A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de."— Transcrição da apresentação:

1 EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA

2 Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de filosofia que ocorre anualmente em local itinerante e é destinada a alunos do ensino médio. A primeira edição deste evento ocorreu em 1993, na Bulgária, partindo de uma iniciativa do Departamento de Filosofia da Universidade de Sofia. O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Todos os anos ele é comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro.

3 Na América Latina e Brasil

4 Tema específico Com base no tema geral cada trabalho (escola, professor e alunos) poderá apresentar um tema específico de acordo com o interesse dos participantes e adequado aos textos clássicos estudados. Exemplo: Experiência do filosofar: café filosófico: entrevista com Hobbes e Dilma.

5 Objetivos Estudo da Filosofia e suas relações com a sociedade. Estimular o desenvolvimento do espírito crítico e dialógico entre os estudantes; Desenvolver o interesse pela leitura e produção de textos filosóficos; Realizar diálogo filosófico investigativo; Produzir e ler, de maneira filosófica, textos de distintas expressões e estruturas; Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de possibilidades de pensar por meio da prática coletiva de filosofar; Construir um espaço favorável para uma postura filosofante individual e coletivamente; Promover a interface entre a Filosofia e as outras formas do conhecimento; Contribuir para a legitimação da filosofia no currículo do ensino médio.

6 JUSTIFICATIVA A olimpíada é um convite aos estudantes para o exercício de investigação solidária num clima que pretende ser, não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. A proposta é que, por meio da Olimpíada, processos filosóficos sejam construídos por meio do estudo, da interlocução, interação e participação dos colaboradores. Tendo como foco o trabalho pedagógico com a Filosofia no Ensino Médio, a proposta pedagógica da II Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR pode se constituir numa mediação agregadora dos interesses de estudantes e professores, fortalecendo e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas aulas de Filosofia.

7 PROPOSTA PEDAGÓGICA A II Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR será realizada tendo como referência os seguintes conteúdos da Filosofia: Mito e Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Filosofia Política, Filosofia da Ciência e Estética. Textos clássicos: as atividades e os trabalhos deverão ser realizados buscando sua fundamentação teórica em textos clássicos de Filosofia pertinentes ao tema específico escolhido.

8 Modalidades dos trabalhos Para participar da II Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR os interessados deverão organizar seus trabalhos de acordo com as seguintes modalidades: Debate; Produção teatral; Vídeo Escola; Rádio Escola; Jornal Escola;

9 Pôster (90 cm por 100 cm): Todos os trabalhos deverão apresentar um pôster demonstrando a experiência filosófica realizada com os seguintes elementos: -Título e subtítulo -Modalidade (Debate, teatro, rádio escola, vídeo escola, jornal escola) -Objetivos -Problemática filosófica desenvolvida - Indicação dos textos estudados -Conceitos trabalhados - Metodologia utilizada -Imagens de registro da atividade -Referências.

10 Critérios de seleção dos trabalhos 1.A utilização do texto clássico de filosofia. 2,0 2.Pertinência do desenvolvimento do debate e/ou texto em relação ao tema central da Olimpíadas. 1,0 3.Problema e conceitos filosóficos. 2,0 4.Demonstração do entendimento do educando através de um relato em vídeo/material enviado sobre a aprendizagem filosófica. 2,0

11 Critérios de seleção dos trabalhos 5. Explicitação da metodologia utilizada com o sujeito da aprendizagem.1,0 6. Descrição da utilização de diversas tecnologias.1,0 7. Relação do tema com a realidade. 1,0

12 Como formatar o debate ? Com base na discussão em torno do conteúdo investigado o grupo deverá organizar um debate de acordo com uma metodologia escolhida pelo grupo. Esta atividade será filmada e gravada em DVD, editada em formato MPG, com duração máxima de 30 minutos a fim de serem avaliados pela comissão julgadora e exibida no evento de socialização das atividades.

13 Como formatar a produção teatral? Com base no estudo dos textos filosóficos deverá ser produzido um roteiro para teatro. Deverá ser encenada a peça teatral, ou alguma cena relevante para problematização e compreensão do conteúdo estudado. A encenação deverá ser filmada e gravada em DVD e editada em formato MPG, com duração máxima de 30 minutos a fim de serem avaliados pela comissão julgadora e exibida no evento de socialização das atividades.

14 Como formatar o trabalho Vídeo Escola? Produzir um vídeo utilizando o roteiro escrito e apresentar aos alunos da escola. O vídeo deverá ser gravado em DVD e editado em formato MPG, com duração máxima de 30 minutos a fim de serem avaliados pela comissão julgadora e exibida no evento de socialização das atividades.

15 Como formatar o trabalho Jornal Escola? Produzir um jornal utilizando o roteiro escrito e distribuir aos alunos da escola. A partir dos conteúdos do jornal organizar debates com os alunos leitores. O jornal editorado deverá ser gravado em CD no formato PDF e enviado ao SEED juntamente com o relato da experiência, a ser salvo em PDF a fim de serem avaliados pela comissão julgadora e exibida no evento de socialização das atividades.

16 ETAPAS DA II OLIMPÍADA FILOSÓFICA Escola: inicio 05/09/2012 até 10/10/2012. Esta etapa de produção deve envolver os alunos. Realização de uma Web para tirar dúvidas. Núcleo Regional de Educação: Socialização – importante chamar os alunos para apresentação dos trabalhos desenvolvidos em sala. Documentar o evento.

17 ETAPAS DA II OLIMPÍADA FILOSÓFICA Secretaria de Educação (etapa estadual)– Curitiba: Apresentação e Socialização das atividades selecionados, através de mesa redonda\plenária na UFPR.

18 Os NREs devem realizar a divulgação e realizar a pré-inscrição até dia 24/08/2012. O Evento de seleção e socialização através de reunião técnica deve ser realizada até o dia 31/10/2012. O Encerramento com a apresentação dos trabalhos selecionados será no dia 20/11/2012 em Curitiba. Com bolsa da CFC.

19 A Olimpíada de Filosofia fará parte do processo de formação continuada dos professores de filosofia do Estado do Paraná. Carga horária para certificação 48 horas. Número de vagas por NRE será encaminhada no e-mail dos técnicos de filosofia. ORGANIZACÃO

20 Todos serão docentes sua carga horária de docência será determinada pelo número de professores que orientará. Sua principal função é estimular, orientar e acompanhar o processo de produção das atividades dos professores com os alunos. FUNÇÃO DOS TÉCNICOS.

21 Organizar um evento local (Reunião técnica) em seu NRE para a seleção dos trabalhos ou do trabalho que será apresentado na etapa Estadual. Reunir todos os materiais dos professores selecionados na etapa regional e encaminhar para a Equipe de Filosofia DEB-SEED, via malote.

22 Emitir relatório sobre a participação e as atividades realizadas pelos professores na escola e etapa regional.


Carregar ppt "EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google