Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões & ensino
Prof. Acir Mário Karwoski Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
2
A língua é um bem sócio-cultural e cumpre diversas funções.
3
TEXTO Evento comunicativo em que convergem ações lingüísticas, cognitivas e sociais.
4
ENUNCIADO ENUNCIAÇÃO DISCURSO CONTEXTO
5
GÊNEROS TEXTUAIS (ou gêneros discursivos)
São os diferentes formatos que os textos assumem para ser pertinentes e funcionais.
6
ESTRUTURA COMPOSICIONAL
DISCURSIVIDADE CONTEÚDO TEMÁTICO ESTRUTURA COMPOSICIONAL ESTILO
7
SUPORTES Servem para fixar, apresentar, mostrar um gênero. Podem ser CONVENCIONAIS ou ACIDENTAIS.
8
MESCLA DE GÊNEROS HIBRIDIZAÇÃO INTERTEXTUALIDADE INTERGÊNEROS
9
INTERGENERICIDADE Um gênero inserido em outro.
Qual função cada um cumpre? Quais são os efeitos de sentido produzidos pelo leitor/ouvinte?
10
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
Nós criamos os nossos textos a partir do oceano de textos anteriores que estão à nossa volta e do oceano de linguagem em que vivemos. E compreendemos os textos dos outros dentro desse mesmo oceano.
11
SÍNTESE Os gêneros são eventos sócio-comunicativos com alguma estabilidade. São entidades discursivas com propósitos bem estabelecidos. São entidades lingüísticas com uma estrutura regular. São entidades sócio-históricas maleáveis e inter-relacionadas. (MARCUSCHI, 2005)
12
IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
Não se ensina gêneros mas a operar com gêneros. Não se sabe ainda quem manda mais na constituição ou tipificação do gênero: se são os processos de textualização ou as questões sócio-comunicativas. Operações de identificação dos gêneros textuais como imprescindíveis para o processo de compreensão e construção de sentidos. Os desafios dos gêneros multimodais.
13
PROF. ACIR MARIO KARWOSKI Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) acirmario@yahoo.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.