Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEdite Alencar Caires Alterado mais de 8 anos atrás
1
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer que um texto é uma (re) construção do mundo e não sua refração ou reflexo.
2
“ Um texto é um evento comunicativo em que convergem ações linguísticas, sociais e cognitivas.” BEAUGRANDE (1997: 10)
3
Para a linguística textual: Estudo das operações linguísticas, discursivas e cognitivas reguladoras e controladoras da produção, construção e processamento de textos escritos ou orais em contextos naturais de uso. A teoria textual é muito mais uma heurística* do que um conjunto de regras específicas enunciadas de modo explícito e claro. Heurística Adj. Que tem utilidade na descoberta científica; hipótese de trabalho adotada provisoriamente, como ideia diretriz, na pesquisa dos fatos; método pedagógico que leva o aluno a aprender por si mesmo a verdade que se lhe quer ensinar.
5
Assim, Se os critérios definidores das propriedades de um texto são heurísticos, afirma-se que sejam indicativos e sugestivos para permitir a produção e a compreensão, mas não regras rígidas e formais como condições necessárias e suficientes para a boa formação textual.
6
Não é apenas um artefato linguístico, mas um evento que ocorre na forma de linguagem inserida em contextos comunicativos. O texto acha-se construído na perspectiva da enunciação. Assim, A língua não tem autonomia sintática, semântica e cognitiva, Mas
7
A sequência dos enunciados num texto não pode ser aleatória sob o ponto de vista linguístico, discursivo ou cognitivo. Porque Produzir um texto assemelha-se a jogar um jogo: tem-se um conjunto de regras, um espaço de manobra, uma série de atores cada qual com seus papéis e funções, mas o jogo só se dá no decorrer do jogo e todos devem jogar o mesmo jogo. Da mesma forma se dá com o texto: produtores e receptores devem colaborar para um mesmo fim, dentro de um conjunto de normas iguais, conhecidas por todos Marchusci, L.A
8
A PRODUÇÃO TEXTUAL, ASSIM COMO UM JOGO COLETIVO, NÃO É UMA ATIVIDADE UNILATERAL.
9
O texto é um sistema atualizado de escolhas extraído de sistemas virtuais entre os quais a língua é o sistema mais importante. As pessoas usam e compartilham a língua tão bem porque ela é um sistema em constante interação com seus conhecimentos partilhados sobre o seu mundo e sua sociedade O texto só existe em um contexto
10
“O que faz um texto ser um texto é a discursividade, inteligibilidade e articulação que ele põe em andamento. “ (Marcuschi, 2008) “Um texto não existe como um texto, a menos que alguém o processe como tal” (Marcuschi, 2008)
11
“ Ao falarmos de discurso, articulamos o enunciado sobre uma situação de enunciação singular; ao falar de texto, colocamos o acento sobre aquilo que lhe confere uma unidade, que o torna uma totalidade e não um simples conjunto de frases. Em outros termos, os dois pontos de vista são complementares.” (Mainguenau 1986:82 in Marcuschi, 2008)
12
CONCLUSÃO O termo texto pode ser tomado em duas acepções: Texto em sentido amplo, designando toda e qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano (uma música, um filme, uma escultura, um poema, etc.), e, em se tratando da linguagem verbal, temos o discurso, atividade comunicativa de um sujeito, numa situação de comunicação dada, englobando o conjunto de enunciados produzidos pelo locutor (ou pelo locutor e interlocutor, no caso dos diálogos) e o evento de sua enunciação.” (FAVERO E KOCH, 1983, P.25)
13
TEXTO X DISCURSO GÊNERO (objeto de figura) (objeto do dizer) (prática social) Escolhas FATORES DE TEXTUALIDADE Gestão enunciativa Composicionalidade
14
Diante disso, Se os critérios definidores das propriedades de um texto são heurísticos, quais são as regras determinantes para que uma produção humana se estabeleça como texto? A sequência das construções organizadas em um texto pode ser aleatória sob o ponto de vista linguístico, discursivo ou cognitivo? Por que? Como você analisaria um texto? O que é um não texto? Ou seja: quando um conjunto de enunciados não operam a discursividade necessária? Em que contexto se situa o discurso de sua profissão? Qual o texto que você deve produzir como profissional?
15
Referências Bibliográficas: TRAVAGLIA, Luiz Carlos; KOCH, Ingedore Vilaça. A Coerência textual. São Paulo: Contexto, 2003 FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência textuais. São Paulo: Ática, 2000. MARCUSCHI, Luiz Antônio, Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.