo e amostras de rochas completando o seu estudo no laboratório.

À DESCOBERTA DO BOSQUE Altitude -135m Exposição - NW Com Estratificação Topografia – Em Talude

Factores Abióticos Estação Meteorológica A precipitação média anual oscila normalmente entre os 600 e 700 mm. A temperatura varia entre os 8°C e os 25 °C. A Temperatura média é 19ºC. A insolação média anual é 2900h.

O solo O Húmus é abundante. A rocha que predomina é o basalto e a sua idade geológica é de 65±55 M.A. (Do Cretácico Superior à idade Eocénica). Observam-se musgos no solo e líquenes nos troncos e nos ramos das árvores.

Observam-se musgos no solo e líquenes nos troncos e nos ramos das árvores Os líquenes são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma alga ou cianobactéria.