A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion"— Transcrição da apresentação:

1 LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion glsturio@usp.br

2 PAE Programa de Aperfeiçoamento de ensino Diretrizes do PAE Aprimorar a formação do aluno de pós- graduação para atividade didática na graduação Contribuir para a qualidade do ensino de graduação

3 justificativa ?

4 Objetivos do PAE Os alunos deverão ser capazes de: –Identificar as múltiplas dimensões pressupostas ao processo de ensino- aprendizagem no ensino superior –constituir as bases pedagógicas necessárias ao futuro exercício da docência nesse nível de ensino. –Etapas Preparação pedagógica – 3 modalidades Estágio supervisionado em docência - –obrigatório para CAPES –6 horas

5 Objetivos da disciplina Os alunos deverão ser capazes de: –realizar a reflexão e análise sobre a prática docente universitária na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. –Identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes docentes para o Ensino Superior.

6 PROGRAMA Aula 1 – 14/03/2014 Apresentação do Grupo. Sondagem sobre expectativa do Grupo em relação à disciplina. Justificativa, objetivos da disciplina. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE – Normas e diretrizes - Modelos de educação Aula 2 - 21/03/2014 Ensino e a docência na Universidade de São Paulo Aula 3 - 28/03/2014 Diretrizes e metas da universidade: alinhamento com a proposta do curso de graduação em Ciências dos Alimentos. Aula 4- 04/04/2014 Apreender e os processos de ensinagem. Organização curricular. Currículo Integrativo

7 PROGRAMA Aula 5 - 09/04/2014 (Quarta-feira a noite das 19 às 22:00h) Diálogos sobre o ensino no contexto universitário - Profa. Responsável: Dra. Maria Antonia Ramos de Azevedo - professora assistente no Departamento de Educação da UNESP de Rio Claro na área de Didática Aula 6 - 25/04/2014 Estratégias de Ensinagem – Relação de estratégias e PPP. Conceitos. Operações mentais empregadas. Dificuldades de emprego. Recursos necessários. Contexto. Aula 7 – 09/05/2014 Plano de aula – Técnica de apresentação Aula 8 – 16/05/2014 Planejamento de aula – Prof. Responsável: Dra. Maria Angélica Penatti Pipitone. Coordenadora do Curso de Licenciatura da ESALQ.

8 PROGRAMA Aula 9 – 23/05/2014 Avaliação da Aprendizagem - – Ética na docência. Aula 10 – 30/05/2014 Apresentação de seminários: planejamento de aula Aula 11 – 06/06/2014 Apresentação de seminários: planejamento de aula Avaliação da disciplina

9 Bibliografia Anastaciou, L.G.C.; Alves, L.P. (orgs). Processo de Ensinagem na Universidade. 6º ed. Editora Univille. 2006. Anastasiou, L.G.C. Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. In: Temas e Textos da Educação Superior, Campinas, Ed. Papirus, 2001. Cunha, Maria Isabel. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração dos saberes na docência universitária. Pró-reitoria de Graduação – USP. Cadernos de Pedagogia Universitária. Vol 6. 2008 Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997.

10 Bibliografia Krasilchik, Myriam. Docência no Ensino Superior. Tensão e Mudanças. Pro- reitoria de Graduação – USP. Cadernos de Pedagogia Universitária. Vol 4. 2008 Luckesi, C.C. Avaliação da aprendizagem na escola. Editora Malabares, Salvador, 2005 Pimenta, S.G; Almeida, M.I. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade de São Paulo. IN: Pimenta, S.G; Almeida, M.I. (orgs). Pedagogia Universitária. EDUSP. São Paulo256p. 2009 Rios, T. A. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? Pro-reitoria de Graduação – USP. Cadernos de Pedagogia Universitária. Vol 9. 2009 Romanowski, J.P.;Wachowicz, L.A. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In: Anastaciou, L.G.C.; Alves, L.P. (orgs). Processo de Ensinagem na Universidade. 6º ed. Editora Univille. Cap. 5.2006

11 Forma de comunicação: Informes e Bibliografia Forma de avaliação: S(1) + PAE (1) + PA (2)/4 –Sínteses (peso 1) –Plano de trabalho PAE – (peso 1) –Planejamento de aula – (peso 2) http://disciplinas.stoa.usp.br

12 AULA 1- OBJETIVO Conhecer o grupo identificando as questões e contribuições que os participantes podem oferecer; Conhecer as expectativas do grupo Identificar o conhecimento do grupo sobre os principais desafios no ensino de graduação e o que gostariam de enfocar nos encontros. Discutir elementos da historicidade da universidade que determinam formas de organização curricular e formas de atuação docente, em aula universitária

13 Tarefa classe 1 Construir um quadro com base no estudo do texto Lea Anastasiou e na sua experiência acadêmica indicando: o papel docente, o papel discente, a metodologia e avaliação nos modelos jesuítico, napoleônico, alemão e o da escola que você estudou

14 Exercício para a próxima aula Aula 2 - 21/03/2014 - Ensino e a docência na universidade de São Paulo. Leitura prévia do capítulo Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade de São Paulo do livro de Selma Garrido Pimenta e Maria Isabel de Almeida (orgs). Pedagogia Universitária. EDUSP. São Paulo256p. 2009. Disponível no STOA. Responder: 1.Quais os principais desafios da formação docente na USP? 2. Quais as mais importantes propostas para superar os desafios da primeira questão? (Considerar o que acha mais eficaz, viável, etc, a curto e médio prazo). Entregar por escrito ou impresso na próxima aula – exercício em dupla


Carregar ppt "LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google