A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine"— Transcrição da apresentação:

1 SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine. O estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional do AS – uma perspectiva crítica.

2 Concepção de instrumentos e técnicas.
Os instrumentos estão intimamente relacionados com a profissão, com as condições objetivas e subjetivas de trabalho e com o tipo de demanda que chega aos profissionais, sua origem e a que ela (profissão) pretende responder. Instrumental = conjunto articulado de instrumentos e técnicas (unidade dialética). Instrumento = conjunto de recursos ou meios que permitem a operacionalização da ação profissional. Técnica = habilidade no uso do instrumento. Teoria e prática

3 A partir de qual referencial estamos tomando a questão da técnica e a questão dos instrumentos?
Instrumento é sempre orientado por um determinado conhecimento – teoria social – e como meio de efetivar uma finalidade. A escolha do instrumento cumpre uma função técnica, operacional, política e ideológica. Técnica é a manifestação do saber, de sua intencionalidade, um ato político. Ela não é neutra. A compreensão de técnica é o que vai indicar o tipo de abordagem / pauta de intervenção / pensar: Como? Para que? Quando? Onde? O conhecimento da técnica é muito importante no uso dos instrumentos, mas a técnica, em si, não garante uma competência profissional. É nesse contexto que o projeto ético político da profissão enfatiza alguns elementos que se referem aos instrumentos e técnicas da intervenção.

4 Situar os instrumentos e técnicas da intervenção profissional como um dos elementos constitutivos da dimensão técnico operativa do SS; Ressaltar a relação de unidade, na diversidade, entre as dimensões da intervenção profissional: dimensão teórico-metodológica, ético- política e técnico-operativa. Negar a existência da neutralidade no uso das técnicas. Caráter histórico e teleológico dos instrumentos. Por formar um conjunto dialeticamente articulado com as técnicas, os instrumentos são constantemente aprimorados por elas, face à exigência de adequação diante das transformações da realidade e de atendimento das mais diversificadas necessidades sociais postas na sociedade capitalista. Quanto ao caráter teleológico >> intencionalidade da profissão, do profissional, da instituição e da população que procura o SS >> finalidade / existência de objetivos.

5 Alguns elementos do debate acerca dos instrumentos na intervenção profissional.
Entrevista * ter clareza da sua finalidade e esclarecer ao usuário. * linguagem * postura democrática no agir profissional. * interação não verbal – observação * garantir a privacidade e o sigilo * postura de problematização, crítica e reflexão em relação ao saber trazido pela população. Visita domiciliar – questões contraditórias que envolvem a VD. * Planejamento (objetivos e pontos a serem abordados) * explicação do motivo da VD e pedido de autorização. * Caso seja realizada anotações, esclarecer ao usuário a importância do registro. * A escolha pela VD deve ser realizada levando-se em consideração a natureza da instituição, sua finalidade, a finalidade profissional, seu referencial teórico metodológico e ético político.

6 Grupo * categoria por meio da qual é possível compreender as classes sociais em sua dinamicidade. O grupo é pensado em seu movimento, como espaço de tensões, atravessado pelos processos históricos de dominação e exploração. Parecer técnico * Perícia – estudo social - laudo – parecer

7 Perícia Social Processo através do qual um especialista realiza um exame de situações sociais com a finalidade de emitir um parecer sobre situações conflituosas, tendo em vista subsidiar os juízes em suas decisões. Perícia social envolve o estudo social, laudo social e parecer social.

8 Estudo social – processo investigativo que se propõe ao conhecimento criterioso de uma determinada situação vivenciada, identificando as múltiplas condições e relações sociais que a constituem. “Sua efetivação requer clareza quanto à finalidade almejada, o conhecimento da matéria em questão e a eleição do conjunto de recursos para a operacionalização do trabalho profissional, como a entrevista, a visita domiciliar, observação, o contato com recursos da comunidade, estudos bibliográficos, análise de documentos e documentação técnica, que preserve o registro da ação profissional nos vários momentos do processo.” (IAMAMOTO, 2004:289) Laudo social – documento que expressa a elaboração conclusiva do estudo social, ou seja, os seus resultados, apresentados de forma enxuta, precisa e clara. Parecer técnico – opinião fundamentada que o assistente social emite sobre a situação estudada, de caráter conclusivo dos estudos e análises efetuados, voltado para subsidiar ação de outrem.


Carregar ppt "SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google